Sintomas da meningite
A meningite é uma inflamação das membranas que cobrem o cérebro, chamadas meninges e da medula espinal, a inflamação é causada por uma bactéria ou vírus, mas por vezes pode ser causada por certos medicamentos ou doenças.
Existem vários tipos de meningite: A meningite bacteriana é rara, esta deve ser tratada imediatamente, porque põe em risco a vida do paciente e a meningite viral, o que é bastante comum e muito menos grave, os sintomas podem ser semelhantes aos de um gripe. A meningite pode afetar crianças de qualquer idade, mas é mais fácil de espalhar em áreas fechadas, como escolas ou universidades.
Em caso de já estiver com meningite, você precisa iniciar o tratamento o mais cedo possível, para ser eficaz. Torna-se muito importante, receber vacinas de rotina e estar ciente dos sintomas desta doença a procurar atendimento médico imediatamente se você suspeitar que seu filho tem a doença.
De acordo com a idade da criança e a causa da infecção, os sintomas da meningite são variáveis, embora numa fase inicial dos sintomas da doença podem ser semelhantes aos da gripe, em ambos os tipos de meningite, por isso é importante para diagnosticar que tipo de infecção é por causa de meningite bacteriana que é muito perigosa.
Os primeiros sintomas de meningite bacteriana ou viral podem vir rapidamente ou aparecer vários dias depois que a criança teve um resfriado, coriza, vômitos, diarreia ou qualquer outro tipo de infecção e os sintomas mais comuns são febre, sonolência, dor de cabeça, irritabilidade, sensibilidade à luz, rigidez do pescoço, erupção cutânea e até mesmo em alguns casos convulsões.
Os bebês e crianças pequenas, pode ser simplesmente extremamente irritados ou sem febres. Além disso, pode haver outros sintomas como icterícia, rigidez do pescoço e do corpo, mais baixa do que a temperatura normal, dificuldade para se alimentar, protuberância da fontanela craniana e choro agudo.