Quando não é aconselhável fazer exercício
O exercício físico é um requisito essencial se quisermos manter tanto o nosso corpo e mente em ótimas condições, porque ajuda a prevenir doenças como diabetes ou hipertensão e nos permite manter a ansiedade e o estresse.
No entanto, apesar de seus muitos benefícios, há momentos em que temos de evitar a prática de exercício, porque pode ser prejudicial ao nosso corpo.
Febre e asma
– Resfriado: Neste caso, podemos sair para um passeio suave e evitar o exercício extenuante, porque pode nos fazer suar e, assim, agravar o nosso estado. Você também pode realizar alongamentos suaves.
– Febre: O início da febre indica que seu corpo está lutando contra uma infecção, por isso é melhor descansar para permitir que o corpo combata a doença. Se você se exercita com febre, pode ser que fique mais desidratado e esgotado fisicamente.
– Surto de asma: Apesar de a asma não ser um impedimento para a prática de exercício, se o foco se deve a uma infecção respiratória, você deve evitar fazer exercícios até que os sintomas desapareçam.
Fadiga e lesões
– Falta de sono: Se você não dormiu a noite toda não é aconselhável se exercitar, porque o seu corpo não descansou, e exercício só vai contribuir para te esgotar ainda mais.
– Lesões e dor: Quando você sofrer uma lesão ou dor muscular ou articular (devido ao exercício ou não), é necessário que você dê ao seu corpo tempo para se recuperar. Para fazer isso, você deve não praticar esporte durante alguns dias e começar a moderar a intensidade de exercícios.
Gravidez
As gravidas devem seguir as orientações de um especialista a respeito da prática de exercícios, para evitar complicações durante a gestação.