10 super alimentos para cuidar da saúde da próstata

10 super alimentos para cuidar da saúde da próstata

Superalimentos têm sido amplamente estudados por seus benefícios para a próstata e os resultados são muito promissores. Estudos mostram que uma dieta rica em alguns superalimentos produz grandes resultados em pacientes com câncer de próstata. Estes benefícios estão relacionados aos fitonutrientes encontrados nesses alimentos.

Vamos ver uma lista de alguns dos alimentos mais promissores que devemos comer regularmente para manter uma vida saudável e lutar contra doenças como a aumento da próstata ou hiperplasia prostática benigna (HPB), prostatite e câncer de próstata.

Superalimentos para a próstata

1 – Romã

Romãs contêm altos níveis de fitonutrientes e antioxidantes chamados elagitanino que protegem e promovem a saúde da próstata naturalmente. Estudos têm mostrado que essa fruta ajuda a prevenir a metástase do câncer de próstata, que é quando o câncer se espalha além do local onde começou. Os elagitaninos podem interferir no crescimento de novos vasos sanguíneos que alimentam os tumores e, finalmente, seus fitonutrientes podem retardar reprodução das células cancerígenas e instruí-las a cometer suicídio.

Ambas as sementes frescas da romã, como seu extrato, sumos e/ou suplementos podem ser usados para obter esses benefícios.

2 – Maca peruana

A raiz da maca é um superalimento que é conhecido por ser um potente afrodisíaco além de promover níveis de energia e produzir resultados positivos na maioria das pessoas que consomem. Não surpreendentemente, a raiz de maca é boa para a próstata, porque ajuda no equilíbrio dos hormônios sexuais.

Consumir a maca peruana tem sido mostrado que pode reduzir o tamanho da próstata e melhorar o seu desempenho. Dos três tipos de maca (amarela, preta e vermelha), a vermelha é a melhor para a próstata e a preta para a saúde em geral.

3 – Cúrcuma

A cúrcuma é rica em antioxidantes que funcionam como um bom potencializador do sistema imunitário. Ela tem sido tradicionalmente usada para combater a inflamação, resfriados e asma, além disso, cientistas descobriram que essa especiaria tem propriedades anticâncer, incluindo a sua capacidade de combater o câncer de próstata.

Um estudo sobre o câncer de próstata, mostrou que a mistura de cúrcuma e alguns legumes (repolho, brócolis, couves de Bruxelas, couve-flor e nabos) pode ser eficaz na prevenção e tratamento do câncer de próstata, e a combinação pode reduzir significativamente o crescimento de tumores.

4 – Castanha do Pará

Muito rica em gorduras saturadas e extremamente saudável, a castanha do Pará é uma rica fonte de selênio, um mineral que é importante para a saúde da próstata. Estudos têm demonstrado que a ingestão de selênio está associada com um risco reduzido de câncer da próstata. A castanha do Pará também é uma boa fonte de zinco, outro mineral que desempenha um papel importante na manutenção de uma próstata saudável.

5 – Peixes gordos

Peixes gordos são ricos em ácidos graxos essenciais ômega 3, que combatem a inflamação sistêmica, um fator que está relacionado com quase todas as doenças existentes, além de melhorar a memória, o sistema cardiovascular e prevenir o câncer. Os ácidos graxos ômega 3 também promovem níveis saudáveis ​​de colesterol, ajudam a regular a pressão arterial e até mesmo promovem a perda de peso.

Ácidos graxos ômega 3 têm sido estudados diretamente sobre a próstata e os resultados indicam que podem inibir o crescimento de tumores.

6 – Brócolis

Brócolis contém quantidades elevadas de fitonutrientes, sulforafano e indóis, compostos que têm propriedades anticâncer. Um estudo constatou os indóis, naturalmente presentes no brócolos, suprimem o crescimento de células de câncer de próstata e inibem a produção de antígenos específicos da próstata.

Os pesquisadores também descobriram que comer brócolis mais do que uma vez por semana pode reduzir a probabilidade de desenvolvimento do câncer de próstata de estágio III e IV em até 40%.

No entanto, se esse vegetal for cozido mais de cinco minutos, suas habilidades contra o câncer são perdidas. Para aumentar o valor benéfico do brócolis, adicione azeite, alho fresco e pimenta caiena.

7 – Cogumelos (shiitake e Reishi)

Cogumelos, especialmente os asiáticos, contêm uma variedade de benefícios para a saúde, incluindo seu poder anticâncer. O cogumelo shiitake e o Reishi, tem revelado os seus poderes medicinais. Estes cogumelos contêm lentinano, um tipo de betaglucano que tem sido demonstrado bom para combater o câncer.

Esses cogumelos asiáticos também contêm um poderoso antioxidante chamado L-ergothioneine. Estudos mostram que o L-ergothioneine está presente em concentrações muito elevadas no shiitake, ostra, reishi e maitake. Esse incrível composto tem potentes propriedades antioxidantes que protegem as células de todo o corpo, incluindo a próstata.

8 – Chá verde

Os poderes das catequinas, que são antioxidantes presentes no chá verde, foram mostrados eficazes para destruir determinados vírus e bactérias, aumentar a imunidade e combater o câncer de próstata. Um estudo mostrou que os polifenois do chá verde podem reduzir significativamente os níveis de biomarcadores de câncer da próstata. As catequinas no chá verde também podem ajudar os homens que têm pré-lesões prostáticas cancerosas, que alertam para um risco elevado de desenvolver câncer de próstata.

Outros estudos mostram que homens que bebem pelo menos 3 xícaras de chá verde por dia têm um risco reduzido de câncer de próstata. Os especialistas constataram que os compostos do chá verde interferem com a atividade de uma enzima que desempenha um papel na iniciação de câncer da próstata. Além disso, as catequinas ajudam a reparar o DNA danificado, que pode causar o crescimento do câncer.

9 – Sementes de abóbora

As sementes de abóbora têm um efeito benéfico sobre a saúde da próstata. Nos estudos verificaram que o óleo extraído das sementes de abóbora é benéfico para a próstata. A hiperplasia prostática benigna (HPB) afeta muitos homens de 50 anos de idade. A cucurbitina um aminoácido presente no óleo de sementes de abóbora tem um efeito muito positivo para reduzir esse problema.

10 – Tomate

Por seu alto teor de licopeno, o consumo de tomate é eficaz para prevenir doenças da próstata. Um estudo realizado pelo Instituto de Ciências Médicas em Nova Deli (Índia) demonstrou que o licopeno oferece um auxílio ideal para a cirurgia de próstata. O licopeno reduz os níveis do antígeno específico da próstata (PSA), impedindo o desenvolvimento de tumores secundários.

Mais informações

Outras dicas, como fazer exercícios regularmente, reduzir o estresse e ansiedade, ter relações sexuais regulares, reduzir o consumo de carne vermelha e evitar alimentos industrializados, além de realizar o exame de toque retal, que deve ser feito 1 vez por ano a partir dos 50 anos de idade ou aos 45 anos se tiver histórico de câncer de próstata na família, são ideias saudáveis para manter a sua próstata saudável.

Este artigo te ajudou?
  • +4 curtiram
  • -4 não curtiram