Suco de limão e abacaxi para equilibrar o pH do corpo
Muitas pessoas desconhecem que uma das chaves de uma boa saúde está no nível de pH do sangue, que é o índice que mede a acidez ou alcalinidade do corpo em uma escala que vai de 0 a 14.
O nível ideal para um organismo saudável vai de 7,3 a 7,45. No entanto, a contaminação ambiental, a má alimentação e, em geral, o estilo de vida moderno tem provocado uma alteração constante do pH o que se traduz em corpos mais ácidos e doentes.
A relação entre o nível do pH do corpo e as enfermidades é mais direta do que muitos imaginam, pois a maioria dos microrganismos e bactérias infecciosas necessitam de um ambiente ácido para seu desenvolvimento e proliferação.
O corpo tem a capacidade de equilibrar o pH através de órgãos purificadores como os rins e o fígado, porém a sobrecarga de tarefas alteram seu funcionamento e não é suficiente para eliminar toda a acidez.
Como equilibrar o pH do corpo?
Um corpo ligeiramente alcalino está protegido de enfermidades, já que não cria um ambiente favorável para os vírus e bactérias que provocam doenças.
Essa alcalinidade pode ser alcançada através do consumo de alimentos saudáveis, em especial aqueles que promovem a depuração e contribuem com a diminuição da acidez.
Esse é o caso do limão e o abacaxi, frutas muito famosas em todo o mundo por seus múltiplos usos na gastronomia e na medicina.
Benefícios do limão
Muitos podem pensar que por ser um alimento ácido o limão deve ser eliminado de uma dieta alcalina. O certo é que essa fruta tem um efeito alcalinizante no organismo, contribuindo para diminuir a acidez provocada por outros fatores.
O suco de limão contém uma alta concentração de vitamina C que fortalece o sistema imunológico e incrementa a capacidade do corpo de combater diferentes tipos de enfermidades.
-
Links que recomendamos:
- Suco de gengibre e limão para reduzir o colesterol ruim
- Propriedades e benefícios do suco de limão para a saúde
- 14 grandes benefícios do limão para a saúde
Benefícios do abacaxi
Contém vitamina C, bromelina, antioxidantes e minerais, tudo isso faz do abacaxi um alimento alcalino e depurativo capaz de eliminar a acidez e as toxinas que se acumulam no corpo.
Seu consumo regular contribui para limpar o sangue e melhorar a resposta imunológica do corpo para combater os microrganismo causadores de enfermidades.
-
Links que recomendamos:
- Dicas para aproveitar a casca do abacaxi e todos os seus benefícios
- Dieta do abacaxi para emagrecer e desintoxicar o corpo
- Abacaxi: 5 benefícios e malefícios dessa fruta para a saúde
Suco de limão e abacaxi para equilibrar o pH
Ambos os sucos podem ser consumidos em seu estado natural para aproveitar as propriedades de cada um e a versatilidade do seu sabor.
Também se pode bater com água para fazer uma bebida hidratante e desintoxicante, ideal para refrescar-se a qualquer momento.
No entanto, se deseja potenciar seus efeitos para regular o pH do corpo e melhorar a saúde, nada melhor do que combiná-los em uma só bebida com outros ingredientes que também tem muito o que proporcionar ao organismo.
Ingredientes
– 1 abacaxi
– 1/2 pedaço de gengibre
– 2 colheres de suco de limão (30 ml)
– 2 ou 3 colheres de mel (50 ou 75 mg)
– 3 copos de água (750 ml)
– Cubos de gelo (a gosto)
Preparação
Descasque e pique o abacaxi em vários pedaços.
Introduza no liquidificador com os demais ingredientes e um copo de água.
Processe tudo por vários minutos até obter uma bebida homogênea e depois dilua com os outros copos de água.
Coe e sirva com os cubos de gelo.
Se recomenda beber de imediato de manhã para aproveitar sua concentração de nutrientes.
Outros benefícios da bebida para a saúde
Por sua capacidade para eliminar a acidez do corpo e ter um efeito alcalino, essa bebida proporciona outros importantes benefícios para a saúde que vale a pena mencionar:
– Fortalece o sistema imunológico.
– Ajuda a prevenir enfermidades crônicas como o câncer, a diabetes e a imunodeficiência.
– Contribui para diminuir e prevenir o sobrepeso e a obesidade.
– Evita e combate as infecções provocadas por bactérias ou fungos.
– Diminui o ácido láctico, causador da dor nas articulações e nos músculos.
– Melhora a digestão prevenindo gases, inflamações e constipação.
– Dá um impulso de energia ao corpo e ajuda a combater a fadiga.
– Por seu conteúdo de antioxidantes é ideal para prevenir o envelhecimento prematuro dos órgãos do corpo, incluindo a pele.
Conclusão
Um pH equilibrado ou ligeiramente alcalino é fundamental para evitar enfermidades, dado que a maioria dos microrganismos e bactérias infecciosas se desenvolvam em um ambiente ácido.