12 alimentos para desobstruir veias e artérias
Muitas doenças cardiovasculares podem ser impedidas e controladas. Como? Através de uma dieta saudável e equilibrada. Consumir certos alimentos saudáveis ajuda a limpar as artérias e veias naturalmente, a fim de proteger-nos contra a pressão arterial alta, colesterol elevado e da aterosclerose, que se não forem controlados podem levar a problemas do coração.
Alguns dos alimentos que comemos todos os dias podem ser prejudiciais para a nossa saúde e levar ao entupimento nossas artérias, reduzindo a sua capacidade de trabalhar e enfraquecer a circulação sanguínea, um problema que se estendido ao longo do tempo pode levar a todos os tipos de doenças cardíacas e até mesmo ataques coração.
Manter nossos vasos sanguíneos limpos é uma ação que pode trazer grandes benefícios para a nossa saúde, bem como reduzir as chances de doenças cardíacas, pois ajuda a eliminar as toxinas do nosso corpo e aumentar a elasticidade das suas paredes, reforçando assim o nosso sistema circulatório e a saúde de todos os órgãos do corpo.
Alimentos para limpar veias e artérias
Gostaria de saber quais os alimentos comer para conseguir esse efeito? Hoje lhe trazemos uma lista de alimentos para limpar artérias naturalmente. Eles são todos saudáveis e deliciosos, por isso não há desculpa para não consumi-los.
Alho
O alho tem sido usado como tempero para os alimentos e como remédio natural desde muitos anos. Ele é rico em antioxidantes que combatem os radicais livres no corpo e ajudam a reduzir os níveis de lipoproteína de baixa densidade, ou LDL, conhecido como mau colesterol. Ao mesmo tempo, tem sido demonstrado que aumenta os níveis de colesterol bom ou de lipoproteínas de alta densidade, ajudando a aumentar o fluxo de sangue e a diminuir a pressão sanguínea.
-
Links que recomendamos:
- Os incríveis benefícios do alho para a saúde
- 12 poderosos remédios caseiros com alho
- Alho negro: um alimento ainda mais poderoso que o alho comum
Aveia
A fibra da aveia é baixa em carboidratos e pode absorver sete vezes o seu peso em água. Uma pesquisa publicada por uma equipe da Universidade Tufts (EUA), mostrou que esta simples refeição também reduz a capacidade do colesterol para ficar nas paredes das artérias, previne a formação de aterosclerose e o risco de doenças cardíacas.
-
Links que recomendamos:
- 6 benefícios da aveia e qual a melhor forma de consumir
- Receita saudável: aprenda a fazer o leite de aveia
- Smoothie de aveia e banana para baixar o colesterol alto
Suco de romã
Em um estudo apresentado na “Proceedings of the National Academy of Sciences”, em 2005, os pesquisadores de Nápoles, na Itália, descobriram que os níveis de antioxidantes no suco de romã são mais elevados do que em outros sucos, incluindo amora-preta, mirtilo e laranja. Depois de analisar o suco em camundongos, eles descobriram que é um ótimo remédio para veias entupidas e para prevenir danos das artérias e a aterosclerose.
Maçã
As maçãs são ricas em pectina, uma fibra que se liga ao colesterol, além disso, contêm flavonoides que reduzem o risco de doença cardíaca em até 50% quando consumidas regularmente.
-
Links que recomendamos:
- Maçã: benefícios dessa poderosa fruta para o nosso organismo
- Vinagre de maçã: 5 razões para consumi-lo com frequência
- Benefícios da casca da maçã para emagrecer
Peixes oleosos
Peixes oleosos contêm ácidos graxos ômega-3, que o nosso corpo necessita para um melhor desempenho e que também age como um remédio para veias, ajudando a desobstrui-las naturalmente. Dentre os tipos de peixes oleosos incluem salmão, cavala, atum, truta, arenque e sardinha.
Frutos secos
Os frutos secos também são ricos em gorduras monoinsaturadas e ácidos graxos ômega-3. Avelãs, amêndoas, nozes e amendoim podem ser consumidos como lanches, adicionados a saladas ou outros pratos em sua dieta diária.
Cúrcuma
O polifenol é uma das principais substâncias da cúrcuma. Esse composto tem provado ser um excelente cardioprotetor, com mais de 30 estudos que demonstram este fato. Um estudo descobriu que a curcumina, outra substância presente na cúrcuma, previne danos associados ao bloqueio das artérias, por isso, é considerada um remédio para veias e artérias entupidas.
Azeite de oliva
Usar o azeite de oliva azeite prensado a frio ajuda a dar sabor aos alimentos e pode reduzir o risco de doença cardíaca, de acordo com SixWise.com, um boletim informativo que inclui informações de peritos e especialistas em saúde. O azeite é uma gordura monoinsaturada e é menos provável à oxidação, isso é bom porque o colesterol oxidado pode formar placas nas paredes de suas artérias.
-
Links que recomendamos:
- 12 benefícios do azeite de oliva para a saúde
- Suco de gengibre e limão para reduzir o colesterol ruim
- Dicas para baixar os níveis de triglicerídeos altos
Abacate
O abacate é uma fruta rica em gorduras monoinsaturadas. Estas gorduras também não são oxidados no organismo e não aumentam o risco de aterosclerose ou formação de placas nas artérias.
Sementes de gergelim
As sementes de gergelim são, provavelmente um dos super alimentos mais subestimados no planeta. Tem sido demonstrado que elas possuem uma excelente substância cardioprotetora, ideal para prevenir a progressão da aterosclerose. Um estudo descobriu que era capaz de impedir a formação de lesões ateroscleróticas.
Tomate
O tomate é rico em licopeno, um antioxidante que reduz as taxas de colesterol LDL e o impede de aderir às artérias. Incluir os tomates em sua alimentação diária, pode reduzir o risco de formação de placas nas artérias.
Espinafre
Este vegetal verde é rico em vitaminas A e C. Em conjunto, estas vitaminas evitam a oxidação do colesterol e reduzem o risco de aterosclerose, sendo um bom remédio para veias e artérias obstruídas.
-
Links que recomendamos:
- Dicas para prevenir doenças cardiovasculares
- 10 super alimentos com benefícios para o coração
- Dicas para prevenção de doenças cardiovasculares
Mais informações
Além de adicionar esses alimentos à sua dieta diária, é preciso também mudar sua alimentação para eliminar alimentos ricos em gordura e praticar atividades físicas no mínimo trinta minutos por dia, durante cinco dias na semana.