Saiba como usar o coletor menstrual de maneira correta
Embora muitas brasileiras nos últimos anos tenham se tornado adeptas do coletor menstrual, esse assunto ainda é tabu para a maioria das mulheres. E embora possa ser a primeira vez que você esteja ouvindo sobre esse aparato, saiba que ele é utilizado desde os anos 30.
Mas afinal, do que se trata um coletor menstrual? Ele é um “copinho de silicone” hipoalergênico e antibacteriano que se ajusta ao corpo e diferente dos demais absorventes internos e externos encontrados no mercado que absorve o sangue do período, o coletando no lugar disso. De material maleável, ele é dobrado para ser inserido na vagina e diferente do OB que é colocado no fundo do canal vaginal, o coletor fica na entrada da região.
Coletor menstrual como usar
Descobrir como colocar o coletor talvez seja a maior dificuldade para quem opta por esse método naqueles dias. Porém lendo o manual que acompanha o produto você conseguirá sem problemas. Um detalhe importantíssimo a se levar em conta: é coloca-lo enfiando para trás e não para cima.
Para que fique de fácil entendimento abaixo vou deixar uma imagem que te ajudará:
Na imagem seguinte você poderá ver onde fica fixado o absorvente interno (OB). Isso acontece porque ele é bem menor e mais fino do que o coletor, e por isso acaba sendo um pouco mais fácil de ser colocado e essa é a razão dele ter um fiozinho que serve para você puxa-lo após seu uso.
Para coloca-lo basta dobrar e inseri-lo na vagina, lembrando que não é necessário empurrar até o fundo como o OB. Quando coloca-lo inteiro, ele se abrirá fazendo um barulhinho, o que significa que está inserido corretamente.
Como remover o coletor menstrual?
Para esvazia-lo dependerá muito do fluxo do seu período. Se o seu for intenso, a cada 6 horas, mas pode chegar até 12 horas tratando-se de um fluxo normal. O jeito mais fácil de fazer é durante o banho, o puxando pela haste de sua base.
A higienização é bem simples, basta remove-lo (é necessário tirar o vácuo para que ele saia de forma fácil e isso pode ser feito de maneira simples e rápida com a ajuda do seu dedo indicador). Depois de tirar o vácuo, retire-o e esvazie-o, basta lava-lo com água e sabão neutro. Antes de fazer uso pela primeira vez e quando terminar cada período, é recomendado que se ferva o coletor menstrual em um recipiente exclusivo para isso. Outras dicas de cuidados importantíssimos que deve levar em conta é lavar bem as mãos tanto para coloca-lo quanto para tira-lo, e de forma algum você deve compartilha-lo com outra pessoa.
O coletor menstrual incomoda ou causa algum risco a saúde
Muito se escuta de mulheres que dizem não usar um absorvente interno ou coletor porque dói, machuca, incomoda… No entanto, com os relatos de especialistas e usuárias é unânime: se for colocado no lugar certo, existe até a possibilidade de se esquecer que o aparato esteja lá. Em casos contrários, é claro que ele causará desconforto se estiver em uma posição inadequada. O uso do coletor menstrual também não causa cólicas como muitas acreditam. Se você tem esse problema fique sabendo que ele é resultado de sua própria menstruação.
Ao que se diz respeito a problemas de saúde, há um mito envolvendo o coletor de que seu uso aumenta o risco de contrair candidíase ou ainda que reduz a lubrificação natural da vagina. Mas vale ressaltar que não existe esse risco desde que você higienize bem suas mãos e o acessório. Entretanto, vale ressaltar que mulheres com predisposição a desenvolver candidíase, o que utilize qualquer produto que aumente a temperatura ou umidade local pode ser um fator de risco. O coletor não interfere na lubrificação nem no pH vaginal.
Posso realizar atividades físicas com o coletor menstrual?
Uma das grandes vantagens desse produto é poder fazer atividades físicas sem problema algum e ter que se preocupar com vazamentos (até mesmo nadar é possível). Pra você ter noção dá até pra dormir com o aparato sem problemas. Só vale lembrar de esvazia-lo antes de se deitar e não esquecer de retira-lo em até 12 horas.
Mais informações
Analisando pelo lado custo-benefício vale a pena investir no coletor menstrual. tendo em vista que a durabilidade do aparato varia de 5 a 10 anos (dependendo das condições de uso e conserva) e seu valor está entre 75R$ e 150R$ dependendo do modelo e marca. Segundo uma pesquisa uma mulher em 10 anos utiliza 10 mil absorventes internos/externos, gastando em média 1 mil reais nesse período, ou seja, é possível economizar boa parte desse dinheiro optando pelo coletor menstrual.
-
Links que recomendamos:
- 10 causas mais comuns de uma menstruação atrasada
- Menstruação irregular pode ser sinal de câncer de ovário?
- Como encurtar o período de menstruação