Rinite alérgica: sintomas, causas e melhores tratamentos

Rudney Doenças 17-03-15 Dicas Saúde, Doenças, rinite, rinite alérgica comentários

Você sabe o que é rinite? A rinite está associada com um conjunto de sintomas que afetam o nariz. Estes sintomas ocorrem quando você respira em algo que é alérgico, como poeira (ácaros), fungos-do-ar, pelos ou pólen. Os sintomas podem também ocorrer quando você comer certos alimentos. Este artigo incide sobre a rinite alérgica devido ao pólen das plantas. Este tipo de rinite alérgica é comumente chamada de febre do feno ou alergias sazonais.

Causas da rinite

Um alérgeno é algo que provoca uma alergia. Quando uma pessoa com rinite alergica respira um alérgeno, tais como o pólen ou a poeira, o corpo liberta substâncias químicas, incluindo a histamina, o que provoca sintomas de alergia.

As plantas que causam a febre do feno são árvores, gramíneas e ervas daninhas. O pólen é transportado pelo vento. Os tipos de plantas que causam a febre do feno podem variar de pessoa para pessoa e de uma zona para outra. A quantidade de pólen no ar pode afetar o desenvolvimento dos sintomas da febre dos fenos.

Alergias e febre do feno são muitas vezes hereditárias. Se ambos os pais sofrem com isso, você também é propenso as alergias. A chance é maior se a mãe tem essa alergia.

Sintomas da rinite

Os sintomas de rinite que ocorrem pouco depois de estar em contato com a substância que tem alergia incluem:

– Coceira no nariz, boca, olhos, garganta, pele ou em qualquer área do rosto
– Problemas com cheiro
– Rinorreia
– Espirros
– Olhos lacrimejantes

Os sintomas que podem se desenvolver mais tarde, incluem:

– Nariz entupido (congestão nasal)
Tosse
– Ouvidos entupidos e diminuição do olfato
Garganta inflamada
– Círculos escuros sob os olhos
– Inchaço sob os olhos
– Fadiga e irritabilidade
– Dor de cabeça

Exames e testes

O médico irá realizar um exame físico e fazer perguntas sobre seus sintomas. Você será perguntado se os sintomas variam de acordo com a hora do dia ou estação do ano e da exposição a animais de estimação ou outros alérgenos.

O teste da alergia pode revelar pólen ou outras substâncias que desencadeiam os sintomas. Os testes cutâneos são o método mais comum no caso de alergias.

Se o médico determinar que você não pode passar por testes de pele, existem exames de sangue especiais que podem ajudar a diagnosticar o problema. Estes testes, chamados testes IgE total e IgE específico (também chamado de RAST em soro), podem medir os níveis da substância relacionada com alergia.

Um hemograma completo (CBC), contagem de glóbulos brancos eosinófilos, também pode ajudar a diagnosticar alergias.

Tratamento para rinite

O melhor tratamento é evitar os pólens que causam os sintomas. Pode ser impossível evitar o pólen, mas muitas vezes você pode tomar medidas para reduzir a exposição.

O médico pode prescrever medicamentos para tratar a rinite alérgica. O medicamento depende do tipo e da gravidade dos sintomas. Também deve ser levado em conta a sua idade e se você tem outras condições de saúde, como a asma.

Para rinite alérgica leve, uma lavagem nasal pode ajudar a remover o muco do nariz. Você também pode comprar uma solução salina em uma farmácia ou fazer esse remedio para rinite em casa usando um copo de água morna, meia colher de chá de sal e uma pitada de bicarbonato de sódio.

Os tratamentos para a rinite alérgica incluem:

Anti-histamínicos: Os anti-histamínicos funcionam bem para tratar os sintomas da rinite. Eles podem ser usados ​​quando os sintomas não ocorrem com muita frequência ou não duram muito tempo. Observe o seguinte:

– Muitos anti-histamínicos tomados por via oral podem ser adquiridos sem receita médica.
– Alguns podem causar sonolência. Você não deve dirigir ou operar máquinas depois de tomar este tipo de medicação.
– Os anti-histamínicos de pulverização nasal funcionam bem para o tratamento de rinite alérgica. Pergunte ao seu médico se estes medicamentos devem ser testados.

Corticosteroides: Os sprays nasais de corticosteroides é um dos tratamentos mais eficaz para a rinite alérgica. Eles funcionam melhor quando usados continuamente, mas também podem ser úteis quando usados durante curtos períodos de tempo.

– Eles são geralmente seguros para crianças e adultos.
– Existem muitas marcas disponíveis. Você pode comprar algumas marcas sem receita médica, para outras, você pode precisa de uma receita médica.

Descongestionantes: Os descongestionantes também pode ajudar a reduzir sintomas como congestão nasal.

– Não use por mais de 3 dias.

Outros medicamentos: Inibidores de leucotrienos são medicamentos de prescrição que bloqueiam leucotrienos. Estes são produtos químicos que o corpo libera em resposta a um alérgeno que também desencadeia sintomas.

Vacinas antialérgicas: As vacinas antialérgicas (imunoterapia) são por vezes recomendadas se você não pode evitar pólen e se os seus sintomas são difíceis de controlar. Isso inclui injeções regulares do pólen que você é alérgico. Cada dose é ligeiramente maior do que a anterior, até atingir a dose para ajudá-lo a controlar os sintomas. As vacinas contra alergias podem ajudar o corpo a acostumar-se ao pólen que está causando a reação.

Mais informações

Nosso nariz, é o primeiro componente das vias respiratórias, responsável por impedir que substâncias “estranhas”, como o alérgenos, cheguem aos pulmões. Quando percebe a presença dessas substâncias ativa seu mecanismo de defesa, que são os sintomas da rinite e de outras alergias respiratórias.

Reveja nossa matéria com alguns remédios caseiros contra a rinite e aprenda a tratar essa que é uma das alergias mais comuns.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: