Parar de fumar, benefícios imediatos para o corpo
Mais e mais pessoas decidem parar de fumar, é que o cigarro é muito prejudicial para a saúde, pois é um envenenamento progressivo do corpo. O cigarro é mais conhecido pelos efeitos que tem sobre o corpo. Neste post, queremos destacar os benefícios de parar de fumar, algo que nem todo mundo sabe.
Estamos acostumados a sempre ouvir o quão ruim traz o consumo do cigarro, mas raramente paramos para notar os efeitos positivos de deixar de fumar. Primeiro, é importante notar que os efeitos são quase imediatos, e portanto, vale a pena fazer uma revisão do que implica acabar com este hábito nocivo.
– Primeiro temos que deixar claro que nós queremos parar de fumar. Ao fazer isso, dentro de 20 minutos de deixar o cigarro já começa a sentir os efeitos, o nosso ritmo cardíaco é a pressão do sangue é normalizada, e ja serão níveis mais normais. Também recupera o calor nas mãos e nos pés, onde muitas vezes, os fumantes estão perdendo.
– Às próximas 8 horas após parar de fumar irá conseguir perceber que os níveis sanguíneos de monóxido de carbono e oxigênio serão normalizados, notamos que ficamos muito mais vigorosos e em melhores condições.
– Apenas 24 horas após parar de fumar reduz o risco de ataque cardíaco por cigarro.
– Dentro de 48 horas de deixar de lado o cigarro as terminações nervosas ajustam-se à ausência de nicotina, que desaparece tecnicamente e é conhecido como síndrome da abstinência. Para isto é preciso acrescentar que recuperamos mais o olfato e o paladar.
– Às 72 horas, o efeito sobre os pulmões começam a notar, como os brônquios relaxam aumentando a capacidade pulmonar. Isso vai fazer você respirar muito melhor, além dos pulmões que começam a remover a sujeira contida devido ao tabagismo.
– Da metade de um mês a três meses, o efeito é maior, e vai melhorar a circulação, capacidade atlética e resposta do organismo, e a capacidade pulmonar, que será 30% maior.
– Aos 9 meses após deixar o hábito de fumar diminuirá a tosse, a fadiga, e a respiração irá melhorar. Para isto é preciso acrescentar que a condição geral melhora a capacidade pulmonar para limpar, fazendo que tenha uma diminuição nas infecções.
– Aos 5 anos após deixar de fumar o seu risco de contrair doenças do coração é como a de uma pessoa que nunca fumou. O risco de doença pulmonar diminui pela metade.
– Aos 10 anos que deixou esse vício o risco de ter uma infecção pulmonar é semelhante ao dos não fumantes. O mesmo aplica-se ao risco de cancêr da boca, garganta, laringe, pâncreas, bexiga…
É verdade que este é um mau hábito que devemos deixar de lado, e ganhar em qualidade de vida, como os danos causados pelo cigarro pode ser alterada se começar a trabalhar e adotar um estilo de vida saudável.