Diabulimia: um novo e perigoso transtorno alimentar ligado a diabetes

Rudney Doenças 05-12-14 Diabetes, diabulimia, transtorno alimentar comentários

A diabulimia, como você pode ter deduzido seu nome é semelhante ao da bulimia, é um transtorno relacionado com a alimentação e pode ser muito perigoso. Na verdade, todos os transtornos alimentares são, mas, neste caso, piora uma doença bastante comum: a diabetes.

O que é diabulimia?

O diabulimia consiste em deixar o tratamento com insulina, pois essa substância muitas vezes aumenta o ganho de peso em uma fase inicial em pessoas com diabetes. A maioria dos que sofrem são adolescentes que recorrem a métodos para evitar o ganho de peso.

Quem sofre desse distúrbio costuma usar métodos comuns aos da bulimia, induzindo o vômito intencionado para remover alguns dos alimentos ingeridos. Mas, às vezes recorrem a exercícios excessivos para queimar todos os alimentos e excesso de peso provocado pela insulina.

Em casos graves, simplesmente deixam o tratamento de insulina prescrito pelo seu médico, ou diminuem a dosagem sem consulta. A obsessão com o peso tornou-se, neste caso, o principal problema, e a diabetes torna-se um problema secundário.

Problemas na adolescência

Tal como acontece com o caso de bulimia e anorexia, a diabulimia também é mais comum entre adolescentes do sexo feminino do que em outros grupos. O excesso abusivo de imagens de mulheres magras na publicidade e praticamente em toda a mídia faz com que as jovens estejam mais propensas a desenvolver este mal.

Resumo

Como podemos ver, a diabulimia trata-se de um novo e perigoso transtorno alimentar, que pode afetar qualquer pessoa, e como a maioria dos distúrbios alimentares têm uma relação com a proliferação de imagens de mulheres magras imposta pela mídia. Porém, a diabulimia pode ser ainda mais perigosa, pois afeta pessoas que sofrem de diabetes, fazendo-as deixar de tomar a insulina deliberadamente para evitar o ganho de peso, agravando assim os efeitos dessa doença, além dos outros problemas já causados pela diabulimia que foram citados acima.

Para tentar evitar esse distúrbio, se o ganho de peso causado pela insulina te afeta, o melhor é procurar seu médico e perguntar maneiras saudáveis para evitar essa consequência. Não podemos por em risco nossa saúde em nome da estética.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: