Dicas para evitar a pressão alta

Rudney Destaque, Dicas Saúde 14-01-14 controlar a pressão arterial, Dicas para evitar a pressão alta, diminuir a pressão arterial, evitar a pressão alta comentários

Tem pressão alta?, Está cansado de tomar medicamentos? Faça algumas mudanças no seu estilo de vida, você poderá controlar a pressão arterial e reduzir o consumo de remédios. Este artigo vai lhe dar algumas dicas para que você possa evitar a pressão alta.

Dicas para evitar a pressão alta

Exercício

Realize 30 a 60 minutos de exercício por dia pode reduzir a pressão arterial. Mesmo a atividade física moderada (10 minutos de caminhada ou musculação) tem efeitos positivos.

Atenção: Não concentre todas as suas atividades nos finais de semana para compensar toda a inatividade da semana. Estas mudanças bruscas de ritmo podem ser muito arriscadas.

– Se você sofre de pré-hipertensão (pressão sistólica entre 120 e 139 mmHg e pressão diastólica entre 80 e 89 mmHg) a atividade física pode ajudar a evitar o desenvolvimento da hipertensão arterial.

– Se você já tem hipertensão, o exercício vai reduzir a pressão a níveis mais seguros.

Alimentação saudável

Uma dieta rica em grãos, frutas, legumes e produtos lácteos com baixo teor de gordura, pobre em colesterol e em gordura saturada, pode reduzir a pressão arterial a 14 mmHg.

Mudar hábitos alimentares é difícil, mas seguir estas recomendações pode facilitar sua tarefa:

– Anote o que você come. Pelo menos por uma semana, mantenha o controle sobre o que, quanto e quando come. Isso irá ajudá-lo a tomar consciência de seus hábitos alimentares.

– Coma grandes quantidades de potássio. Este nutriente reduz os efeitos do sódio sobre a pressão sanguínea. Há muitos alimentos ricos em potássio.

– Seja um consumidor inteligente. Antes de ir ao supermercado, faça uma lista do que você realmente precisa. Então não compre nada que não está nela e leia os rótulos de tudo o que você está comprando. A publicidade pode ser enganosa e pode fazer com que você perca a verdadeira composição do que você está comprando.

Comida sem sal

Tente comer o mínimo de sódio possível. Uma pequena redução pode reduzir a pressão arterial, entre 2 e 8 mmHg. Para fazer isso, tente essas dicas:

– Anote o que você come. Esta prática também irá ajudá-lo a controlar a quantidade de sódio que você consome.

– Seja um comprador responsável. Antes de colocar um produto no seu carrinho, leia o rótulo. Se ele contém uma grande quantidade de sódio, escolha um produto similar. Você sempre pode encontrar uma alternativa com menos sódio.

– Não adicione sal. Para realçar o sabor de suas refeições, opte por ervas ou especiarias.

– Respeite o seu tempo. É mais difícil fazer mudanças drásticas de um dia para o outro. Então, tente reduzir o sal gradualmente.

Menos álcool e menos cafeína

Uma pequena quantidade de álcool pode ser benéfica para diminuir a pressão arterial entre 2 e 4 mm Hg, mas se exceder pode causar o efeito oposto. Além disso, pode afetar a eficácia dos medicamentos que você toma. Portanto, tente limitar o consumo de álcool o máximo possível.

Por outro lado, as bebidas com cafeína, causam em algumas pessoas um aumento na pressão arterial. Talvez você pertence a este grupo. Para verificar, em seguida, após 30 minutos de tomar um café, meça a sua pressão. Se estiver aumentada de 5 a 10 pontos a resposta é sim: você pertence ao grupo de pessoas cuja pressão é sensível a bebidas com cafeína. Neste caso, o consumo deve ser limitado.

Zero estresse

Estresse e ansiedade são grandes inimigos para obter a pressão arterial sob controle. Medite sobre a raiz do seu stress: O que ele realmente afeta em você? Uma vez que achou a resposta a essa pergunta, aja contra ela.

Se você não pode eliminar os fatores que fazem você perder a calma, pelo menos, tente lidar com eles de uma forma mais saudável. Faça pausas curtas e exercícios respiratórios.

Siga essas dicas e você vai dizer adeus à pressão alta.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: