“Pequenas picadas: grandes ameaças”, OMS

Rudney Destaque, Dicas Saúde 07-04-14 dengue, Dia Internacional da Saúde, doença de Chagas, Doenças transmitidas por vetores, esquistossomose comentários

A Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra o Dia Internacional da Saúde neste 7 de abril, concentrando todos os seus esforços na prevenção de doenças transmitidas por vetores.

Doenças transmitidas por vetores são aquelas patogênicas infecciosas transmitidas por alguns organismos, como insetos e caramujos, que possuem vírus, parasitas e bactérias que podem ser facilmente transmitidos aos seres humanos.

Estas doenças têm tido um grande impacto e tem contribuído para o aumento da morbidade e mortalidade em indivíduos, famílias e comunidades, especialmente nos países mais pobres, contribuindo, entre outras coisas, para o absenteísmo escolar, o aumento da pobreza, impactos negativos sobre a produtividade econômica, a altos custos e sobrecargas dos sistemas de saúde dos países.

As doenças transmitidas por vetores que mais causam impacto são a malária, dengue, doença de Chagas, leishmaniose, filariose linfática, esquistossomose e tracoma cegueira.

No Dica Sobre Saúde queremos aderir a esta campanha que a OMS está a liderar este ano com algumas medidas preventivas para evitar estas doenças mortais:

– Tente usar roupas que sirvam de barreira para a sua pele e evite a exposição a uma picada.

– Tente usar mecanismos para impedir o acesso de vetores para as habitações (uso de telas em portas e janelas).

– Detecte potenciais criadouros perto de sua casa ou comunidade.

– Cubra os recipientes que podem armazenar água e jogue fora objetos inúteis que possam conter água como garrafas vazias e pneus.

– Elimine poças e drene os locais onde a água se acumula.

– Mantenha um controle da água armazenada em plantas e vasos.

Finalmente, nós convidamos você a se juntar a esta campanha consultando os agentes sanitários em seu centro de saúde mais próximo, para ser capaz de agir a tempo em um possível caso de vetores.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: