Consequências da insônia

Consequências da insônia

Todos nós sabemos que dormir pouco pode afetar nossa qualidade de vida, mas até que ponto pode ser prejudicial para a nossa saúde?

A insônia é uma condição que consiste na incapacidade de adormecer ou permanecer dormindo. Em pacientes que sofrem, a duração e a qualidade do sono é baixa e interfere em suas vidas diárias. A insônia pode ser transitória, com duração de menos de três semanas, ou crônica, que dura mais de três semanas e pode ter sérias consequências tanto fisicamente como mentalmente.

Consequências da insônia

Peso

Uma das consequências da insônia é o ganho de peso. De acordo com vários estudos, as pessoas que dormem menos são mais propensas a ganhar peso, porque seu metabolismo fica mais lento. Além disso, a falta de sono faz com que tenhamos mais vontade de comer alimentos gordurosos e calóricos.

Depressão

Por outro lado, a insônia pode causar depressão e irritabilidade, que afeta grandemente a nossa disposição. Da mesma forma, reduz nossa capacidade de reagir a determinadas situações e resolver problemas. Como se isso não bastasse, também ficamos cansados e com falta de energia, de modo que a resposta do cérebro em geral seja muito mais lenta.

Menor expectativa de vida

Pessoas que sofrem de insônia crônica são mais propensas a terem problemas com o coração. Isso porque, sem sono, o corpo aumenta a produção de hormônios relacionados ao estresse e fadiga, o que eleva os níveis de estresse, e provoca um aumento na pressão arterial. Além disso, pode levar a outras doenças tais como a diabetes, a qual afeta, simultaneamente, nossa expectativa de vida.

Outras consequências

Além disso, dormir pouco ou mal afeta nossa pele, causando manchas e um olhar seco com aparência de falta de hidratação. Afeta também os ossos, uma vez que o hormônio do crescimento é produzido durante o sono, assim também como a força muscular, hormônios, visão, que pode tornar-se turva, se os olhos não estão bem descansados.

  • consequencias na pele que a insonia pode cuasar
Este artigo te ajudou?
  • +3 curtiram
  • 0 não curtiram