O que é apendicite?

Jeferson Doenças 01-01-14 apêndice, apendicite, o que é apendicite comentários

apendice capa

Hoje traremos mais informações para você sobre uma doença inflamatória, infecciosa que é mais comum em pessoas jovens e que ocorre mais em homens do que em mulheres chamada apendicite aguda. Milhares de pessoas são operadas anualmente no Brasil vítimas de apendicite aguda, mas, o que é apendicite? Continue lendo o artigo especial que preparamos para você hoje e descubra.

Talvez você já tenha operado da apêndice e não recebeu muitas informações do que realmente é essa doença. Apêndice é uma tripa, ou prolongamento que sai do intestino grosso situado do lado direito do abdômen, próximo ao osso do quadril.

Qual é sua função?

Até hoje nenhum médico sabe ao certo qual a função do apêndice. Acredita-se que ele é responsável pelo desenvolvimento do intestino nos primeiros anos de vida e após isso ele atrofia, mas nada de concreto se sabe até hoje.

Mas o que acontece para que ele inflame?

Como ele é um órgão com muitos vasos linfáticos que está ligado a nossa defesa do organismo, esses vasos podem aumentar seu tamanho, em uma determinada infecção intestinal, fazendo o apêndice inchar e obstruir seu orifício interior, fazendo com que os líquidos do seu interior, que nada mais é do que fezes, fiquem presos. As fezes são materiais ricos em bactérias (cerca de 70% do peso das fezes são bactérias), ou seja, isso ficando preso ali, faz muito mal para seu organismo. Quando isso acontece, por falta de liberação das bactérias presas ali, elas penetram o apêndice matando o órgão e vazando para dentro da barriga da pessoa causado uma infecção mais grave chamada peritonite que é uma das doenças infecciosas do abdômen que mais mata em todo mundo devido ao seu diagnóstico tardio.

Como combater a apendicite?

O mais simples a se fazer é desconfiar. Se garotos (na maioria dos casos) na faixa etária entre 7 e 15 anos sentir dores abdominais do lado direito da barriga, desconfie que pode ser apendicite e consulte um médico.

Em breve voltaremos com mais informações dessa doença que pode até levar a morte caso não seja dada a devida importância.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: