Veja seus benefícios e saiba como tomar óleo de cártamo para emagrecer
O cártamo é uma planta medicinal e com uso muito conhecido pelo seu óleo. Este óleo é extremamente valioso e é extraído das suas sementes. No passado, as sementes de cártamo eram tipicamente usadas para corantes, mas tiveram uma variedade de usos nos últimos mil anos. A planta tem sido muito importante para culturas que datam dos gregos e dos egípcios.
O cártamo pode ser cultivado em uma variedade de climas, mas não pode tolerar o clima muito frio. Suas flores vermelhas, laranjas ou amarelas. As pétalas da floração da planta caem e expõem as sementes, que são usadas para produzir óleo de cártamo.
Hoje vamos conhecer mais sobre seu óleo, que possui muitas propriedades que podem ser benéficas para nossa saúde e estética.
O que é óleo de cártamo?
O óleo de cártamo é incolor e inodoro. Ele é extraído das sementes do cártamo é o elemento mais valioso da planta e a maioria da produção é utilizada para esse fim.
Existem dois tipos de óleo de cártamo: poliinsaturados e monoinsaturados. O óleo de cártamo poliinsaturado contém ácidos graxos linoleicos e é prensado a frio. Tem alto valor nutricional e é conhecido como óleo saudável para o coração. Deve ser refrigerado ou armazenado em local fresco.
O óleo de cártamo monoinsaturado contém ácidos graxos oleicos e é usado principalmente para cozinhar. Não é tão saudável como o óleo de cártamo poliinsaturado, mas pode ser uma melhor opções para outros óleos.
Óleo de cártamo para que serve?
O óleo de semente de cártamo é usado para prevenir doenças cardíacas e acidente vascular cerebral, tratar febre, tumores, tosse, problemas respiratórios, condições de coagulação, dor, dor torácica e lesões traumáticas. Algumas pessoas usam-no também como um laxante, estimulante, antitranspirante e expectorante.
Ele também é usado na culinária, para fazer tintas, cosméticos, medicamentos e produtos comerciais. Também pode ser tomado como um suplemento nutricional.
Óleo de cártamo benefícios
Saúde do coração
O óleo de cártamo mostrou ter um teor muito elevado de ácidos graxos ômega-6, que é um tipo benéfico de ácido graxo que nosso corpo precisa. É também conhecido como ácido linoleico. Este ácido pode ajudar o corpo a manter um equilíbrio saudável de colesterol, o que diminui as chances de desenvolver aterosclerose, bem como as demais condições de saúde, como ataques cardíacos e derrames, que muitas vezes são o resultado dessa condição.
Diabetes
O ácido graxo ômega-6 foi considerado uma boa opção para gerenciar os níveis de açúcar no sangue, ajudando assim aqueles que sofrem de diabetes a manterem suas taxas de açúcar sob controle.
Obesidade
Esse óleo também é uma ótima escolha para as pessoas que estão tentando perder peso. Já que os ácidos graxos como o ômega-6, dos quais o óleo de cártamo é rico, ajuda o corpo a queimar gordura em vez de armazena-la. Isso o torna muito valioso, já que o óleo vegetal é muito utilizado na cozinha para preparar vários pratos, ou seja, ele é uma excelente escolha para as pessoas que sofrem de obesidade.
Saúde do cabelo
O óleo de cártamo também é rico em ácido oleico, o que é muito benéfico para o couro cabeludo e cabelos. Esta vitamina aumenta a circulação no couro cabeludo, estimulando o crescimento do cabelo e a força nos folículos. Também pode ajudar a manter seus cabelos brilhantes e vibrantes, por isso é frequentemente usado em aplicações cosméticas. No entanto, também faz o mesmo se consumido como alimento.
Bom para pele
O alto teor de ácido linoleico no óleo de cártamo torna-o ideal para aumentar qualidade e aparência de sua pele. Este ácido pode ser combinado com sebo para desobstruir os poros e reduzir a acne (resultado da acumulação de sebo sob a pele). Além disso, o ácido linoleico estimula a regeneração de novas células ajudando assim a clarear as cicatrizes e outras manchas da superfície da mesma, deixando você mais jovem e atraente.
Reduz os efeitos da TPM
O óleo de cártamo pode diminuir a gravidade dos sintomas da TPM e também pode regular os ciclos menstruais, assim como os suplementos hormonais, sem os efeitos colaterais perigosos.
Saúde do sistema imunológico
Esse produto também contribui com os ácidos graxos ômega-6 que criam prostaglandinas. Estas são substâncias semelhantes a hormônios que ajudam o organismo a funcionar normalmente, incluindo os processos do sistema imunológico, deixando nosso corpo mais protegido.
Óleo de cártamo funciona?
Os ácidos, linolênico e linoleico são os principais elementos benéficos deste óleo. Diversos estudos já comprovaram suas vantagens para saúde e não foi somente através de seu consumo. Portanto o óleo de cártamo não só funciona como também pode ser eficaz para tratar e prevenir alguns problemas de saúde que foram mencionados acima.
Óleo de cártamo emagrece?
O óleo de cártamo emagrece mesmo? De acordo com pesquisa, esse óleo contribui para a perda de peso e é provavelmente uma escolha saudável para pessoas com excesso de peso que procuram emagrecer de forma saudável.
Quando usado na perda de peso, esse óleo é mais consumido como suplemento em forma de cápsulas e é chamado de CLA. Os suplementos de CLA são feitos de óleo de cártamo, principalmente devido ao ácido linoleico conjugado, através de diversos processos que os tornam melhores do que somente o óleo puro quando se trata de emagrecimento.
Além disso, quando se trata dos suplementos de CLA, eles muitas vezes são combinados com óleo de cartamo e chia ou óleo de cartamo com guaraná, que aumenta ainda mais seus benefícios relacionados a perda de peso.
Óleo de cártamo como tomar
O óleo de cártamo não deve ser consumido em sua forma líquida, servindo somente para cozinhar. Já seu suplemento deve ser tomado conforme orientação médica ou a indicação prescrita na embalagem do produto. Geralmente, quando usado para emagrecer, seu consumo é de 2 a 3 cápsulas por dia.
Óleo de cártamo faz mal a saúde?
Como todos devem saber tudo o que consumimos pode fazer mal para certo grupo de pessoas, o que pode ser bom para um não significa que será bom para outro, e no caso do óleo de cártamo isso não é diferente.
É muito importante destacar que antes de começar a usá-lo, você deve procurar um médico para saber se você de fato pode consumi-lo. Assim estará também fazendo seu uso de uma maneira que não prejudique sua saúde.
Óleo de cártamo contraindicações
O óleo de cártamo provavelmente é seguro para uso externo na pele e cabelos, mas há algumas precauções que devem ser observadas antes de fazer seu consumo internamente.
- – O óleo de cártamo não deve ser consumido nos dias que antecederam a cirurgia nem o período após a cirurgia, a menos que você obtenha aprovação do seu médico. Como o óleo pode impedir o processo de coagulação do sangue, pode aumentar o risco de sangramento após a cirurgia
- – Tomar óleo de cártamo com medicamentos anticoagulantes ou com ibuprofeno também pode aumentar o risco de hemorragia
- – Pessoas com alergia a ambrósis, margaridas, girassóis ou calêndulas devem evitar o óleo de cártamo
- – As mulheres grávidas não devem tomar o óleo porque podem estimular as contrações uterinas
- – Pessoas com pressão arterial baixa também não devem consumi-lo
Óleo de cártamo efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns e leves do óleo de cártamo incluem:
- – Diarreia
- – Náuseas
- – Vômitos
- – Tonturas
- – Perda de apetite
- – Dores de cabeça
Os efeitos colaterais graves do óleo de cártamo incluem:
- – Hipertermia
- – Dispneia (falta de ar)
- – Dor torácica
- – Hiperlipemia (excesso de gordura no sangue)
- – Trombocitopenia (escassez de plaquetas no sangue)
O excesso de uso de óleo de cártamo também pode contribuir para obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.
Óleo de cártamo preço
O óleo de cártamo pode ser encontrado em supermercados, lojas de alimentos saudáveis e pela internet. Ele está disponível em forma líquida e em pílulas. O óleo de cártamo líquido custa entre 20 e 50 reais, e suas cápsulas custam entre 20 e 40 reais.
-
Links que recomendamos:
- Propriedades, benefícios e contra-indicações do óleo de prímula
- 5 benefícios do óleo de fígado de bacalhau para a saúde
- Os benefícios do óleo de coco virgem para a saúde
- O que é e como fazer umectação capilar com diferentes óleos
Conclusão
Comumente usado para cozinhar alimentos e apesar de ter vantagens e desvantagens quando comparado com outros tipos de óleo. Nutricionalmente óleo de cártamo não possui muitas vitaminas, mas é uma escolha melhor do que outros tipos de gordura, como o óleo de soja, por exemplo.