10 melhores remédios caseiros para tratar eczema

Rudney Doenças 06-12-16 eczema, eczema de contato, eczema tratamento comentários

Eczema, também conhecido como dermatite atópica, é uma doença crônica da pele que provoca coceira, vermelhidão e inchaço. Ele estima-se que 7% da população sofre de eczema. Essa condição muitas vezes começa na infância e pode durar uma vida inteira.

As origens da eczema ainda são desconhecidas. Os cientistas acreditam que é uma doença transmitida geneticamente, mas ainda não está claro a causa dessa doença de pele que não há cura. No entanto, existem alguns remédios caseiros para o eczema que você pode usar a fim de aliviar os sintomas e melhorar a sua qualidade de vida.

Dependendo da gravidade do problema, é possível se livrar dos sintomas completamente. No entanto, mesmo se eles desaparecerem por um curto período de tempo, você deve continuar com o seu tratamento, pois podem reaparecer novamente.

Embora o eczema podem afetar o corpo inteiro, geralmente é encontrado em áreas específicas do corpo. Para as crianças, as áreas mais comumente afetadas são o couro cabeludo, bochechas, queixo, costas, pernas, cotovelos e braços. Adultos são frequentemente afetados nas pálpebras e pele ao redor dos olhos e da boca. As áreas de alta transpiração, como as dobras dos cotovelos, joelhos, mãos e pés também são comumente afetadas.

Remédios caseiros para eczema

Hoje, vamos apresentar uma série dos melhores remédios caseiros para eczema, que vão mudar sua vida para melhor. Cada um deles é fácil de fazer e utiliza ingredientes simples que muitas vezes já estão em sua casa.

1 – Óleo de coco

A principal causa da descamação e coceira da pele é a falta de ácidos graxos e a desidrataçãoe. A coisa mais lógica a fazer, neste caso, é usar todos os tipos de cremes e óleos possíveis. No entanto, apenas alguns são benéficos para a sua pele, em termos de hidratação e realmente fornecem os nutrientes regenerativas que sua pele precisa. Um dos melhores no tratamento dessa e de uma ampla gama de outras condições da pele é o óleo de coco.

Grandes empresas de cosméticos usam o óleo de coco em muitos produtos que se destinam a suavizar e hidratar a pele. No entanto, você só vai precisar do óleo de coco, sem quaisquer acréscimos ou processamento adicional. Você deve aplicá-lo nas áreas afetadas durante todo o dia quantas vezes precisar. Antes de aplicá-lo diretamente nas áreas afetadas, certifique-se de lavar bem as mãos.

2 – Óleo de Jojoba

Para algumas pessoas, o óleo de coco funciona perfeitamente. No entanto, se o óleo de coco falhar, tente usar o óleo de Jojoba. A estrutura molecular desse óleo é muito parecida com o sebo natural humano. Isto significa que será mais eficiente, uma vez que é absorvido pela pele.

Devido ao fato de que também é composto de ácidos graxos, esse óleo possui incríveis propriedades hidratantes e nutritivas. Assim como na aplicação de qualquer outro produto cosmético, você deve lavar bem as mãos antes de aplicar o óleo de jojoba na área afetada. Aplique-o três vezes por dia e massageie-o suavemente na pele.

3 – Azeite e amido de milho

Um dos melhores remédios caseiros para o eczema é a preparação de azeite de oliva e amido de milho. Tudo que você precisa fazer é misturar o azeite com amido de milho até que ele ganhe a consistência de uma pasta. Tenha cuidado para não torná-lo muito grosso, pois pode não espalhar corretamente.

Aplique esse creme diretamente na área afetada, sem massagear, apenas deixe-o por cerca de vinte minutos. Você deve, em seguida, removê-lo com água morna e limpar a área com uma toalha limpa. Sinta-se livre para aplicar qualquer hidratante depois, para obter melhores resultados.

4 – Manteiga de karité

Outra grande receita caseira para tratar eczema é esta loção. Você vai precisar de 2 colheres de sopa de manteiga de karité, a mesma quantidade de cera de abelha, 6 colheres de sopa de óleo de coco e 4 colheres de sopa de óleo de jojoba.

Coloque uma panela em fogo baixo e comece misturando o óleo de jojoba e a cera de abelha. Em seguida, adicione o óleo de coco e mexa até que esteja completamente derretido. No final, adicione a manteiga de karité. Mexa por mais alguns minutos e desligue o fogo. Em seguida, despeje a mistura em um frasco de vidro. Se você quiser, pode usar o óleo de lavanda para a fragrância, adicionando uma ou duas gotas no frasco. Deixe esfriar. Em seguida, você pode aplicar esta mistura nas áreas afetadas ao longo do dia.

5 – Glicerina vegetal

Um outro produto excelente para hidratar a pele que é usado principalmente por empresas de cosméticos é a glicerina vegetal. Uma das suas vantagens é o fato de que é umectante. Isto significa que atrai partículas de água e, consequentemente, ajuda a aumentar a umidade na pele. Portanto, se você usá-la para o eczema, vai manter a área afetada sempre hidratada.

Você pode encher um frasco de spray com água e glicerina vegetal, mantendo uma relação de 1 para 1. Em seguida, pulverize a mistura nas áreas afetadas. Dependendo de como sua pele reage, você pode aumentar ou diminuir a aplicação, conforme necessário.

6 – Aveia

O banho de aveia é altamente recomendado para pessoas que particularmente sofrem de quaisquer condições de pele. Se você está lutando com eczema, certifique-se de usá-lo. Os ingredientes naturais presentes na farinha de aveia têm propriedades anti-inflamatórias, por isso, pode ajudar você a se livrar da inflamação desagradável associada com eczema.

Tudo o que você precisa é uma gaze e uma xícara de farinha de aveia. Despeje a farinha de aveia na gaze e amarre-a firmemente. Coloque a gaze de molho em água por cerca de 15 minutos. Depois, esprema a gaze sobre o local da eczema para que os nutrientes na farinha de aveia façam seu trabalho para aliviar essa condição. Deixe por 5 minutos, depois lave, seque bem e aplique um creme hidratante no local.

7 – Chá de camomila

O chá de camomila não só é bom para reduzir a inflamação, mas também cura as manchas e alivia a coceira ao mesmo tempo. Você vai precisar fazer o chá de camomila normalmente, depois use uma gaze para molhar no chá e aplicar suavemente sobre a região da pele afetada. Assim como com a farinha de aveia, deixe por 5 minutos, lave após e aplique um pouco de hidratante para obter melhores resultados.

8 – Mel

O mel tem sido usado desde os tempos antigos para uma ampla gama de diferentes condições. Mais recentemente, no entanto, a tecnologia moderna permitiu-nos a entender como o mel pode ser fundamental no tratamento de algumas doenças de pele, como o eczema. Por exemplo, sua propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas ajudam a acelerar o processo de cicatrização da pele lesada.

Além disso, tal como glicerina vegetal, o mel é um umectante, o que significa que irá fornecer as áreas afetadas a umidade suficiente para impedi-las de rachar e criar bolhas. Antes de prosseguir para aplicar o mel diretamente nas áreas afetadas, no entanto, certifique-se de limpar corretamente suas mãos. Depois aplique o mel e deixe descansar por cerca de quinze minutos e, em seguida, enxague com água morna. Faça isso cerca de três vezes por dia, e os resultados devem tornar-se visíveis logo depois.

9 – Pepino

O alto teor de água dos pepino, juntamente com as suas propriedades anti-inflamatórias, tornam-o um ótimo remédio para o eczema.

Para usá-lo, corte um pepino em fatias finas e coloque-o de molho em água por pelo menos duas horas. Finalmente, coe o líquido e aplique-o sobre a pele afetada. Deixe secar por si só e, em seguida, enxague com água morna. Repita o tratamento várias vezes por dia.

Alternativamente, você pode cortar um pepino em fatias e colocá-lo na geladeira por 30 minutos. Coloque as fatias de pepino sobre a pele afetada por 10 a 15 minutos. Faça isso três ou quatro vezes por dia.

10 – Noz moscada

A noz moscada tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a inflamação e aliviam a dor causada pelo eczema. Esta é uma das razões para que a noz moscada seja um ingrediente comum em produtos de beleza.

Você deve raspar a noz moscada fresca até que fique em forma de pó. Misture uma colher de sopa de noz moscada em pó, com uma colher de chá de azeite de oliva para fazer uma pasta grossa. Aplique esta pasta sobre a área afetada e deixe por 15 a 20 minutos. Enxágue com água fria.

Você pode usar esse tratamento, uma vez por dia durante várias semanas até que o eczema seja completamente curado.

Mais informações

Apesar do eczema não ter cura, é possível controlar essa doença e aliviar seus sintomas e, estes são uns dos melhores remédios caseiros para te ajudar. No entanto, é preciso usá-los com regularidade para que os resultados apareçam, mesmo que os sintomas tenham aliviado.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados:
    Contador de Visitas