Remédios caseiros para tratar dermatite seborreica
Embora a dermatite seborreica não afete diretamente a saúde, pode causar muitos inconvenientes, não só por seus sintomas, mas também porque o doente pode sentir-se envergonhado com sua aparência.
O que é dermatite seborreica
É uma doença de pele que geralmente afeta o couro cabeludo, mas também pode afetar outras partes do corpo, como os lados do nariz, sobrancelhas, orelhas, pálpebras e peito. Pode também ocorrer nas dobras dos braços, pernas ou na virilha. Esta condição é crônica, o que significa que, mesmo que os sintomas desaparecem por um tempo, podem voltar mais tarde.
Sintomas
Um dos sintomas mais comuns de dermatite seborreica é a caspa, que não só pode ocorrer no couro cabeludo, mas também sobre as sobrancelhas, barba e bigode. Nos bebês, ela aparece como uma crosta amarelada no couro cabeludo e é conhecida como crosta láctea. Quando aparece em outras partes do corpo é caracterizada por manchas escamosas, pele avermelhada e coceira.
Causas
A dermatite seborreica é mais comum em homens com idades entre 30 a 60 anos e em crianças com menos de 3 meses. A causa exata da doença é desconhecida. Mas pode estar relacionada com:
– Um fungo chamado Malassezia encontrado na secreção de gordura na pele.
– Uma resposta inflamatória associada com psoríase.
– Devido a alguns hormônios.
– Clima seco e frio.
Outras causas podem ser a hereditariedade, estresse, pele oleosa e uso de produtos para o cabelo que contenham álcool.
Remédios caseiros para a dermatite seborreica
Vinagre de maçã
Em um frasco de spray, misture partes iguais de vinagre de maçã e água destilada. Pulverize sobre as partes afetadas. Se queimar ou arder, você deve lavar a área imediatamente e tentar mais tarde com uma solução de três partes de água para uma parte de vinagre de maçã. Este remédio caseiro é muito bom para tratar a caspa.
Bicarbonato de sódio
Várias pessoas que usaram este remédio dizem que os resultados são vistos rapidamente. Misture metade de uma colher de chá de bicarbonato de sódio com a metade de um copo de água.
Aplique a solução na pele afetada com a ajuda de um algodão e deixe por 5 a 10 minutos. Em seguida, enxágue com água fria e seque bem.
Alho com óleo de coco
Tanto o alho quanto o óleo de coco têm propriedades antifúngicas que podem servir para aliviar a dermatite seborreica. Para usá-los, você deve esmagar um dente de alho em uma colher de sopa de óleo de coco, misturar e aplicar sobre a área afetada. Novamente, deve estar ciente que, se houver ardor ou queimação, o local deve ser lavado com bastante água imediatamente.
Óleo de hortelã
Em um copo de água, adicione duas gotas de óleo de hortelã-pimenta. Use a mistura para massagear o couro cabeludo afetado pela dermatite seborreica. Deixe descansar por um alguns minutos antes de lavar com bastante água.
Alho
O alho é um bom remédio para a dermatite seborreica, pois tem propriedades anti-fúngicas. Você pode aumentar o consumo de alho em sua dieta diária. Ele também pode ser usado para aplicação tópica no couro cabeludo e outras áreas afetadas.
Extraia o suco de um alho inteiro e misture com um pouco de água. Aplique nas regiões afetadas e deixe por 20 minutos. Em seguida, lave o couro cabeludo com bastante água e depois seque bem.
Óleos naturais
A utilização de óleos naturais tais como óleo de amêndoa ou cocô é bom para o couro cabeludo. Estes óleos ajudam a manter o couro cabeludo hidratado, além disso, são anti fúngicos, anti-bacterianos e anti-sépticos. Prefira os óleos extra-virgens, que têm mais propriedades medicinais.
Massageie o couro cabeludo com o óleo morno e deixe durante a noite. Você também pode cobrir a cabeça com uma toalha quente para permitir que o óleo penetre no couro cabeludo. Lave no dia seguinte com um shampoo indicado para retirar o produto.
Mel
O mel é um tratamento muito eficaz para a dermatite seborreica. Misture 2 colheres (sopa) de mel com um copo de água morna e aplique na área afetada. Enxague depois de 30 minutos. Faça isso todos os dias e você vai ver resultados positivos dentro de uma semana.
O mel possui propriedades anti-fúngicas e anti-bacterianas. É também anti-inflamatório e cicatrizante, que ajuda efetivamente a tratar o couro cabeludo.
Recomendações adicionais
– Não tome banhos muito quentes e enxugue-se bem antes de se vestir.
– Evite o estresse.
– Evite o consumo de alimentos gorduroso e bebidas alcoólicas.
– Evite produtos cosméticos para o cabelo que tenham álcool.
– Evite coçar, pois isso pode piorar a irritação ou abrir a pele deixando-a exposta a infecções.
– Use um creme de hidrocortisona 1% ou 2% de cetoconazol.
É também indicado o uso de um shampoo com piritionato de zinco ou selênio, com cetoconazol antifúngico ou com ácido salicílico.
-
Links que recomendamos:
- Alergia na pele: causas, sintomas e tratamentos
- Pele oleosa: 7 dicas para combater a oleosidade da pele
- Saiba como acabar com a caspa com 10 remédios caseiros
Mais informações
Apesar de não existir cura para a dermatite seborreica, esses remédios caseiros são uma alternativa barata e irão ajudar a tratar e prevenir a reincidência do problema. Alguns medicamentos também podem ser usados, mas devem ser prescritos por um médico.