Conheça sua bula e saiba para que serve Hidralazina
A hidralazina, conhecida comercialmente como Apresolina ou Nepresol, trata-se de um fármaco que está disponível para uso oral e injetável, sendo usado para o tratamento da hipertensão arterial.
A hidralazina é utilizada isolada ou em combinação com outros medicamentos anti-hipertensivos. Também é usada para tratar a crise hipertensiva e a insuficiência cardíaca congestiva.
Hidralazina bula
Apresentação cloridrato de hidralazina, uso oral e adulto. Laboratório: Novartis.
Composição de hidralazina 25 mg.
- – cloridrato de hidralazina…………….25 mg
- – Excipientes: dióxido de silício, amido, povidona, estearato de magnésio, celulose microcristalina, copovidona, dióxido de titânio, macrogol, sacarose, talco, óxido férrico amarelo, hipromelose e palmitato de cetila.
Composição de hidralazina 50 mg.
- – cloridrato de hidralazina…………….50 mg
- – Excipientes: dióxido de silício, amido, povidona, estearato de magnésio, celulose microcristalina, copovidona, dióxido de titânio, macrogol, sacarose, talco, laca de eritrosina, hipromelose e palmitato de cetila.
Para que serve hidralazina
A hidralazina é uma medicação anti-hipertensiva usada para tratar a pressão arterial elevada. É um vasodilatador arterial periférico e causa relaxamento dos vasos sanguíneos que transportam o sangue para longe do coração e para os órgãos e tecidos.
O mecanismo exato de como a hidralazina causa o relaxamento do músculo liso arterial ainda não é compreendido. A hidrazina afeta o movimento do cálcio dentro dos vasos sanguíneos. O cálcio é necessário para a contração muscular e, portanto, os distúrbios no movimento do cálcio podem causar relaxamento muscular liso nos vasos sanguíneos. A hidralazina é seletiva para arteríolas (pequenas artérias), e os efeitos gerais do tratamento incluem uma diminuição da pressão arterial e resistência vascular periférica.
A injeção de hidralazina é usada para o tratamento de hipertensão arterial severa em pacientes que não podem tomar hidralazina por via oral ou quando a necessidade de baixar a pressão arterial é urgente.
Além de tratar a pressão arterial elevada, a hidralazina mostrou ser benéfica para o tratamento da insuficiência cardíaca congestiva. Embora os inibidores da ECA sejam preferidos para o tratamento dessa condição, a hidralazina em combinação com dinitrato de isosorbida é uma alternativa para pacientes que não podem tolerar inibidores da ECA.
Hidralazina posologia
Tome este medicamento por via oral com ou sem alimentos, geralmente 2 a 4 vezes ao dia ou conforme indicado pelo seu médico. A dosagem é baseada em sua condição médica e resposta ao tratamento. O seu médico pode começar com uma dose baixa e aumentar gradualmente a sua dose. Siga as instruções do seu médico com cuidado.
Use este medicamento regularmente para tirar o máximo proveito disso. Para ajudá-lo a lembrar, tome-o nos mesmos horários a cada dia. É importante continuar a tomar este medicamento, mesmo que se sinta bem. A maioria das pessoas com hipertensão arterial não se sente doente. Pode levar até várias semanas antes de obter o benefício total deste medicamento.
Não pare de tomar este medicamento sem consultar o seu médico. Algumas condições podem piorar quando a droga é de repente interrompida. A sua dose pode precisar ser gradualmente reduzida.
Informe o seu médico se a sua condição piorar (por exemplo, as suas leituras de pressão de sangue de rotina aumentam).
A injeção de hidralazina geralmente é administrada como uma injeção no consultório, hospital ou clínica do seu médico. Se você estiver usando injeção de hidralazina em casa, um profissional de saúde irá ensinar-lhe como usá-la. Certifique-se de entender como usar a injeção de hidralazina. Siga os procedimentos que você aprendeu quando usar a dose. Entre em contato com o seu médico se tiver alguma dúvida.
Efeitos colaterais de hidralazina
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com quem toma hidralazina incluem:
- – Dor de cabeça
- – Perda de apetite (anorexia)
- – Náusea
- – Vômito
- – Diarreia
- – Frequência cardíaca rápida
- – Dor no peito
Se esses efeitos forem leves, podem desaparecer dentro de alguns dias ou algumas semanas. Se eles são mais graves ou não desaparecem, fale com seu médico ou farmacêutico.
Ligue imediatamente para o seu médico se tiver efeitos colaterais graves, estes podem incluir:
Sintomas relacionados ao coração, tais como:
- – Pressão sanguínea muito baixa (hipotensão)
- – Frequência cardíaca rápida
- – Tonturas ou desorientação
- – Inchaço nos braços e pernas
Problemas de nervos. Os sintomas podem incluir:
- – Entorpecimento
- – Formigamento
- – Prurido de sua pele
Depressão ou ansiedade. Os sintomas podem incluir:
- – Mudanças no apetite
- – Sentir-se preocupado excessivamente
- – Não se interessar em atividades que você normalmente gostava
Reação alérgica. Os sintomas podem incluir:
- – Erupção cutânea
- – Coceira
- – Vermelhidão à sua pele
- – Febre
- – Arrepios
- – Dor nas articulações
- – Problemas respiratórios
- – Constipação grave
- – Problemas na urina
Precauções e avisos
Antes de tomar hidralazina, informe o seu médico ou farmacêutico se for alérgico a esse medicamento ou se tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.
Informe o seu médico ou farmacêutico se você está tomando qualquer medicamento com receita ou sem receita médica, preparação de plantas ou suplemento dietético.
Este medicamento não deve ser usado se você tiver certas condições médicas. Antes de usar este medicamento, consulte o seu médico ou farmacêutico se você tem doença arterial coronariana ou certos problemas valvares cardíacos (doença cardíaca reumática valvar mitral).
Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico seu histórico médico, especialmente de: acidente vascular cerebral e problemas nos rins.
Esta droga pode te deixar tonto. Não conduza, use máquinas ou faça qualquer atividade que requer alerta até ter certeza de que pode executar essas atividades com segurança. Limite as bebidas alcoólicas.
Antes de operar, informe o seu médico ou dentista que está tomando este medicamento.
A hidralazina deve ser utilizada somente na gravidez se o benefício potencial justificar o risco potencial para o feto. A hidralazina é classificada como categoria C do risco de gravidez da FDA. Os estudos de reprodução animal demonstraram um efeito adverso sobre o feto e não existem estudos adequados e bem controlados em seres humanos, mas os potenciais benefícios podem justificar o uso do medicamento em mulheres grávidas, apesar dos potenciais riscos.
Os idosos podem ser mais sensíveis aos efeitos colaterais desta medicação, especialmente tonturas, o que pode aumentar o risco de quedas.
A hidralazina é excretada no leite materno, por isso, deve ser evitada durante a lactação ou deve ser usada cautelosamente em mulheres que estão amamentando se o tratamento for necessário.
-
Links que recomendamos:
- Saiba como o Losartana funciona para tratar a hipertensão e a insuficiência cardíaca
- Os melhores remédios caseiros para controlar a hipertensão
- 5 maneiras de utilizar o alho para tratar a hipertensão
Mais informações
Este medicamento ajuda a controlar a hipertensão arterial e deve ser tomado diariamente para evitar que sua pressão suba, o que pode levar afetar sua saúde e causar problemas cardíacos ou um AVC. Para manter sua pressão em bons níveis também é importante ter uma boa alimentação e praticar atividades físicas diárias.