Causas da obesidade infantil

Rudney Destaque, Dicas Saúde 21-08-14 Causas da obesidade infantil, fatores que causam obesidade infantil, obesidade na infância comentários

Qualquer paciente que consome regularmente mais calorias do que o necessário vai ganhar peso. Se isto não for invertido, o paciente ficará obeso ao longo do tempo. Diversos fatores contribuem para esse desequilíbrio entre ingestão e consumo de calorias. Veja:

Fatores genéticos

– A obesidade tende a ser um problema familiar.

– Uma criança com um pai obeso, irmão ou irmã é mais propensa a se tornar obesa.

– Genética sozinha não causa obesidade. A obesidade ocorre quando uma criança ingere mais calorias do que ela precisa.

Hábitos alimentares

– Crianças e adolescentes abandonaram os alimentos saudáveis ​​(como frutas, vegetais e grãos integrais) para uma maior dependência de fast food, salgadinhos industrializados e bebidas açucaradas.

– Ingestão de alimentos ricos em gordura e/ou calorias e pobres em muitos outros nutrientes.

– Vários padrões estão associados com a obesidade. Hábitos pouco saudáveis ​​incluem comer quando não está com fome, comer enquanto assiste TV ou fazendo lição de casa, ou beber refrigerantes durante atividades sedentárias (como no cinema ou assistindo TV).

O nível socioeconômico

– Famílias de baixa renda são mais propensas a comer calorias em excesso e ter obesidade.

Inatividade física

– A popularidade da televisão, computadores e jogos de vídeo game tem se traduzido em um estilo de vida cada vez mais sedentário (inativo) para muitas crianças e adolescentes.

– Pais com agendas lotadas e até mesmo os temores sobre a segurança pública previnem muitas crianças e adolescentes de participar de esportes, dança, ou outros programas de atividades depois da escola.

Outros fatores

– Algumas condições médicas específicas podem causar obesidade na infância, como o problemas hormonais ou outros desequilíbrios e doenças hereditárias do metabolismo.

– Certos medicamentos podem causar ganho de peso, alterando a forma como o corpo processa os alimentos ou as reservas de gordura.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: