10 laxantes naturais para combater a prisão de ventre

Rudney Bem estar, Dicas Saúde 18-08-15 constipação, intestino preso, Prisão de Ventre comentários

Para aliviar a prisão de ventre, não é uma boa ideia usar laxantes como um primeiro passo. O organismo pode acostumar-se com esse hábito e, com isso, custar para fazer seu trabalho de evacuação sem a ajuda do mesmo.

Neste artigo, vamos mostrar algumas dicas para todos aqueles que sofrem de problemas de prisão de ventre (ou constipação intestinal) e como usar laxantes naturais para resolver esse problema. Primeiramente, vamos aprender como prevenir a prisão de ventre, para depois mostrar seus melhores tratamentos caseiros disponíveis.

Como prevenir a prisão de ventre

Existem alguns hábitos que podemos adotar para prevenir a prisão de ventre e, geralmente, será muito benéfico para o nosso corpo. Entre eles devemos enfatizar:

1 – Tenha uma dieta rica em fibras e baseada em frutas e legumes.
2 – Consuma pelo menos 8 copos de água por dia.
3 – Evite carne vermelha, alimentos picantes e especialmente aqueles com muita cafeína ou proteína, tais como café e chás.
4 – Medicamentos para o tratamento com anti-histamínicos, diuréticos ou antidepressivos podem causar prisão de ventre.
5 – Se você sentir vontade de ir ao banheiro não espere, pois segurar a evacuação pode piorar a situação.
6 – Não é aconselhável se esforçar demais para tentar evacuar, pois pode aparecer problemas de hemorroidas.
7 – Atividade física moderada é altamente recomendada, especialmente se for feita depois do almoço. Neste sentido, uma caminhada rápida por meia hora após a refeição é ideal.

Laxantes naturais

O uso dos laxantes naturais é bem mais recomendado do que os fármacos. Utilizar medicamentos para soltar o intestino pode causar dependência e afetar negativamente nossa flora intestinal, o que favorece o desenvolvimento de hemorroidas, diverticulite e câncer de cólon.

1 – Suco de maçã

O suco de maçã é um dos melhores laxantes naturais. O método de preparação é muito simples, misture meio copo de suco de maçã com a mesma quantidade de azeite de oliva e tome antes de dormir.

2 – Ameixa seca

Consumir ameixas secas é uma grande e eficaz dica para tratar a prisão de ventre. Elas são ricas em antioxidantes, vitamina A, potássio, ferro, fibras e sorbitol, uma substância que é creditada por ter um efeito laxante, uma vez que favorece o trabalho do sistema digestivo, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Tufts, em Boston, EUA.

Para aumentar a sua eficácia, recomendamos uma preparação especial. Coloque seis ameixas secas em um copo de água e coloque no fogo até ferver, cubra a mistura com um pano e deixe descansar durante a noite. Na manhã seguinte, adicione uma colher de chá de mel. Finalmente, beba o líquido e comas as ameixas.

3 – Aveia

É rica em carboidratos, vitaminas, minerais e fibras, por isso, é útil para combater os problemas digestivos e controlar o colesterol. Você pode comer esse cereal, como um complemento para uma salada de frutas e smoothies.

4 – Mel

Este produto natural ajuda a função intestinal, graças a sua composição de açúcares como dextrose e levulose, que ajudam a fornecer energia e são fáceis de digerir. Você pode beber um copo de água quente com mel antes de dormir ou ao acordar. Use-o para adoçar frutas, cereais ou chás.

5 – Linhaça

É laxante e anti-inflamatória. Mergulhe as sementes em um copo de água e deixe repousar por 12 horas. Adicione um pouco de mel ou limão, e tome antes de dormir.

6 – Mamão

O mamão é uma fruta muito boa para aliviar o intestino preso, especialmente se comido jejum. Ele possui enzimas que ajudam na digestão e também contém fibras.

7 – Maçã

Um dos melhores métodos para aliviar a prisão de ventre e ir ao banheiro sem problemas é consumir maçã. A fruta contém pectina, uma substância que promove o bom funcionamento dos intestinos, também é rica em fibras, que amolece as fezes e promove a sua expulsão, segundo estudos da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos.

8 – Banana

A banana não é só uma das frutas mais consumidas no mundo por causa de seu alto teor de fibras, mas também é um poderoso laxante. Além da fibra essa fruta contém frutooligossacarídeos, substâncias que chegam ao intestino grosso sem serem digeridas e promovem uma boa digestão.

9 – Cenoura

De acordo com a Universidade de Harvard, este vegetal é bom para promover a digestão, estimular a produção de sucos gástricos e aliviar a constipação. Meia xícara de cenoura contém cerca de 2 gramas de fibra, parte essencial de uma boa saúde digestiva.

10 – Tomate

Consuma tomates cozidos ou crus, em saladas ou molhos, porque eles são ricos em fibras e outras substâncias. O tomate é um laxante suave que ajuda a regular a função intestinal e reduzir o risco de doenças gastrointestinais. Como é um alimento rico em fibras, aumenta o volume e o teor de água das fezes, facilitando a sua evacuação.

Mais informações

Se nenhum desses laxantes naturais funcionarem, e você apresentar uma prisão de ventre persistente por mais de uma semana, se há presença de sangue nas fezes ou dor abdominal grave, é recomendado consultar um médico o quanto antes.

Este Post te ajudou?
  
  • laxantes naturais
  • tomate causa prisão de ventre
  • suco laxante antes de dormir
  • azeite antes de dormir para soltar o intestino
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: