O consumo de álcool durante a adolescência aumenta o risco de câncer de mama

Rudney Câncer, Dicas Saúde 31-08-13 álcool e o câncer, Câncer, câncer de mama, Dicas Saúde, Doenças comentários

O consumo de álcool durante a adolescência aumenta o risco de câncer de mama

Quanto maior o consumo de álcool antes de o primeiro filho, aumenta o risco de câncer de mama no futuro: tais são as conclusões de um estudo publicado esta semana no Journal of the National Cancer Institute.

O câncer de mama e o consumo de álcool

Esta pesquisa, pela primeira vez estabelece uma ligação entre o câncer de mama, consumo de álcool entre os adolescentes e o nascimento do primeiro filho. Um consumo médio de um drinque por dia (uma garrafa de cerveja ou uma dose de bebida alcoólica, por exemplo) entre a primeira menstruação e a primeira gravidez aumentam o risco de tumor de mama benigno em até 15%.

Estes tumores não são cancerosos, em si, mas sua presença aumenta em 500% a possibilidade de uma mulher vir a desenvolver câncer de mama no futuro. É necessário, dizem os autores, que os pais e educadores sensibilizem os adolescentes a relação entre o consumo de álcool e o câncer: reduzir o consumo de álcool para menos de metade de um copo por dia seria uma estratégia fundamental para reduzir o risco de câncer de mama no futuro.

O estudo é baseado na análise de registros médicos de quase 91 mil mães, entre 1989 e 2009. Células do tecido mamário são particularmente vulneráveis ​​a substâncias cancerígenas durante a adolescência, porque eles são submetidos a uma proliferação rápida.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: