O ciclo menstrual afeta a digestão?

O ciclo menstrual afeta a digestão?

O ciclo menstrual afeta tudo: os níveis de energia, humor e… a digestão. Sim, o processo digestivo é também uma vítima do ciclo feminino. Mas, como? As alterações hormonais tem toda a culpa. Quer saber mais? Então, se junte a nós!

1 – Prisão de ventre

Ir ao banheiro é como um milagre? Sua dieta pode estar causando este efeito, mas também é possível que os hormônios tenham alguma responsabilidade. E, especialmente durante a ovulação, onde os níveis de progesterona caem e, consequentemente, os músculos do trato digestivo relaxam. O resultado? Maior dificuldade de remover detritos. Por esta razão, recomenda-se que, durante este período, consuma fontes de fibras solúveis, tais como a batata, a abóbora, aveia e passas.

2 – Diarreia

O ciclo menstrual não só pode causar prisão de ventre, há aquelas que causam diarreia. Isto ocorre geralmente um pouco antes da menstruação e se explicada pelo excesso de serotonina e oxitocina, o que facilita o movimento dos intestinos. Neste período, recomendamos que você restrinja o consumo de produtos com cafeína, álcool, frutas e produtos lácteos. Estes alimentos farão com que suas idas ao banheiro sejam mais frequentes.

3 – Gases

Este é outro efeito bastante desconfortável do ciclo menstrual: a expulsão de flatulência. Isto é devido as mudanças hormonais rápidas que alteram o ritmo da digestão e promovem a acumulação de gases. Se você tem esse problema, evite a todo o custo pratos contendo feijão. Além disso, procure consumir alimentos ricos em amido e proteína separadamente. Isto irá facilitar o processo digestivo. Para a mesma finalidade, também tente mastigar sementes de cominho, sementes de anis ou erva-doce.

  • mestruação digestão
Este artigo te ajudou?
  • 0 curtiram
  • 0 não curtiram