Aplicativos de saúde: diagnósticos médicos de forma rápida e eficaz

Rudney Destaque, Dicas Saúde 10-12-14 aplicativos médicos, diagnósticos médicos, Dicas Saúde comentários

Mais e mais pessoas estão usando a internet em seu celular e existem centenas de aplicativos para todos os tipos de gosto como moda, redes sociais, mapas, filmes… Todas as empresas de tecnologia têm criado os seus e já exsitem aplicativos para quase tudo. Até mesmo para dar diagnósticos médicos.

A FDA, agência americana que regula alimentos e medicamentos nos EUA, aprovou um desenvolvimento da Apple que permite que especialistas façam uma análise de uma prova de imagem através do iPhone ou IPad, para diagnósticos, como tomografia computadorizada ou PET (tomografia por emissão de pósitrons), aplicativos também aprovados por autoridades de saúde.

Logicamente, esta aplicação não irá substituir esses testes, mas vai ser bastante útil nos casos em que você não pode fazê-los. De acordo com William Maisel, diretor do departamento para Dispositivos e Saúde Radiológica da FDA, “a tecnologia móvel proporciona ao especialista a capacidade de ver as imagens de forma imediata e realizar diagnósticos sem necessidade de uma consulta médica ou esperar pelos resultados.” Estas imagens são enviadas para o médico usando software especial e o médico pode avalia-las de forma eficaz, porque as imagens são de alta qualidade.

Outra aplicativo similar, que não envolve a comunicação com o médico, mas pode ajudar os pacientes é o iTriage, uma teia de informação médica para celulares onde é possível consultar sintomas e ler sobre várias doenças e tratamentos. Estes aplicativos médicos são um avanço que facilita o trabalho de especialistas e faz com que os próprios pacientes estejam mais conscientes dos problemas de saúde.

Dicas extras

Com o avanço da tecnologia e dos aplicativos móveis para celular, é possível cada vez mais utilizá-los a favor de nossa saúde. Recentemente, foi lançado inclusive um aplicativo que fornece o diagnóstico de câncer de mama e de pele, até mesmo para diagnosticar problemas de visão. Além disso, já são famosos diversos aplicativos para ajudar a melhorar o desempenho em suas práticas esportivas e para perder peso.

Porém, apesar dessas comodidades importantes para cuidar de nossa saúde, em caso de dúvida, o melhor mesmo é consultar um especialista para ter o diagnóstico correto e iniciar o tratamento o quanto antes.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: