Alguns sinais de problemas no fígado que devemos ficar alertas

Rudney Destaque, Dicas Saúde 14-01-15 fígado, problemas hepáticos, problemas no fígado comentários

O fígado é um órgão vital, ele ajuda a digerir o alimento, nos livrar de substâncias tóxicas e absorver nutrientes essenciais que o corpo precisa para sobreviver. Algumas pessoas nascem com problemas de fígado, enquanto outras podem danificar o fígado através da exposição a substâncias químicas nocivas, como o álcool ou os efeitos de alguns vírus, como o da hepatite. Os primeiros sinais de problemas no fígado não devem ser ignorados e a ajuda médica deve ser procurada para garantir o tratamento adequado. Mas você sabe identificar quando algo está errado com esse órgão? Conheça alguns do possíveis sinais de problemas no fígado.

Alterações na pele

Um dos sinais de possíveis problemas no fígado incluem alterações repentinas na pele. Esta pode ser uma descoloração da pele que fica com um tom amarelado. As unhas ou as pontas dos dedos também podem vir a amarela-se. A razão para isto é que o fígado não está liberando as toxinas adequadamente para fora do corpo e bilirrubina está a começar a acumular-se sob a pele.

Coceira na pele ou sensibilidade

Como vimos os primeiros sinais de problemas no fígado podem ocorrer na pele. Mas além das alterações de cor, por vezes também causam coceira em alguma áreas da pele que progressivamente pioram com o tempo. A pele também pode ficar mais sensível ao toque. Manter a pele hidratada vai ajudar a aliviar qualquer desconforto.

Alterações na urina e fezes

Algumas pessoas cujo fígado não está funcionando corretamente podem notar algumas mudanças quando vão ao banheiro. Isso pode ser na sua urina, tornando-se com uma cor escura. Algumas pessoas podem associar isso com desidratação, mas se eles estão bebendo a quantidade adequada de líquidos, a urina deve em sua maior parte clara. Alguns pacientes com problemas hepáticos relatam também mudanças em suas fezes, que podem ser pálidas e sangrentas.

Alterações abdominais

Mudanças na área abdominal podem fornecer indicação precoce de problemas no fígado. Podendo começar com uma cãibra ou dor no baixo ventre, que pode rapidamente se transformar em uma sensação gases acompanhada de pressão. Se o problema de fígado piorar, pode causar ascite, que é uma acumulação de fluido no interior da parede abdominal, onde o abdômen pode tornar-se tão grande que pode aplicar pressão para os pulmões, dificultando a respiração.

Cansaço

Se você experimentar mudanças, tais como sentimentos de extrema fraqueza, cansaço ou fadiga crônica, isso também poder ser um sinal precoce de um problema de fígado. Seu corpo está trabalhando duro para sua sobrevivência e uma das primeiras respostas é o cansaço.

Mais informações

O fígado sofre com toda nossa alimentação inadequada cheia de gorduras e, em alguns casos, com o abuso do consumo de álcool, um dos principais causadores de problemas nesse órgão tão fundamental para nossa sobrevivência.

Para te ajudar a cuidar desse órgão, veja alguns de nossos artigos sobre alimentos para cuidar do fígado e garantir seu funcionamento correto.

Este Post te ajudou?
  
  • figado sensivel
  • pele sensivel fígado
  • figado sensivel ao toque
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: