Violeta genciana: Como usá-la para matizar e colorir o cabelo?
É normal querer mudar seu visual, mesmo que por apenas alguns dias. Talvez, na verdade, você não queira tentar algo muito arriscado ou permanente. É por isso que você tem a possibilidade de tingir seu cabelo em um belo tom com a violeta genciana.
Tingir o cabelo com violeta de genciana é mais simples do que você imagina. Este é um segredo que lhe dará uma cor divertida em seu cabelo. No entanto, durará apenas alguns dias e, em seguida, você poderá retornar à sua cor habitual.
O que é violeta genciana?
Violeta genciana é um corante antisséptico derivado de um medicamento antifúngico. Ele é usado, principalmente, no tratamento da candidíase. No entanto, também pode tratar outras infecções fúngicas da pele como micose ou pé de atleta, por exemplo. Além disso, também tem efeitos antibacterianos fracos e pode ser usado em queimaduras, pequenos cortes e arranhões para prevenir a infecção.
Para que serve a violeta genciana?
A violeta genciana é um medicamento usado no combate de fungos, mas muita gente também passou a usar este produto para colorir os cabelos. A violeta genciana, como o nome sugere, tem uma cor violeta intensa, mas é usada para clarear o cabelo ou pintá-lo de roxo. Vejamos abaixo como usar este produto no cabelo e, após, como usar o medicamento violeta genciana.
Como usar a violeta genciana?
A violeta genciana no cabelo pode ser usada de 3 maneiras diferentes:
- – Misturada numa máscara branca
- – No shampoo ou condicionador
- – Diluída na água
Para isso, você também vai precisar de:
- – Um par de luvas para evitar sujar as mãos. Você também deve usar jornal ou plástico, para cobrir a área onde você aplicará o produto
- – Um recipiente de plástico para preparar a mistura
- – Shampoo, condicionador ou máscara capilar
- – Um pincel
- – Um conta gotas (opcional, para ter mais segurança para contar as gotas do produto)
No entanto, antes de usar este produto, faça um teste para ver qual a medida certa e segura para o seu cabelo. Por isso, acrescente apenas uma gota e vá testando em uma mecha de cabelo, depois, vá aumentando até achar a coloração que deseja. Mas lembre-se, quanto mais gotas colocar, mais roxo o cabelo pode ficar e, se quiser clarear, use o mínimo possível.
Além disso, a quantidade de gotas usadas do produto também depende do modo que for usar para aplicar nos cabelos. Vejamos abaixo como usar a violeta de genciana no cabelo e a quantidade correta.
Como matizar o cabelo com violeta genciana?
Caso você tenha clareado o cabelo e ele ficou amarelado com o passar do tempo, é possível matizar os fios com a violeta genciana. Para isso, você deve usar bem pouco desse produto, caso contrário, vai ficar com o cabelo roxo. Além disso, aconselhá-se hidratar os cabelos após o uso do produto.
Como dito, você pode matizar seu cabelo usando a violeta genciana de 3 jeitos:
Violeta genciana com creme capilar
Para usar na raiz do cabelo, misture apenas 1 gota de violeta genciana para duas colheres de sopa bem cheias de um creme capilar. Você pode fazer a mistura para a raiz e aplicar quando estiver perdendo a cor. Já no comprimento do cabelo você pode usar 1 gota para três colheres de sopa de creme.
Use a quantidade de creme de acordo com o tamanho do seu cabelo e aplique a mistura no cabelo com a ajuda de um pincel. Após, deixe agir por uns 3 minutos e lave por completo. O tempo que deixar agir também influencia no tom da coloração.
Violeta genciana com shampoo ou condicionador
Você pode também usar a violeta genciana no shampoo. Para isso, coloque num pote o conteúdo de um frasco de shampoo ou condicionador (de 300 ml) e misture até 8 gotas de violeta genciana. Após, basta usar o shampoo como está acostumada… com os cabelos molhados, use a quantidade que dê para passar em todo se cabelo, deixe por uns 3 minutos e lave bem. Além disso, você pode guardar o conteúdo da mistura e utilizar sempre que achar necessário.
Violeta genciana com água
Na água, basta adicionar 2 a 3 gotas de violeta genciana para 1 litro de água e misturar bem. Depois aplique nos cabelos e deixe por 1 minuto antes de lavar o cabelo por completo.
Como pintar o cabelo com violeta genciana?
Para aplicar violeta genciana e tingir seu cabelo de roxo, você precisa primeiro descolori-lo para um amarelo muito claro. Se estiver amarelo brilhante, a cor não ficará boa.
Uma vez que seu cabelo esteja descolorido, você pode usar uma das 3 técnicas ensinadas acima para pintar o cabelo com violeta genciana. No entanto, para pintura, a quantidade de gotas utilizadas da violeta genciana deve ser maior.
A quantidade dependerá da intensidade da cor que você deseja obter. Portanto, aconselha-se também, fazer um teste em uma mecha até obter a coloração desejada. Mas você pode seguir a seguinte regra: 10 gotas a cada 3 colheres de sopa de creme, 25 gotas a cada 300 ml de shampoo ou condicionador e 20 gotas a cada 1 litro de água.
Após aplicar o produto e retirá-lo, aconselha-se também fazer um hidratação, pois o mesmo pode ficar um pouco ressecado.
Como tirar violeta genciana do cabelo?
Caso você tenha pintado o cabelo com a violeta genciana e não gostou do resultado, ou ainda, se foi apenas matizar seu cabelo e acabou deixando-o roxo, é possível retirar o produto do cabelo. Mas como os tons podem ficar muito diferentes, pois na matização deve ficar um roxo leve e na pintura um mais escuro, as dicas para retirar o produto são diferentes.
Como retirar violeta genciana após a matização
A solução para isso é bem simples, você pode deve usar um shampoo anti-resíduos e vinagre de maçã.
Para retirar a violeta genciana do cabelo, molhe-o e aplique o vinagre de maçã em todo seu comprimento. Deixe por uns 5 minutos e enxágue totalmente os fios. Após, é hora de usar o shampoo anti-resíduos. Aplique-o por todo o cabelo e deixe agir de 10 a 15 minutos antes de retirar.
Como retirar violeta genciana após a pintura
Após a pintura, com o cabelo num tom bem mais escuro, você vai precisar de pastilha de vitamina C e também shampoo anti-resíduos. Amasse a pastilha até virar um pó e misture no shampoo. Depois, basta aplicar em todo o cabelo (já molhado) e deixar agir de 10 a 20 minutos.
Feito qualquer um dos processos acima, é necessário realizar uma boa hidratação capilar para garantir que seu cabelo fique saudável e bonito.
Como tirar violeta genciana da pele?
Como dissemos, a violeta genciana mancha tudo de roxo e, principalmente, sua pele. Por isso, vamos te ensinar a retirar o produto da pele. Para isso, você pode usar álcool isopropílico ou vodka.
Molhe uma bola de algodão no álcool ou na vodka e passe na pele manchada até sair todo roxo. No entanto, use o álcool apenas na mão, braço.. e evite usá-lo no rosto. Para a pele do rosto, é mais indicado o uso da vodka.
A violeta genciana estraga o cabelo?
O uso da violeta genciana pode deixar os cabelos secos, pois tem álcool em sua composição. Mas basta fazer uma boa hidratação após o uso do produto para evitar esse problema. Além disso, uma dica é deixar o frasco de violeta genciana aberto por um dia ou dois para que o álcool evapore e prejudique menos os fios.
Precauções para usar a violeta genciana
Você tem que saber que este produto não só pode pintar seu cabelo. Também pode manchar suas roupas, mãos, rosto etc. Na verdade, se você acidentalmente tingir suas roupas, dificilmente você pode remover a mancha. Portanto, tenha muito cuidado e prefira aplicar o produto usando roupas velhas e uma capa para proteger-se.
É aconselhável usar também toalhas velhas que possam ser manchadas, luvas, jornais, tecidos, etc. Finalmente, é recomendado que você use recipientes que você pode jogar fora depois.
Prós e contras da violeta genciana
Prós:
- – Super barato
- – Na aplicação, você já pode ver a diferença
- – Você pode controlar a cor desejada
Contras:
- – A violeta de genciana mancha tudo. Você precisa tomar cuidado duplo ao manipulá-lo, caso contrário você pode manchar suas roupas, suas coisas… Se cair em você, vai fazer uma tremenda bagunça e é muito inconveniente
Violeta genciana para candidíase
Este medicamento antifúngico é muito usado no tratamento da candidíase. A candidíase é é uma infecção fúngica causada por fungos que pertencem ao gênero Candida. Existem mais de 20 espécies de fungos Candida que podem causar infecção em humanos, sendo a mais comum a Candida albicans.
Os fungos Candida normalmente residem no trato intestinal e podem ser encontradas nas membranas mucosas e na pele sem causar infecção. No entanto, o crescimento excessivo desses organismos pode causar uma infecção fúngica. Os sintomas da candidíase variam dependendo da área do corpo que está infectada.
Como usar violeta genciana para tratar candidíase
Antes de usar este medicamento, siga todas as instruções na embalagem do produto. Se você não tiver certeza sobre qualquer informação, consulte seu médico ou farmacêutico.
Antes de usar, limpe a área afetada, lave bem e seque. Certifique-se de que a área esteja seca antes de usar este medicamento. Usando um cotonete para evitar manchar suas mãos, aplique violeta de genciana na área afetada, geralmente uma ou duas vezes por dia ou conforme indicado pelo seu médico. Aplique apenas na área afetada e evite envolver a pele saudável.
Lave as mãos imediatamente após o uso, a menos que a área a ser tratada inclua as mãos. Evite colocar o produto em seus olhos. Se a medicação entrar em contato com seus olhos, lave a área imediatamente com água limpa por pelo menos 15 minutos. Além disso, procure atendimento médico se seu olho ficar irritado.
Não cubra a área tratada com o medicamento com bandagens plásticas ou impermeáveis. Cobrir a área pode aumentar o risco de irritação da pele.
Outros cuidados com o uso da violeta genciana
Este produto é para uso somente na parte externa do corpo. Não aplique dentro da boca, nariz ou ouvidos, a menos que indicado pelo seu médico. Este medicamento é um corante e mancha a pele e a roupa. Não aplique nas feridas abertas (úlceras da pele). Isso pode causar manchas permanentes da pele.
Se o seu médico prescreveu esta medicação para áreas da boca, você deve ter cuidado para não engolir a medicação. Por isso, se você tiver alguma dúvida sobre o uso adequado, pergunte ao seu profissional de saúde.
Use este medicamento regularmente para obter o maior benefício dele. Para ajudá-lo a lembrar, use-o ao mesmo tempo todos os dias. Se o seu médico prescreveu este medicamento, continue a usá-lo até que a quantidade total prescrita seja concluída, mesmo que os sintomas melhorem após alguns dias. Parar o medicamento muito cedo pode permitir que a infecção retorne.
Informe o seu médico se a condição não melhorar em 3 dias ou se piorar. Se você acha que pode haver um sério problema médico, procure atendimento médico imediato.
Efeitos colaterais da violeta genciana
Vermelhidão, inchaço ou irritação no local da aplicação podem ocorrer. Se algum destes efeitos persistirem ou piorarem, contate o seu médico ou farmacêutico imediatamente.
Se o seu médico o orientou a usar este medicamento, lembre-se de que julgou que o benefício para você é maior que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que usam este medicamento não têm efeitos colaterais graves.
Pare de usar este medicamento e informe o seu médico se você tem novos sinais de uma infecção da pele, como calor, sensibilidade ou pus, por exemplo.
Pare de usar este medicamento e informe o seu médico imediatamente se ocorrer feridas na pele, pois este pode ser um efeito colateral raro e grave.
As úlceras da pele são mais propensas a se desenvolver quando a medicação é aplicada nas dobras cutâneas (por exemplo, entre os dedos, abaixo dos seios). Portanto, tenha o cuidado de aplicar apenas uma pequena quantidade nas áreas de dobra da pele. Além disso, deixe a área secar completamente antes de calçar os sapatos ou a roupa.
Uma reação alérgica muito grave a este produto é rara. No entanto, procure assistência médica imediatamente se notar qualquer um dos seguintes sintomas de uma reação alérgica grave:
- – Erupção cutânea
- – Comichão
- – Inchaço (especialmente da face, língua, garganta)
- – Tonturas graves
- – Dificuldade em respirar
Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos colaterais. Se notar outros efeitos não listados acima, contacte o seu médico ou farmacêutico.
Precauções e avisos
Antes de usar a violeta genciana, informe o seu médico ou farmacêutico se você é alérgico a ela, a outros corantes ou se você tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Portanto, fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.
Se você tem uma certa doença metabólica, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de usar este produto.
Além disso, informe o seu médico se estiver grávida antes de usar este medicamento. É improvável que este produto passe para o leite materno. Consulte o seu médico antes de amamentar quando estiver usando a violeta genciana.
Preço da violeta genciana
A genciana violeta é um produto de venda livre que pode ser encontrado em qualquer farmácia. Você ainda pode comprar em lojas pela internet e custa bem barato. Um frasco com 30 ml custa de 3 a 5 reais.
-
Links que recomendamos:
- 10 incríveis máscaras caseiras de hidratação para cabelos secos
- Benefícios e receitas da hidratação com maizena para cabelos
- Cronograma Capilar: Como funciona, como fazer e quais produtos utilizar
Conclusão
Você se interessou pelo uso da violeta genciana para deixar seu cabelo com uma aparência mais bonita? Aproveite e tente usá-la, pois é um produto barato e de fácil aplicação. Além disso, como vimos, caso não goste do resultado, é possível retirar o produto facilmente dos cabelos.