Sofrer de câncer de mama aumenta o risco de outros tumores?

Rudney Câncer, Destaque, Dicas Saúde 23-10-13 Câncer, câncer de mama, Destaque, Dicas Saúde, Doenças comentários

De acordo com um estudo, mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama invasivo tem 39 por cento mais chance de desenvolver outro tumor em uma parte diferente do corpo. Isto pode ser devido a que o câncer têm fatores de risco semelhantes ou efeitos colaterais do tratamento recebido.

Segundo os dados do estudo, publicados na revista Oncologia Ginecológica, o risco de um segundo câncer foi muito maior nos primeiros cinco anos após o diagnóstico de câncer de mama, cerca de 3,5 vezes, em comparação com outras mulheres que não tiveram o problema. No entanto, após este período, “não foi encontrado aumento do risco significativo após mais de cinco anos após o diagnóstico”, disse um dos autores do estudo.

Para chegar a estas conclusões, os pesquisadores estudaram 5.897 casos de câncer de mama invasivo diagnosticados entre 1985 e 2007, em Granada, a partir do qual verificou-se que 314 deles haviam desenvolvido um segundo câncer primário.

Além disso, foi estudado 22.814 casos de câncer (exceto a mama) em toda a Espanha durante o mesmo período e identificou-se 171 casos de pessoas que desenvolveram um segundo câncer na mama.

A pesquisa ainda revelou que a sobrevivência relativa de cinco anos aumentou na Espanha para mais de 80 por cento. “Esses dados mostram que o número de mulheres que sobrevivem ao câncer de mama está aumentando ao longo do tempo e que, portanto, é necessário avaliar o risco que apresentam de desenvolver um segundo câncer em relação às mulheres na população em geral.

Este Post te ajudou?
  
  • cancer de mama invasivo
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: