Remédios caseiros para tratar as unhas encravadas
“Onicocriptoses“, conhecida popularmente como unha encravada é uma condição que ocorre quando um ou ambos os lados da pele pressionam a unha, causando uma inflamação adjacente. A unha encravada é aquela que se incrusta na pele, o que causa dores. Além disso, a unha pode encravar tanto nos pés quanto nas mãos.
É uma condição comum e pode ser dolorosa, causando inchaço, vermelhidão e, às vezes, infecção. Geralmente afeta o dedão do pé, seja em um ou ambos os lados do dedo do pé.
Unhas encravadas, geralmente, podem ser tratadas em casa. Mas se a dor for severa ou se espalhar, pode ser necessário consultar um médico, para evitar complicações e aliviar os sintomas.
Pessoas com má circulação, como aquelas com diabetes ou doença vascular periférica, são mais propensas a ter complicações.
O que causa unha encravada?
Um desequilíbrio entre o tamanho da unha e o aumento da borda da unha causa unhas encravadas. Esta condição pode ser exacerbada por corte indevido da unha, mas também é uma condição hereditária. Além disso, usar um sapato impróprio também pode causar essa condição.
Lesão por pedicures agressivas também são causas comuns. Unhas dos pés de algumas pessoas naturalmente se curvam para dentro (conhecidas como unhas de pinça). Essas unhas podem facilmente se tornar dolorosas. Adolescentes e atletas também transpiram com mais frequência. Isso faz com que as unhas e a pele fiquem macias. A unha fina também pode, eventualmente, dividir e perfurar a pele amolecida.
As unhas encravadas ocorrem em homens e mulheres. No entanto, são mais comuns em pessoas em que os pés suam mais, como adolescentes, por exemplo. As pessoas idosas também podem estar em maior risco porque as unhas dos pés engrossam com a idade.
Outras causas de unha encravada são:
- – Cortar as unhas de maneira incorreta. corte em linha reta, pois a inclinação dos lados da unha pode estimular a unha a crescer para dentro da pele
- – Unhas irregulares e curvas
- – Calçados que exercem muita pressão sobre os dedos, meias muito justas ou sapatos muito apertados, estreitos ou planos para os pés
- – Ferimentos nas unhas dos pés, incluindo arrancar a unha do pé, soltar algo pesado no pé ou chutar algo que machuque os dedos
- – Higiene inadequada dos pés, como não manter os pés limpos ou secos
- – Predisposição genética
Usar seus pés extensivamente durante as atividades atléticas pode torná-lo especialmente propenso a ter unhas dos pés encravadas. Atividades nas quais você chuta repetidamente um objeto ou exerce pressão sobre seus pés por longos períodos de tempo podem causar danos nas unhas e, assim, aumentar o risco de unhas encravadas. Essas atividades incluem:
- – Balé
- – Futebol
- – Kickboxing
Quais as unhas mais comumente afetadas por unhas encravadas?
As unhas encravadas ocorrem mais comumente nos maiores dedos das mãos e pés. No entanto, qualquer uma das unhas dos pés pode ser afetada na borda ou no lado.
Sintomas de unhas encravadas
Sintomas e sinais de unha encravada incluem vermelhidão, dor e inchaço. Às vezes pode haver uma drenagem amarelada clara, ou se ela ficar infeccionada, surgir uma unha encravada com pus. As crianças pequenas podem mostrar sinais de hesitação e evitar colocar o pé no chão, a fim de evitar pressão no local da unha encravada.
Os sintomas iniciais incluem:
- – Pele ao lado da unha tornando-se vermelha, inchada ou dura
- – Dor quando a pressão é colocada no dedo do pé
- – Fluido se acumulando ao redor do dedo do pé (unha encravada inflamada)
Se o dedo do pé se infeccionar, os sintomas podem incluir:
- – Pele vermelha e inchada
- – Dor
- – Sangramento
- – Excreção de pus
Ocasionalmente, unhas encravadas não necessitam de tratamento. Um podólogo deve tratar unhas encravadas dolorosas, persistentes e recorrentes. Se a unha encravada estiver presente há muito tempo, pode formar-se um tecido vascular chamado tecido de granulação, que sangra facilmente.
O que causa infecções em unhas encravadas?
O ambiente quente e úmido dos pés pode ser um terreno fértil para bactérias e fungos. Estes comumente incluem Staphylococcus, Pseudomonas, dermatófitos, Candida e Trichophyton. Quando há um ferimento na pele da borda da unha, esses organismos podem invadir a área e causar uma infecção.
O tratamento para estas infecções é essencial para manter unhas e pés saudáveis. O termo médico para unha encravada infectada é chamado de paroníquia. Se não for tratada, a unha infectada pode causar problemas sérios, como dor crônica, desfiguração e infecção óssea.
Como os médicos diagnosticam uma unha encravada?
O diagnóstico de uma unha encravada é tipicamente direto e não requer exames ou imagens de diagnóstico. No entanto, os sinais e sintomas de unhas encravadas podem variar bastante dramaticamente, especialmente se uma infecção se desenvolve.
Pode simplesmente haver um pouco de sensibilidade na borda da unha quando a pressão é aplicada. Normalmente, há uma encurvação da unha pressionando a pele da borda da mesma. Vermelhidão e inchaço associados localizados na unha também sugerem o diagnóstico de uma unha encravada.
Fazer o diagnóstico adequado requer levar em conta o histórico médico e todos os possíveis fatores causadores. Se não tiver certeza, procure ajuda profissional. Algumas condições, como tumores, corpos estranhos, traumas e infecções fúngicas podem parecer uma unha encravada para um olho destreinado.
Possíveis complicações das unhas encravadas
Uma unha encravada persistente pode ter sérias consequências. Uma infecção localizada da borda da unha (paroníquia) pode progredir para uma infecção profunda do tecido mole (celulite), que por sua vez pode progredir para uma infecção óssea (osteomielite).
Além disso, as complicações podem incluir cicatrização da pele circundante e bordas da unha (hipertrofia da dobra da unha), bem como fungos nas unhas (onicomicose) ou deformações (onicodistrofia). Às vezes, há um aumento de tecido mole na dobra ungueal que facilmente sangra e drena.
Quando alguém deve procurar tratamento médico por uma unha encravada?
Pessoas com diabetes ou pessoas com sistema imunológico comprometido ou com má circulação devem prontamente procurar os cuidados de um podólogo/médico para tratamento de unha encravada, mesmo que os sintomas pareçam leves. Se os remédios caseiros não forem bem sucedidos dentro de uma semana ou se houver dor persistente e/ou sinais de infecção, recomenda-se o tratamento médico podológico.
Que tipo de médico trata as unhas encravadas?
Embora muitos tipos de médicos, incluindo pediatras, médicos de urgência e dermatologistas, possam tratar unhas encravadas, podólogos (médicos especializados em pé e tornozelo) são especialmente qualificados entre os profissionais médicos para tratar esta condição. O consultório de um podólogo também é equipado com os instrumentos para realizar os procedimentos necessários na unha encravada.
Unha encravada o que fazer?
As unhas encravadas que não estão infectadas normalmente podem ser tratadas em casa. No entanto, se sua unha tiver perfurado a pele, ou se houver algum sinal de infecção, procure tratamento médico.
Mais abaixo vamos ver os remédios caseiros e dicas de como curar unha encravada. No entanto, tente tratamentos caseiros por alguns dias a algumas semanas. Se a dor piorar ou você achar difícil caminhar ou realizar outras atividades por causa da unha, consulte seu médico.
Se a unha não responder aos tratamentos caseiros ou ocorrer uma infecção, você pode precisar de cirurgia. Em casos de infecção, pare todos os tratamentos em casa e consulte o seu médico.
Como tratar unha encravada?
Existem vários tipos de tratamentos, incluindo autocuidado, imersão, evitar a pressão do sapato nas unhas dos pés, métodos adequados para aparar as unhas e vários tratamentos cirúrgicos. Às vezes, antibióticos podem ser necessários.
Remédio para unha encravada
Você pode usar medicamentos de venda livre, como paracetamol (Tylenol) ou ibuprofeno (Advil), para o alívio da dor. Além disso, a aplicação de um antibiótico tópico, como Cetoconazol ou uma pomada para unha encravada, pode ajudar a prevenir a infecção.
Cirurgia para unha encravada
Existem diferentes tipos de tratamentos cirúrgicos para unhas encravadas. Remoção de unha parcial envolve apenas a remoção do pedaço de unha que está cavando em sua pele. Seu médico anestesia seu dedo e depois corta parte da unha. A remoção parcial de unhas é 98% eficaz para prevenir futuras unhas encravadas.
Durante uma remoção parcial das unhas, os lados da unha são cortados para que as bordas fiquem completamente retas. Um pedaço de algodão é colocado sob a parte restante da unha para evitar que a unha encravada se repita. Seu médico também pode tratar seu dedo com um composto chamado fenol, que impede a unha de voltar a crescer.
A remoção total de unhas pode ser usada se sua unha encravada é causada por espessamento. Nesse caso, seu médico removerá a unha inteira em um procedimento chamado de matrectomia.
Depois da cirurgia
Após a cirurgia, o seu médico irá enviar-lhe para casa com o seu dedo do pé enfaixado. Você provavelmente precisará manter o pé levantado durante os próximos dois dias e usar calçados especiais para permitir que o dedo do pé se cure adequadamente.
Evite o movimento, tanto quanto possível. Sua bandagem é geralmente removida dois dias após a cirurgia. Seu médico irá aconselhá-lo a usar sapatos de bico aberto e fazer banhos diários de água salgada até que seu dedo do pé cure. Você também será prescrito medicação para alívio da dor e antibióticos para prevenir a infecção.
Sua unha provavelmente vai crescer de volta alguns meses após uma cirurgia de remoção de unhas parcial. No entanto, se toda a unha for removida até a base (a matriz da unha sob a pele), uma unha pode levar mais de um ano para voltar a crescer.
Quais são as possíveis complicações da cirurgia?
Complicações de cirurgias de unha encravada são raras, mas podem ocorrer. As complicações incluem infecção após o procedimento, prolongamento da sensibilidade ao longo do local do procedimento, ferimento cicatricial lento (especialmente naqueles com diabetes) e recorrência.
Você é mais propenso a complicações pós-cirurgia se não seguir instruções adequadas para cuidar da unha encravada. Felizmente, essas complicações são fáceis de gerenciar. Além disso, se você está propenso a infecções, seu médico pode prescrever antibióticos orais após o procedimento.
Remédio caseiro para unha encravada
Vinagre de maçã
O vinagre de maçã é um remédio popular para quase tudo nos dias de hoje, incluindo unhas encravadas. Acredita-se que ele tenha habilidades antissépticas, anti-inflamatórias e de alívio da dor. No entanto, as evidências científicas são limitadas.
Para tentar este remédio, prepare uma bacia de água morna combinada com 1/4 xícara de vinagre de maçã. Deixe de molho a unha afetada por até 20 minutos diariamente. Seque bem o pé depois.
Peróxido de hidrogênio
O peróxido de hidrogênio é um desinfetante eficaz que ajuda a reduzir o risco de infecção e a aliviar a dor e a inflamação causadas por uma unha encravada.
Misture aproximadamente 1/2 xícara de peróxido de hidrogênio em uma pequena cuba de água morna. Mergulhe a unha afetada nesta solução por 20 minutos. Faça isso uma ou duas vezes ao dia.
Sal Epsom
Sal Epsom, cientificamente conhecido como sulfato de magnésio, é eficaz para tratar unhas encravadas. Ele ajuda a suavizar a pele ao redor da área afetada, o que facilita a retirada da unha encravada. Também ajuda a reduzir a inflamação.
Misture 1 colher de sopa de sal Epsom em um recipiente cheio de água morna. Mergulhe seus pés nesta solução por 20 minutos. Retire da água e seque bem as unhas. Repita este remédio 3 ou 4 vezes por semana.
Cúrcuma
Você também pode usar cúrcuma para se livrar de desconfortos da unha encravada, como dor, inchaço e inflamação. O composto curcumina, presente na cúrcuma, tem capacidade antisséptica, anti-inflamatória e de alívio da dor.
Faça uma pasta de 1/2 colher de chá de cúrcuma em pó e um pouco de óleo de mostarda. Passe a pasta por todo o dedo afetado e cubra-a com uma bandagem. Repita 2 ou 3 vezes ao dia por vários dias.
Além disso, ferva 1 colher de chá de cúrcuma em um copo de leite. Beba duas vezes ao dia para reduzir a dor e acelerar o processo de cicatrização.
Suco de cebola
Prepare um suco de cebola. Todos os dias introduza o dedo com as unhas feridas, durante um momento, nesse suco até encharcá-las bem. Deixe secar e em pouco tempo verá os resultados.
Água com sal
Prepare uma solução de água com sal. Antes de deitar-se, introduza o dedo e depois tape-o com gaze. Deixe atuar durante toda a noite.
Alho
Para curar sua unha encravada você pode aplicar alho, um curativo natural muito utilizado nestes casos. Esfregue meio dente de alho pela região doente e verá o efeito em pouco tempo.
Limão
O limão também é bom para as unhas encravadas. Abra um limão ao meio e esfregue na região afetada. Você verá como melhora rápido.
Qual é o prognóstico para uma unha encravada?
O prognóstico para uma unha encravada é geralmente muito bom. No entanto, a recuperação é mais eficiente se o tratamento profissional estiver envolvido ou quando mais fatores de risco não estiverem envolvidos.
Como remover uma unha encravada
Também é importante saber a maneira certa de tirar uma unha encravada.
Passos para tirar a unha encravada
- – Deixe o pé ou sua mão que tem a unha encravada de molho em uma bacia com água morna, por cerca de 20 minutos.
- – Lavar muito bem a unha encravada e retirar qualquer sujeira que possa estar por baixo ou nas laterais da unha, com auxílio de uma espátula de unha.
- – Com a ajuda de uma tesourinha de unha, levante suavemente a parte da unha encravada e corte-a.
- – Em seguida você vai precisar passar alguma solução antisséptica e cicatrizante como o Povidine, por exemplo, para ajudar na cicatrização e evitar que a região infeccione.
Depois do procedimento, recomenda-se evitar usar calçados fechados ou meias nos dias a seguir e manter a unha muito bem seca após o banho.
-
Links que recomendamos:
- Fungo na unha: 6 dicas essenciais para prevenir esse problema
- Conselhos para evitar as unhas encravadas
- 8 remédios caseiros para tratar micose de unha rapidamente
Conclusão
Como podemos ver, é muito importante tratar a unha encravada antes que ela infeccione. Se você notar que há pus no local, então procure um médico imediatamente, pois isso pode ser sinal de que a área já está infeccionada.
Sem dúvida, o melhor remédio é a prevenção, então procure cortar suas unhas corretamente, evitando assim que elas se encravem.