O quiabo é uma hortaliça de alto valor nutricional, que geralmente cresce em regiões tropicais e temperadas. Possui várias vagens verdes escuras medindo entre 5 e 15 centímetros de comprimento. Dentro das vagens estão suas sementes, que são pequenas e redondas.
Ele pode ser consumido de várias formas e, quando cozido, libera uma substância pegajosa que é usada até mesmo para fins estéticos.
Propriedades do quiabo
Uma das principais vantagens e benefícios do quiabo é que pode ser adicionado em dietas para perder peso, uma vez que só fornece 30 calorias por 100 gramas. Além disso, eles não contêm quantidades significativas de gordura, e o seu consumo não aumenta o colesterol no organismo.
Ele tem fibras e mucilagem, o que o torna uma excelente ajuda para combater a constipação porque esses componentes suavizam os alimentos, favorecendo a sua passagem através do sistema digestivo.
O quiabo é também uma excelente fonte de vitamina A, bem como antioxidantes e flavonoides. Tomados em conjunto, estes componentes são conhecidos por sua excelente ação para a visão e para manter em perfeito estado as membranas e mucosas da pele.
Ao consumi-lo estará ingerindo folato, um nutriente especialmente importante se você estiver pensando em engravidar, pois o folato ou ácido fólico ajuda a reduzir alguns problemas que podem ocorrer no tubo neural do bebê, causando problemas de saúde no momento do nascimento.
Também tem grande quantidade de vitamina C, que ajuda seu corpo a conseguir a imunidade a infecções e aumenta as defesas. Ele também tem ferro, tornando esta a planta ideal para pessoas que sofrem de anemia. Outro mineral importante nesse alimento é o cálcio, pelo qual ajuda a fortalecer os ossos e dentes, prevenido a osteoporose ou outras doenças ósseas no futuro.
Esse alimento é fonte de minerais como potássio, zinco, cálcio, ferro e magnésio, e contém proteínas, vitamina A, vitamina C, vitamina K, vitamina B9 e vitamina B6.
Benefícios do quiabo
Previne a diabetes
Um estudo publicado no Journal of Pharmacy em 2011, chegou à conclusão de que ratos diabéticos que foram alimentados com casca e pó de sementes de quiabo durante um período de 28 dias, tinham reduzido nomeadamente os seus níveis de açúcar no sangue, em comparação com o grupo que estava em outra dieta.
Especialistas atribuem este resultado ao elevado teor de fibra do quiabo, o que ajuda a estabilizar o açúcar no sangue através da regulação da velocidade com que o açúcar é absorvido a partir do trato intestinal.
- Links que recomendamos:
- Diabetes: Alimentos para prevenir a doença
- Remédios naturais para controlar ou evitar o diabetes
- Diabetes: como saber se tenho a doença?
Cuida da saúde dos olhos
Contém vitamina A e flavonoides antioxidantes, como o beta-caroteno, luteína e xantina. É um dos vegetais verdes com valores mais elevados destes antioxidantes. Estas propriedades são conhecidas para ajudar a fortalecer as células e são cruciais para a saúde dos olhos. A vitamina A também é necessária para manter os fluidos corporais da pele e membranas saudáveis. A vitamina A é importante para a pele também.
- Links que recomendamos:
- Os melhores alimentos para cuidar dos olhos
- Como evitar os olhos secos
- 3 cuidados para a higiene dos olhos
Combate o colesterol
A parte viscosa do quiabo adere-se ao colesterol ruim e a bile ajudando a eliminá-lo pela filtração do fígado. Além disso, sua fibra dietética também é útil na redução dos níveis de colesterol e dos níveis de triglicerídeos.
- Links que recomendamos:
- Frutas indicadas em uma dieta para colesterol alto
- Suco de gengibre e limão para reduzir o colesterol ruim
- Smoothie de aveia e banana para baixar o colesterol alto
Reduz a pressão arterial
A semente de quiabo contém ácido oleico (o mesmo ácido graxo encontrado no óleo de canola e óleo de oliva), o que é excelente para a redução dos níveis de pressão arterial.
- Links que recomendamos:
- Alimentos que ajudam a baixar a pressão arterial
- Os melhores remédios caseiros para controlar a hipertensão
- 5 maneiras de utilizar o alho para tratar a hipertensão
Bom para as articulações
O consumo de quiabo alivia dores nas articulações. Esse alimento é também considerado bom para a artrite reumatoide, lúpus e fibromialgia.
- Links que recomendamos:
- Dicas para aliviar a dor nas articulações
- Dicas para aliviar a artrite com remédios naturais
- Alimentos para aliviar a fibromialgia
Trata doenças digestivas
É um vegetal que ajuda a curar muitas doenças digestivas e pode prevenir úlceras do estômago. O pH alcalino do quiabo neutraliza os ácidos digestivos e previne úlceras gastro-intestinais. Sua excepcional capacidade antiácida também ajuda a criar uma camada defensiva no trato digestivo.
- Links que recomendamos:
- Os melhores alimentos que ajudam na digestão
- Dicas para ter uma boa digestão
- 5 maus hábitos que causam indigestão e refluxo gástrico
Previne o câncer
Sua grande quantidade de fibra insolúvel é boa para o trato intestinal, o que ajuda na prevenção do câncer de cólon ou câncer colorretal. Ele é também utilizado para proteger contra a propagação de tumores malignos.
- Links que recomendamos:
- 10 alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama
- Alimentos que ajudam a reduzir o risco de câncer
- Ervas e especiarias que ajudam a prevenir o câncer
Laxante natural
Dentre as propriedades do quiabo, destaca-se seu poder laxante, além disso, por ser rico em fibra e água, torna-se um ótimo aliado para prevenir a constipação intestinal.
- Links que recomendamos:
- 10 laxantes naturais para combater a prisão de ventre
- Os melhores laxantes naturais
- Ameixas, um laxante natural
Rico em folato
O conteúdo de folato do quiabo é responsável pela prevenção de defeitos congênitos, por isso, é um vegetal recomendado durante o período pré-concepção.
Aumenta a imunidade
Por ser rico em vitamina C, esse alimento ajuda a aumentar nossa imunidade naturalmente, o que impede resfriados, gripes e infecções.
- Links que recomendamos:
- Alimentos para fortalecer o sistema imunológico naturalmente
- As 6 melhores plantas medicinais que aumentam a imunidade
- Hábitos comuns que danificam nosso sistema imunológico
Mais informações
O quiabo é completamente saudável e não possui efeitos colaterais. Pelo contrário, ele é carregado com suplementos nutricionais, que estão disponíveis para todos de maneira totalmente natural.