Depo Provera engorda? Veja sua bula, como tomar e efeitos colaterais

Depo Provera engorda? Veja sua bula, como tomar e efeitos colaterais

Existem vários medicamentos contraceptivos no mercado e, apesar de seu uso ser comum, ainda há muitas dúvidas em relação a eles. Hoje, vamos falar de um tipo desses medicamentos, que é o Depo Provera, apresentando sua bula, indicações e efeitos colaterais.

Depo Provera bula

Apresentação de Depo Provera injetável, uso adulto. Laboratório Pfizer.

Depo Provera 150 mg/mL em embalagem contendo 1 frasco-ampola com 1 mL de suspensão injetável.

Composição: Cada mL de Depo® Provera® 150 mg suspensão injetável contém:

  • – 150 mg de acetato de medroxiprogesterona
  • – Excipientes: macrogol, polissorbato 80, cloreto de sódio, metilparabeno, propilparabeno, hidróxido de sódioa, ácido clorídricoa, água para injetáveis
  • – a = para ajuste de pH

Depo Provera para que serve?

Depo Provera

Depo Provera é uma progestina (uma forma de progesterona), um hormônio feminino que ajuda a regular a ovulação (a liberação de um ovo de um ovário) e os períodos menstruais. Este medicamento é semelhante à progesterona que seu corpo produz naturalmente e é usado para substituir o hormônio quando seu corpo não está fabricando o suficiente.

Este medicamento tem vários usos. Depo Provera é usado para tratar condições como períodos menstruais ausentes ou irregulares ou sangramento uterino anormal.

Em mulheres que não estão grávidas e que não estão passando pela menopausa, esta medicação é usada para tratar hemorragia anormal do útero e para restaurar períodos menstruais normais em mulheres que deixaram de ter por vários meses (como em casos de amenorreia).

Também é utilizado como parte da combinação de terapia de reposição hormonal com estrogênios para reduzir os sintomas da menopausa (por exemplo, ondas de calor).

Depo Provera também é usada para diminuir o risco de hiperplasia endometrial (uma condição que pode levar ao câncer uterino) enquanto toma estrogênios.

Outro de seu uso é para prevenir o excesso de crescimento no revestimento do útero em mulheres pós-menopáusicas que estão recebendo terapia de reposição de hormônio estrogênio.

Como usar Depo Provera?

Leia atentamente a bula deste medicamento antes de começar a usá-lo e cada vez que você recebe uma dose. Se você tiver alguma dúvida, consulte seu médico ou farmacêutico.

Tome este medicamento por via oral, conforme indicado pelo seu médico. Acompanhe cuidadosamente o cronograma de dosagem. Pergunte ao seu médico se tiver alguma dúvida. A dosagem é baseada em sua condição médica e resposta à terapia.

Para uso em terapia combinada de reposição hormonal com estrogênios, tome esta medicação geralmente uma vez por dia, durante o número prescrito de dias por mês, conforme indicado.

Para o tratamento de períodos menstruais interrompidos (amenorreia) e hemorragia anormal do útero, tome esse medicamento geralmente uma vez por dia durante 5-10 dias durante a segunda metade do ciclo menstrual planejado ou conforme indicado pelo seu médico. O sangramento de retirada geralmente ocorre dentro de 3-7 dias após você parar de tomar a medicação.

Este medicamento pode fazer com que você tenha resultados incomuns com certos exames médicos. Diga a qualquer médico que o trate que está tomando Depo Provera.

Caso esqueça uma dose do medicamento, tome-a assim que se lembrar. Ignore a dose perdida se estiver quase na hora da próxima dose agendada. Não tome medicamentos extras para compensar a dose perdida.

Tenha exames físicos regulares e faça mensalmente o auto-examine de seus seios em busca caroços ao usar Depo Provera. Informe o seu médico se a sua condição não melhorar ou se agravar.

Mantenha todas as consultas com o seu médico e o laboratório ao usar este medicamento. Você deve ter um exame físico completo que inclua medidas de pressão sanguínea e exames mamários/pélvicos em intervalos regulares (por exemplo, uma vez por ano) ou conforme indicado pelo seu médico.

Siga as instruções do seu médico sobre como examinar seus próprios seios e relate qualquer anormalidade imediatamente. Você também deve ser regularmente testada para câncer de colo do útero (por exemplo, teste de Papanicolau) e ter mamografias periódicas, conforme determinado pelo seu médico. Consulte seu médico para obter mais detalhes.

Injeção Depo Provera

Depo Provera

A forma injetável de Depo Provera só deve ser administrada por um profissional de saúde em um local apropriado. O recipiente deve ser agitado bem antes de cada injeção. Depo Provera é administrada por injeção em um músculo (parte superior do braço ou nádega) conforme indicado pelo seu médico uma vez a cada 3 meses (13 semanas).

A primeira injeção deve ser administrada durante os primeiros 5 dias do período menstrual para garantir que você não está grávida. Se você teve um filho recentemente, a primeira injeção deve ser administrada dentro de 5 dias após o parto, se você não está amamentando e durante a sexta semana após o parto se estiver a amamentar. Converse com seu médico sobre o melhor momento para agendar sua primeira injeção.

Antes de usar, verifique este produto visualmente para detectar partículas ou descoloração. Se estiver presente, não use o líquido. Armazene e descarte suprimentos médicos de forma segura.

É muito importante que você tenha uma injeção a cada 3 meses. Se mais de 13 semanas passar entre as injeções, você pode engravidar. Você pode precisar de um teste de gravidez para garantir que não está grávida antes de receber outra injeção. Outros métodos de controle de natalidade (por exemplo, diafragma ou preservativo) devem ser usados ​​para protegê-la de engravidar até que você possa obter a próxima injeção.

O que devo evitar enquanto tomo Depo Provera?

Evite fumar enquanto estiver tomando este medicamento. Fumar aumenta o risco de coágulos sanguíneos.

Que outras drogas podem interferir com Depo Provera?

Outros medicamentos podem interagir com a Depo Provera, incluindo medicamentos prescritos e de venda livre, vitaminas e produtos à base de plantas. Informe cada um de seus médicos ou profissionais de saúde sobre todos os medicamentos que você usa agora e qualquer medicamento que você comece ou pare de usar.

Alguns medicamentos que podem interagir com Depo Provera incluem: aminoglutetimida, drogas que afetam as enzimas do fígado que removem medroxiprogesterona do seu corpo (tais como a rifampicina, erva de São João, antifúngicos incluindo itraconazol, certos medicamentos antiepilépticos, incluindo carbamazepina/fenobarbital/fenitoína).

Esta medicação pode afetar os resultados de certos testes de laboratório. Verifique se o pessoal do laboratório e todos os seus médicos sabem que você usa este medicamento.

Depo Provera engorda?

Depo Provera pode causar o ganho de peso devido a retenção de líquidos, que é comum para vários anticoncepcionais. Por isso, recomenda-se seguir uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos regulares para evitar esse problema.

Depo Provera efeitos colaterais

Depo Provera

Os efeitos colaterais comuns de Depo Provera podem incluir:

  • – Manchas ou sangramento
  • – Mudanças em seus períodos menstruais
  • – Prurido vaginal ou descarga
  • – Dor de cabeça, tonturas, sensação nervosa ou deprimida
  • – Contusões ou inchaço das veias
  • – Sintomas do tipo pré-menstrual (inchaço, retenção de líquidos, mudanças de humor)
  • – Problemas de sono (insônia)
  • – Prurido, erupção cutânea, acne, crescimento do cabelo, perda de cabelo no couro cabeludo
  • – Desconforto no estômago, inchaço, náusea
  • – Ganho de peso
  • – Mudanças na visão e dificuldade em usar lentes de contato

Sintomas de efeitos colaterais que merecem atendimento médico de urgência incluem:

  • – Sangramento vaginal se você já passou pela menopausa
  • – Sentimento de cabeça leve, como você pudesse desmaiar
  • – Caroço nos seios
  • – Sintomas de depressão (problemas de sono, tonturas, mudanças de humor, dor de cabeça)
  • – Febre sem motivo aparente
  • – Icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos)
  • – Inchaço em suas mãos, tornozelos ou pés
  • – Sintomas de ataque cardíaco: dor ou pressão no peito, dor se espalhando para o maxilar ou ombro, náuseas, transpiração
  • – Sinais de um acidente vascular cerebral: dormência repentina ou fraqueza (especialmente em um lado do corpo), dor de cabeça severa repentina, fala arrastada, problemas de visão ou equilíbrio
  • – Sinais de coágulo no pulmão: dor no peito, tosse súbita, sibilância, respiração rápida, tosse com sangue
  • – Sinais de coágulo sanguíneo na perna: dor, inchaço, calor ou vermelhidão em uma ou ambas as pernas

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver quaisquer sinais de reação alérgica Depo Provera: dificuldade ao respirar inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Pode ocorrer perda da densidade mineral óssea (osteoporose) em mulheres na pré-menopausa (período entre a primeira e a última menstruação) que utilizam Depo Provera injetável por longo-prazo. Converse com seu médico sobre formas de evitar esse problema.

Ao usar Depo-Provera por um período prolongado a menstruação pode demorar para voltar ao normal e a fertilidade pode demorar mais de 1 ano para ser restabelecida.

Lembre-se de que seu médico prescreveu este medicamento porque julgou que o benefício para você é maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas utilizam esta medicação e não têm efeitos secundários graves.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para o seu médico para aconselhamento médico sobre efeitos colaterais.

Depo Provera contraindicações

É importante saber quem não deve tomar Depo Provera. Você não deve usar este medicamento se estiver grávida ou se tiver doença hepática, um câncer relacionado com hormônios, como câncer de mama ou uterina, história de acidente vascular cerebral ou coágulo sanguíneo ou sangramento vaginal anormal que não tenha sido verificado por um médico.

A Depo Provera não deve ser usada para prevenir doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais ou demência. Este medicamento pode realmente aumentar o risco de desenvolver essas condições. O uso prolongado de Depo Provera pode aumentar seu risco de câncer de mama, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou coágulo sanguíneo. Fale com seu médico sobre seu risco individual.

Este medicamento não deve ser utilizado por mais de 2 anos, a menos que outros métodos de controle de natalidade não funcionem para você.

Precauções e advertências

Depo Provera

Antes de tomar Depo Provera, informe o seu médico ou farmacêutico se for alérgico a ele, ou se tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas.

Este medicamento não deve ser usado se você tiver certas condições médicas. Antes de usar este medicamento, consulte o seu médico ou farmacêutico se tiver: história de coágulos sanguíneos, história de sangramento no cérebro, doença hepática, câncer da mama ou em outros órgãos femininos, sangramento vaginal de uma causa desconhecida, perda de gravidez com alguns tecidos restantes no útero (aborto falhado), acidente vascular cerebral recente ou ataque cardíaco (dentro de 1 ano).

Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico sobre o seu histórico médico. Fale especialmente sobre: ​​histórico médico familiar (especialmente câncer de mama), doença renal, obesidade. Também sobre doença cardíaca (ataques cardíacos passados, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca congestiva). Além de pressão alta, convulsões, enxaquecas, asma, níveis sanguíneos elevados de colesterol/gorduras, depressão, diabetes ou derrames.

Este remédio pode deixá-lo tonto ou sonolento. Não conduza, use máquinas ou faça qualquer atividade que requer alerta até ter certeza de que pode executar essas atividades com segurança. Limite as bebidas alcoólicas.

Notifique previamente o seu médico se você ficará confinado a uma cadeira/cama por um longo período de tempo (por exemplo, durante um voo de avião longo). Talvez seja necessário parar a medicação por um tempo ou tomar precauções especiais devido ao aumento do risco de coágulos sanguíneos. Pergunte ao seu médico para obter mais detalhes.

Não fume. Fumar combinado com este medicamento aumenta ainda mais o risco de acidentes vasculares cerebrais, coágulos de sangue, pressão arterial alta e ataques cardíacos.

Esta medicação pode causar áreas manchadas e escuras no rosto e na pele (melasma). A luz solar pode piorar esse efeito. Limite seu tempo ao sol. Evite cabines de bronzeamento e luzes solares. Use protetor solar e use roupas protetoras quando estiverem ao ar livre.

Este medicamento não deve ser utilizado durante a gravidez porque pode prejudicar o feto, especialmente durante os primeiros 4 meses de gravidez. Se engravidar ou pensar que está grávida, informe o seu médico imediatamente.

Este medicamento passa para o leite materno e não deve ser utilizado durante a amamentação. Consulte o seu médico antes de amamentar.

Depo Provera preço

A caixa com dose única de Depo Provera 150 mg com Seringa custa de 30 a 40 reais. Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da quantidade.

Mais informações

Depo Provera é um anticoncepcional, geralmente, administrado de forma injetável, usado de 3 em 3 meses. Este medicamento não deve ser usado por longos períodos, pois pode favorecer a perda óssea, entre outros problemas. Siga a recomendação de seu médico ao fazer o uso de Depo Provera.