10 sintomas de câncer para um diagnóstico precoce

Rudney Câncer, Doenças 16-05-16 Câncer, sintomas de cancer, sintomas do câncer comentários

Quando pensamos em câncer sempre pensamos no pior, no entanto desde os anos 70 esta doença triplicou a taxa de sobrevivência, em grande parte graças ao diagnóstico precoce.

A maioria dos cânceres são tratáveis ​​e têm bom prognóstico se diagnosticado em seus estágios iniciais. O problema é que, por vezes, os sintomas são confundidos com outras doenças ou ignorados, dando-lhes pouca importância até que a doença esteja se agravado.

De acordo com um estudo realizado pelo Cancer Research UK, mais da metade da população britânica já teve um sintoma que pode indicar a presença de um tumor, mas apenas 2% achavam que poderiam estar com esta doença. E o que é mais alarmente, mais de um terço ignorou completamente os sintomas até que eles passassem.

Com as doenças não devemos ser hipocondríacos, mas tampouco imprudentes, e se os sintomas são reais, você deve procurar um médico.

10 sintomas de câncer que não devemos ignorar

A fim de divulgar os sintomas de câncer e continuar a defender o diagnóstico precoce, a American Cancer Society emitiu estas orientações para conhecer e diagnosticar melhor a doença.

Perda de peso inexplicada

A perda de peso inexplicável, com uma diminuição no peso espontânea de pelo menos 5 kg sem variar a dieta ou treinamento pode ser um dos sintomas de câncer.

Embora não seja um sintoma exclusivo dessa doença, ocorre frequentemente em câncer de pâncreas, estômago, esôfago e pulmão. A perda de peso inexplicada nunca é um bom sinal e devemos consultar o nosso médico.

Febre

A febre ocorre quando o corpo quer afastar qualquer ameaça, seja por infecção viral ou bacteriana. No entanto, também pode ocorrer se você tem câncer, especialmente se o tumor está invadindo outros órgãos (metástases) ou afeta o sistema imunológico, tais como leucemia ou linfoma.

Cansaço extremo

Sentir cansaço extremo, sem qualquer atividade física, insônia ou algo para justificar, é um sintoma de que devemos estar alertas.

Alguns tipos de câncer, como estômago ou cólon podem causar perda de sangue que não é evidente, no entanto, é sentido através do cansaço extremo.

Alterações da pele

Muitos cânceres podem criar condições de pele, incluindo escurecimento da pele, amarelecimento do globo ocular (icterícia), vermelhidão da pele (eritema), comichão e crescimento excessivo de pelos.

Alterações na frequência e função do sistema excretor e urinário

Prisão de ventre, diarreia e alterações na consistência e cor das fezes por muito tempo podem revelar problemas de cólon, incluindo o câncer.

Por outro lado, a dor ao urinar e alterações na quantidade de urina, podem nos avisar de problemas na bexiga ou da próstata. Também na presença de sangue na urina ou fezes, devemos consultar um médico com urgência.

Feridas que não cicatrizam

As lesões são sempre um risco de infecção e, portanto, devemos ter cuidado e desinfecta-las adequadamente, no entanto, um outro aspecto que devemos vigiar é o seu tempo de cicatrização.

Se uma ferida demora mais do que quatro semanas para curar pode ser um sinal de câncer. Se for um ferimento na boca, pênis ou vagina, precisamos procurar um especialista.

Tosse e/ou rouquidão persistente

Tosse espontânea pode ser um dos sintomas de câncer de pulmão, por isso devemos consultar um médico se esse problema prolonga-se por mais de três semanas. Já a rouquidão pode ser um sinal de câncer de laringe ou de tireoide.

Hemorragia

Sangramento anormal nunca é um bom sinal e pode ser indicativo de um câncer em estágios iniciais. O sangramento pode não só ser observado nas fezes ou urina, mas também pode ocorrer quando tossir ou como secreção através do mamilo. Também devemos monitorizar se ocorre através do nariz ou orelha.

Endurecimento da pele

Muitos tipos de câncer, como de mama, testículos, sistema linfático (linfa) e alguns presentes em tecidos moles, podem ser sentidos através da pele.

O endurecimento da pele ou o aparecimento de massas e pedaços de consistência dura é um dos possíveis sintomas de câncer que devemos observar e, portanto, procurar ajuda médica.

Dificuldade de deglutição

Muitas vezes, este sintoma é causada por doenças, tais como a gripe ou faringite, mas caso apareça de maneira isolada, sem outros sintomas característicos, deve ser monitorado.

Mais informações

Como dissemos no início do artigo, não devemos ser hipocondríacos, mas nunca subestimar os sintomas que estamos sentindo. Basta, portanto, ter bons hábitos de vida, fazer um check up ao menos uma vez por ano, estar ciente dos sinais e sintomas de câncer, e não demorar para procurar ajuda médica.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: