As melhores dicas para aliviar os sintomas de ansiedade
Os problemas de ansiedade afetam grande parte da população. Seja de forma pontual ou crônica é uma realidade comum por causa do ritmo de vida, nossas obrigações e pressões cotidianas.
Pois bem, a forma que agimos frente a essas pressões fará com que possamos confrontar com maior ou menor eficiência. São necessários recursos próprios, habilidades psicológicas e, além disso, alguma coisa que nos ajude a relaxar.
É aí que as infusões naturais sempre ajudam.
Então hoje nós vamos conhecer quais são as plantas que podem nos ajudar a aliviar a ansiedade leve, essa que nos “visita” com tanta frequência e deve ser tratada para que não se torne um problema crônico.
Onagra, a planta da mulher
Pode encontrar onagra em lojas naturais ou em farmácias especializadas. É muito benéfica para a saúde, vamos conhecer alguns dos seus benefícios para a saúde e depois como preparar um chá delicioso.
– A onagra é muito adequada para tratar a ansiedade leve, já que seus ácidos graxos essenciais regulam a atividade do sistema nervoso.
– É muito adequada também para facilitar digestões, algo muito importante quando passamos estados de ansiedade bastante intensos onde é difícil digerir a comida e sofremos diarreia ou constipação.
– Ajuda a desintoxicar o organismo.
Ingredientes
3 Colheres de onagra seca (30 g)
1 Litro de água
1 colher de mel (25 g)
Preparação
É muito simples, só tem que ferver a onagra no litro de água. Deixe que fique em ebulição por cerca de 15 a 20 minutos e então deixe repousar por 10 minutos.
Adoce com o mel e beba uma primeira xícara no café da manhã, outro depois do almoço, outra no meio da tarde e outra depois do jantar.
Os benefícios da erva-de-são-joão
A erva-de-são-joão é uma planta que tem sido utilizada desde a antiguidade para tratar a ansiedade e a depressão. Dentro da medicina natural é muito apreciada porque seus benefícios foram avaliados por muitos estudos, sendo efetiva para regular inclusive o transtorno afetivo estacional.
– Trata a insônia
– Melhora os sintomas da síndrome premenstrual, assim como a sintomatologia associada com a menopausa.
– Podemos consumir seu extrato (Azeite essencial ou cápsulas), o qual encontramos em farmácias ou lojas naturais com o nome de hipericina. A quantidade recomendada é entre 200 e 300 miligramas dessa erva ao dia.
– Também podemos encontrar as bolsinhas para infusão em lojas naturais. É recomendado tomar a infusão 2 vezes ao dia para obter bons resultados.
Uma combinação infalível: Melissa e Lavanda
De um sabor agradável e essência delicada. A simples combinação de melissa e lavanda nos ajuda a reduzir a ansiedade e regular as palpitações e o nervoso.
– São muito efetivas para equilibrar os estados de ansiedade moderados, assim como para melhorar nosso descanso por noites.
Ingredientes
1 Colher de melissa (5 g)
1 Colher de lavanda (5 g)
1 Copo de água (200 ml)
Preparação
Pode encontrar essas duas plantas para ferver em qualquer loja natural. Para preparar o chá procure utilizar sempre uma chaleira de porcelana, visto que as de metal não conservam tão bem os azeites essenciais das plantas.
Uma vez que a água estiver em ebulição, adicione a melissa e a lavanda para que fervam por 15 ou 20 minutos.
Tome 2 xícaras de chá por dia antes das refeições.
Alimentos que combatem a ansiedade
Vamos conhecer agora alguns alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da ansiedade.
Leite, ovos e derivados
Esses alimentos são ricos em triptofano, um aminoácido que alivia os sintomas de ansiedade. Uma vez no cérebro, o triptofano aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade.
-
Links que recomendamos:
- 5 propriedades e benefícios do leite
- 8 benefícios e usos do ovo para pele e cabelos
Carboidratos
Os carboidratos, encontrados nos cereais em sua forma simples e integral e das frutas adocicadas, também pode ajudar a combater a ansiedade. Eles aumentam o nível de açúcar no sangue, dando energia, proporcionando bem-estar e disposição . Alimentos como pães, aveia, arroz, massas, batata, mel, feijão, jabuticaba, uvas, maçãs fazem parte desse grupo alimentar.
-
Links que recomendamos:
- Carboidratos: Realmente existe o bom e o ruim?
- Dieta do carboidrato: perca peso de forma saudável
- Carboidratos, gorduras e proteínas: Realmente fazem mal ao nosso corpo?