11 benefícios da anchova para a nossa saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Carnes 21-10-15 anchova, anchovas, peixe anchova comentários

Certamente você já ouviu falar ou consumiu em alguma ocasião anchovas, isso por que esse peixe tem um gosto muito forte e memorável. No início, era apenas consumida na Europa, embora, atualmente, o seu consumo se espalhou pelo mundo, e hoje são consideradas uma iguaria. Sua carne pode ser consumida de várias maneiras diferentes, seja em saladas, recheios, molhos, entre outras inúmeras formas, o que facilita seu consumo para tirar proveito de todos os seus benefícios à saúde.

A anchova é um peixe azul, que pertence à família Engraulidae. A carne do peixe anchova tem um sabor forte e aromático, é rica em proteínas e gorduras boas. Ela contém cerca de 12% gordura e conta com todos os benefícios dos peixes oleosos. É também rica em carboidratos, ferro, sódio, potássio, magnésio, iodo, selênio, fósforo, cálcio e vitaminas A, B, E, D e K.

Um grande diferencial desse pequeno peixe, está relacionado principalmente por seu tamanho. Muitos frutos do mar, acabam contendo altos níveis de toxinas ambientais e de mercúrio. Porém, isso não acontece com as anchovas, pois por seu tamanho pequeno e ciclo de vida muito curto, esses peixes acabam por não absorverem essas substâncias nocivas, sendo uma grande opção para o consumo diário.

Propriedades das anchovas

Em primeiro lugar, devemos considerar que a anchova é um peixe oleoso, por isso é um alimento rico em ácidos graxos ômega-3, um tipo saudável de gordura ideal em uma dieta equilibrada.

Ele também proporciona proteínas de elevado valor biológico (cerca de 20% por quilo), de modo que o seu teor de proteínas é muito semelhante ao encontrado em carnes vermelhas ou ovos.

Em relação ao seu conteúdo de outros nutrientes essenciais, particularmente vitaminas, destacam-se a presença de vitaminas do complexo B (B2, B3, B6, B9 e B12).

Propriedades das anchovas por 100 gramas

Aqui estão alguns dos nutrientes mais proeminentes das anchovas:

– 3.930 mg de sódio
– 3,40 mg de zinco
– 273 mg de cálcio
– 28,62 mg de proteína
– 4,2mg de ferro
– 230 mg de potássio
– 18,80 mg de iodo
– 54,80 mg de magnésio

Benefícios das anchovas

Rica em ômega-3

Um dos principais benefícios das anchova, sem dúvida, passa por seu alto teor de ácidos graxos ômega-3. Esse tipo de gordura saudável ajuda a prevenir doenças cardíacas, evitar a formação de trombos e coágulos sanguíneos e reduzir níveis elevados de colesterol e triglicérides.

Saúde do coração

Além do ômega-3, essencial para a saúde cardiovascular, o cálcio e o magnésio também têm um papel importante para o bom funcionamento do coração. O cálcio estimula os músculos do coração e vasos sanguíneos, enquanto o magnésio faz com que eles fiquem relaxados. Assim, eles mantêm a regulação da frequência cardíaca e da pressão arterial.

De acordo com a Universidade Estadual de Oregon (Estados Unidos), a niacina ou vitamina B3, encontrada nesse alimento, reduz o colesterol e triglicérides e pode reduzir a probabilidade de morrer de um ataque cardíaco.

Boa combinação de vitaminas

Graças ao seu teor de vitaminas solúveis em gordura (tais como vitamina A e D) é um alimento que ajuda a melhorar a saúde da visão, melhora a resistência a infecções, promove a absorção de cálcio e está envolvida na produção de hormônios sexuais e de enzimas do fígado.

Mantém a pele jovem

O consumo frequente de anchova fornece ao organismo os nutrientes necessários para manter a pele jovem. Isso se deve ao seu conteúdo de ácidos graxos, selênio e Vitamina A e E. A combinação desses nutrientes previne a formação de rugas e manhas na pele.

Aumenta a massa muscular

Devido à sua elevada quantidade de proteínas, este alimento é particularmente recomendado para o desenvolvimento muscular. É por isso que as anchovas são muito importantes para pessoas que praticam atividades físicas e atletas.

Ossos e dentes fortes

A vitamina D está cada vez mais deficiente na população. Esse peixe é rico nessa vitamina, que ajuda a regular os níveis de cálcio no sangue e promove a absorção e fixação deste mineral nos ossos e dentes, mantendo-os fortes e saudáveis. Também contém vitamina A, magnésio, fósforo e outros nutrientes que promovem a saúde dos ossos.

Apenas 20 g de filé de anchovas frescas têm cerca 2% da ingestão diária recomendada de magnésio, 3% de cálcio e 5% de fósforo. Os três minerais são essenciais para o crescimento e manutenção de ossos fortes.

Melhora a imunidade

Seu conteúdo de magnésio e vitamina A, faz desse alimento um aliado para melhorar a imunidade.

Previne a anemia

A anchova é uma rica fonte de ferro, 20 g de anchovas frescas contêm aproximadamente 12% da ingestão diária recomendada para homens e 5% para as mulheres. O seu teor de ferro é útil para a prevenção de anemia por deficiência de ferro.

Ideal para grávidas

Também fornece ácido fólico, uma vitamina essencial na dieta de mulheres grávidas, além disso, não contém mercúrio e outras substâncias tóxicas presentes em alguns peixes.

Magnésio

O magnésio acelera o trânsito intestinal, tendo um efeito laxante suave. Ele também participa do funcionamento dos nervos e músculos, o que é importante para as pessoas que praticam esportes e para aqueles com transtornos do humor.

Previne problemas da tireoide

O iodo é essencial para o bom funcionamento da glândula tireoide, que regula muitas funções metabólicas, bem como o crescimento fetal e desenvolvimento do cérebro.

Contra-indicações

Devido ao seu alto teor de purina, o consumo de anchova não é recomendado para pessoas com gota, hiperuricemia e ácido úrico elevado.

Mais informações

Anchovas são um alimento muito saudável que vale a pena incluir em nossa dieta. Há muitas receitas fáceis e deliciosas usando esse peixe como o principal alimento pelo seu sabor agradável.

Este Post te ajudou?
  
  • propriedade anchova
  • peixe anchova faz bem?
  • peixe anchova e suas propriedades
  • anchova comtem iodo
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: