Benefícios e efeitos colaterais da sibutramina para emagrecer

Benefícios e efeitos colaterais da sibutramina para emagrecer

A sibutramina é um medicamento que auxilia na perda de peso alterando os neurotransmissores dentro do cérebro. Neurotransmissores são produtos químicos que são produzidos e liberados pelos nervos, a fim de se comunicar com outros nervos.

Sibutramina bula

Composição de Cloridrato de sibutramina monoidratado

Cada cápsula de 10 mg contém:

  • – cloridrato de sibutramina monoidratado ………………. 10 mg
  • – (equivalente a 8,37 mg de sibutramina).
  • – excipiente: celulose microcristalina, dióxido de silício, estearato de magnésio e lactose monoidratada.

Cada cápsula de 15 mg contém:

  • – cloridrato de sibutramina monoidratado ………………. 15 mg
  • – (equivalente a 12,55 mg de sibutramina).
  • – excipiente: celulose microcristalina, dióxido de silício, estearato de magnésio e lactose monoidratada.

Sibutramina emagrece

A sibutramina bloqueia a recaptação dos neurotransmissores dopamina, norepinefrina e serotonina. O bloqueio da recaptação de neurotransmissores altera o equilíbrio dos neurotransmissores dentro das células nervosas e, assim, afeta a função nervosa e a interação.

As pessoas que tomam sibutramina podem atingir uma redução de 5-10% do seu peso basal. Adicionalmente, a perda de peso assistida por sibutramina foi acompanhada por uma melhoria nos lípidos sanguíneos (por exemplo, colesterol).

A sibutramina é usada para perda de peso em conjunto com uma dieta de baixa caloria. Populações específicas para as quais a medicação é recomendada são aquelas com um índice de massa corporal inicial de mais de 30 kg/m2 ou 27 mg/m2 se também tiverem outros fatores de risco, como diabetes mellitus, colesterol alto ou hipertensão.

Sibutramina efeitos colaterais

Em geral, a sibutramina é bem tolerada. Os efeitos secundários mais frequentes foram:

Constipação, insônia, dor de cabeça, boca seca, dor abdominal, acne, erupção cutânea, dor no peito, ansiedade, dor nas articulações, dor nas costas, excitação, depressão, suor, tonturas, sonolência, mudanças no paladar, períodos menstruais irregulares ou dolorosos, tosse, dor muscular, náusea, vômitos, dor de garganta, nervosismo, palpitações, formigamento das extremidades, dor de garganta e congestionamento sinusal.

Testes hepáticos anormais foram relatados em algumas pessoas que usaram a sibutramina.

Outros efeitos secundários importantes incluem: psicose, pensamentos suicidas e suicídio.

Se algum destes eventos ocorrer durante o tratamento, a administração de sibutramina provavelmente deve ser interrompida.

Dosagem

Tome exatamente como prescrito pelo seu médico. Não tome em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado. Siga as instruções do seu médico.

A sibutramina é geralmente tomada uma vez ao dia, de manhã. A terapia geralmente é iniciada com um comprimido de 10mg por dia. A dose pode ser aumentada para 15 mg pelo médico após várias semanas para se conseguir o efeito desejado. Foram estudadas doses de até 60mg. Esse medicamento pode ser tomado com ou sem alimentos.

O seu médico pode ocasionalmente alterar a dose para se certificar de que obtém os melhores resultados. Você deve perder pelo menos 4 quilos durante as primeiras 4 semanas tomando sibutramina e mantendo uma dieta de baixa caloria. Informe o seu médico se você não perder pelo menos 4 quilos depois de tomar a medicação durante 4 semanas.

Cuidados e precauções

Não utilize sibutramina se tiver tomado um inibidor da MAO, como furazolidona (Furoxone), isocarboxazida (Marplan), fenelzina (Nardil), rasagilina (Azilect), selegilina (Eldepril, Emsam) ou tranilcipromina (Parnate) nos últimos 14 dias. Podem ocorrer efeitos colaterais sérios e fatais se você usar sibutramina antes que o inibidor da MAO tenha desaparecido do seu corpo.

Você não deve tomar sibutramina se você é alérgico a ela, ou se você tem pressão arterial alta grave ou incontrolada, um transtorno alimentar (anorexia ou bulimia), se você está tomando pílulas de dieta estimulante ou se você tem um histórico de doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral, ou doença cardíaca.

Antes de tomar sibutramina, informe o seu médico se tem glaucoma, pressão arterial elevada, doença hepática ou renal, depressão, tireoide insuficiente, convulsões, distúrbios hemorrágicos, história de cálculos biliares ou se tem mais de 65 anos ou menos de 16 anos. Informe o seu médico sobre todos os medicamentos de prescrição que você usa, especialmente antidepressivos.

Não tome este medicamento se tem alergia à sibutramina ou se tem:

  • – Hipertensão grave ou incontrolada (pressão arterial elevada).
  • – Uma história de doença cardíaca (insuficiência cardíaca congestiva, desordem do ritmo cardíaco).
  • – Uma história de ataque cardíaco ou derrame.
  • – Se você está tomando pílulas dietéticas estimulantes.

Se tiver qualquer uma destas outras condições, pode ser necessário um ajuste da dose de sibutramina ou testes especiais:

Não foram realizados estudos adequados com sibutramina em mulheres grávidas. O uso de sibutramina durante a gravidez, portanto, não é recomendado. As mulheres que poderiam engravidar devem usar a contracepção adequada ao tomar o sibutramina.

Não se sabe se a sibutramina ou seus produtos ativos se acumulam no leite materno. Portanto, não é recomendado para lactantes.

Sibutramina comprar

Uma caixa de Cloridrato de Sibutramina está custando entre 7 a 50 reais, dependendo da marca e dosagem requerida pelo paciente.

Mais informações

A sibutramina é usada em conjunto com dieta equilibrada e exercício física diário para tratar a obesidade que pode estar relacionada com condições de saúde que colocam a vida em risco e não deve ser usada por qualquer pessoa que queira perder peso. Para essas pessoas, uma dieta balanceada e a prática de atividades físicas regulares é a melhor opção.