Picolinato de cromo: para que serve, bula, como usar e efeitos colaterais

Picolinato de cromo: para que serve, bula, como usar e efeitos colaterais

O cromo é um mineral encontrado em certos alimentos. Nosso corpo precisa de pouca quantidade de cromo, e a deficiência desse mineral em humanos é rara. Hoje, vamos falar do picolinato de cromo, saber seus benefícios, como tomar e possíveis efeitos colaterais.

Picolinato de cromo bula

picolinato de cromo

Apresentação de Picolinato de Cromo 200mcg – 120 Cápsulas

Composição:

  • – Cada cápsula contém 200mcg de picolinato de cromo
  • – Excipiente q.s.p 1 cápsula

O que é o cromo?

O cromo é um mineral que nossos corpos usam em pequenas quantidades para funções normais do corpo, como a digestão de alimentos. O cromo existe em muitos alimentos naturais, incluindo levedo de cerveja, carnes, batatas (especialmente as peles), queijos, especiarias, pães integrais e cereais, além de frutas e vegetais frescos. Beber água da torneira fornece cromo ao corpo e cozinhar em utensílios de aço inoxidável aumenta o teor de cromo nos alimentos.

Você pode comprar suplementos de cromo em cápsulas ou como parte de um multivitamínico. Mas, como o corpo humano precisa de muito pouco cromo, a maioria das pessoas obtém o suficiente em sua dieta regular e não precisa de suplementos alimentares. Aqueles em risco de deficiência de cromo incluem pessoas com diabetes e idosos.

O que é picolinato de cromo?

picolinato de cromo

O picolinato de cromo é um composto químico usado como suplemento nutricional. Ele é vendido em cápsulas e é usado para o controle da diabetes, emagrecimento, redução do colesterol, entre outros benefícios.

O picolinato de cromo é frequentemente vendido como um suplemento. Não existem normas de fabricação regulamentadas para muitos compostos à base de plantas e alguns suplementos comerciais. Suplementos devem ser comprados de uma fonte confiável para minimizar o risco de contaminação.

Picolinato de cromo para que serve?

O picolinato de cromo tem sido usado na medicina alternativa para tratar a deficiência de cromo, como uma ajuda para controlar o açúcar no sangue em pessoas com diabetes ou pré-diabetes, para reduzir o colesterol e como um suplemento para perda de peso.

O picolinato de cromo trabalha em conjunto com a insulina produzida pelo pâncreas para metabolizar os carboidratos. Dessa forma, consegue reduzir os níveis de glicose no sangue, o que favorece a saúde de diabéticos. Além disso, esse suplemento tem muitos outros benefícios, como vamos ver a diante.

No entanto, o picolinato cromo não deve ser usado no lugar da medicação prescrita pelo seu médico. O picolinato de crómio também pode ser utilizado para outros fins indicados por um médico.

Picolinato de cromo emagrece?

Estudos iniciais sugeriram que o cromo suplementar pode contribuir para a perda de peso e ajudar a aumentar a massa muscular. Esses estudos não foram conclusivos, mas estudos mais recentes mostraram melhora no crescimento muscular ou diminuição da massa gorda.

Alguns estudos sugerem que tomar cromo combinado com um programa de treinamento de resistência pode ajudá-lo a perder peso e gordura corporal enquanto aumenta a massa corporal magra.

No entanto, outra pesquisa mostra que o suplemento não suporta qualquer benefício de perda de peso do picolinato de cromo.

Uma análise de 2013 de 11 estudos (publicado na revista Obesity Reviews) descobriu que o uso de picolinato de cromo para perda de peso resultou em uma perda de peso média de após 8 a 24 semanas de uso. Além disso, alguns participantes dos estudos experimentaram fezes aquosas, vertigens, dores de cabeça e urticária.

Picolinato de cromo benefícios

picolinato de cromo

O cromo ajuda a mover o açúcar no sangue (glicose) da corrente sanguínea para as células, para ser usado como energia e transformar as gorduras, os carboidratos e as proteínas em energia.

O cromo pode ajudar algumas pessoas com diabetes tipo 2 a controlar o açúcar no sangue e pode desempenhar um papel no controle da doença. Mas mais estudos são necessários para saber o quão bem ele realmente funciona.

Suplementos de cromo são promovidos como sendo úteis na construção muscular e queima de gordura e em ajudar o corpo a usar carboidratos. Mas isso não foi provado.

O cromo diminui a perda de cálcio, por isso pode ajudar a prevenir a perda óssea em mulheres durante a menopausa.

O colesterol alto é um excesso de gorduras na corrente sanguínea que pode se acumular nas paredes arteriais, levando a doenças cardíacas, ataques cardíacos ou derrames. Picolinato de cromo pode ajudar a reduzir seus níveis de colesterol, de acordo com uma revisão na edição de dezembro de 2006 da “Diabetes Technology and Therapeutics”. Os autores afirmam que numerosos estudos mostram que o cromo reduz o colesterol no sangue e os níveis de triglicérides. O fato de que o picolinato de cromo é melhor absorvido do que outras formas de cromo pode desempenhar um papel em seus benefícios de redução de colesterol.

Picolinato de cromo também pode beneficiar a saúde do seu coração, de acordo com um estudo publicado em “Relatórios Farmacológicos” em 2010. Os pesquisadores examinaram os efeitos do picolinato de cromo contra vários marcadores de doenças cardíacas, incluindo pressão arterial elevada e função vascular anormal. O picolinato de cromo promove o relaxamento dos vasos sanguíneos e melhora o fluxo sanguíneo e a taxa de recuperação do músculo cardíaco após o dano do ataque cardíaco.

Picolinato de cromo posologia

Ao considerar o uso de suplementos, procure o conselho do seu médico. Você também pode considerar consultar um profissional treinado no uso de suplementos.

Se você optar por usar o picolinato de cromo, use-o como indicado na embalagem ou conforme indicado pelo seu médico, farmacêutico ou outro profissional de saúde. Não use mais deste produto do que o recomendado na bula ou embalagem.

Picolinato de cromo como tomar

O picolinato de cromo pode ser apenas parte de um programa de tratamento que também pode incluir dieta, exercício e controle de peso. Siga sua dieta, medicação e rotinas de exercícios com muito cuidado.

Picolinato de cromo dosagem

picolinato de cromo

A ingestão dietética recomendada de picolinato de cromo aumenta com a idade. Siga as instruções do seu médico. O modo mais usado é 1 cápsula meia hora antes do almoço e meia hora antes do jantar ou conforme orientação do profissional habilitado.

Se você esqueceu uma dose, tome a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose perdida se for quase a hora da próxima dose agendada. Não tome medicamentos extras para compensar a dose perdida.

O que devo evitar enquanto tomo picolinato de cromo?

Evite uma dieta rica em açúcar. Isso pode interferir com a eficácia do picolinato de cromo. Pergunte ao seu médico antes de usar um antiácido e use apenas o tipo recomendado pelo mesmo. Alguns antiácidos podem tornar mais difícil para o seu corpo absorver o picolinato de cromo.

O cromo é seguro?

O cromo encontrado nos alimentos não vai te prejudicar. Mas tomar suplementos excessivos de cromo pode levar a problemas estomacais e baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia). O excesso de cromo dos suplementos também pode danificar o fígado, os rins e os nervos, e pode causar um ritmo cardíaco irregular. O cromo pode afetar os olhos. Existe uma ligação entre baixos níveis de cromo e aumento do risco de glaucoma.

Mas os efeitos colaterais de tomar suplementos de cromo são raros. Antiácidos (incluindo o carbonato de cálcio) interferem na absorção do cromo.

Estar exposto a altos níveis de cromo no trabalho (como metalurgia e galvanoplastia) tem sido associado não apenas a danos nos rins, mas também a câncer de pulmão e outros, bem como condições de pele, como eczema e outras inflamações da pele.

Além disso, a alimentação é o fator mais importante na prevenção de doenças e na obtenção de boa saúde. Estudos mostram repetidamente que o isolamento de nutrientes na forma de suplemento não fornecerá os mesmos benefícios de saúde que consumir o nutriente de um alimento completo.

Não é um nutriente individual que faz com que certos alimentos sejam uma parte importante de nossa dieta, mas como os nutrientes funcionam juntos.

A deficiência de cromo é rara e os estudos ainda não confirmaram os benefícios de tomar suplementos, por isso, é melhor obter cromo através dos alimentos.

Não houve casos relatados de envenenamento por cromo devido à ingestão de alimentos, portanto, não há um nível máximo de ingestão.

No entanto, grandes doses de cromo em forma de suplemento podem causar problemas estomacais, baixa de açúcar no sangue e danos nos rins ou fígado.

É sempre mais seguro obter nutrientes necessários de fontes alimentares e discutir qualquer uso de suplementos com um médico.

Interações com medicamentos

Suplementos são como medicamentos. Eles podem interagir com outras substâncias e muito pode ser prejudicial.

O picolinato de cromo interfere na absorção de medicamentos da tireoide. A medicação da tireoide deve ser tomada pelo menos 3 a 4 horas antes ou depois de qualquer suplemento de cromo.

Suplementar com cromo pode interagir com antiácidos, corticosteroides, bloqueadores H2, inibidores da bomba de prótons, beta-bloqueadores, insulina, ácido nicotínico, anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) e inibidores de prostaglandinas.

As pessoas que estão usando qualquer um desses medicamentos e aqueles com diabetes devem falar com seu médico antes de tomar suplementos de cromo, pois estes podem afetar a ação de seus medicamentos regulares.

Picolinato de cromo efeitos colaterais

picolinato de cromo

Os efeitos colaterais mais comuns podem incluir:

  • – Dor de cabeça
  • – Problemas de sono (insônia)
  • – Mudanças de humor, sentindo-se irritável
  • – Náuseas
  • – Dor no estômago
  • – Sensação de cansaço
  • – Perda de apetite
  • – Urina escura
  • – Fezes cor de barro

Precauções e avisos

Antes de usar este suplemento, informe seu profissional de saúde sobre todas as suas condições médicas, alergias e todos os medicamentos que você usa.

Ao usar suplementos dietéticos, tenha em mente o seguinte:

Assim como os medicamentos convencionais, os suplementos dietéticos podem causar efeitos colaterais, desencadear reações alérgicas ou interagir com medicamentos prescritos e sem receita médica ou outros suplementos que você esteja tomando. Um efeito colateral ou interação com outro medicamento ou suplemento pode piorar outras condições de saúde.

A forma como os suplementos dietéticos são fabricados pode não ser padronizada. Por causa disso, o quão bem eles funcionam ou quaisquer efeitos colaterais que eles causam podem diferir entre marcas ou até mesmo dentro de lotes diferentes da mesma marca.

Além de vitaminas e minerais, os efeitos a longo prazo da maioria dos suplementos dietéticos não são conhecidos.

Você não deve usar o picolinato de cromo se tiver certas condições médicas, tais como:

  • – Doença hepática
  • – Doença renal
  • – Diabetes (especialmente se você usa insulina)
  • – Doença mental
  • – Distúrbio da tiroide
  • – Se você usa medicamentos esteróides (fluticasona, prednisona e outros)

Não se sabe se o picolinato de cromio irá prejudicar o feto. Não use este produto sem orientação médica se estiver grávida.

O picolinato de cromo pode passar para o leite materno e prejudicar o bebê em amamentação. Não use este produto sem orientação médica se estiver amamentando um bebê. Não dê nenhum suplemento a uma criança sem orientação médica.

Informe sempre o seu médico se estiver a utilizar um suplemento dietético ou se estiver pensando em combinar um suplemento dietético com o seu tratamento médico convencional. Pode não ser seguro abandonar o tratamento médico convencional e contar apenas com um suplemento dietético. Isto é especialmente importante para as mulheres grávidas ou amamentando.

Picolinado de cromo preço

Os valores desse produto podem variar dependendo do local de compra, do laboratório e da quantidade de comprimidos contidos na caixa. Geralmente, os preços variam de 25 a 30 reais.

Conclusão

Suplementos nutricionais são como medicamentos e aqueles considerando tomar suplementos devem usá-los com cautela. Como acontece com qualquer suplemento, existem precauções que você deve tomar em consideração antes de usá-lo. Fale com o seu médico, especialmente se você está atualmente sendo tratado de qualquer condição médica antes de usar qualquer suplemento.

Este artigo te ajudou?
  • +3 curtiram
  • 0 não curtiram