Para que serve água inglesa? Conheça sua bula, preço e como tomar

Para que serve água inglesa? Conheça sua bula, preço e como tomar

A água inglesa é um medicamento produzido a partir de plantas medicinais que ajudam no processo digestivo. Porém, muitas mulheres usam esse produto para outros fins, como para engravidarem. Hoje, vamos conhecer mais sobre a água inglesa e seus benefícios à saúde.

Água inglesa bula

água inglesa

Água inglesa, uso oral e adulto. Laboratório Catarinense S.A.

Apresentação: O produto é apresentado em frasco plástico âmbar contendo 430 ml + copo dosador de 15 ml.

Composição: Cada 30 ml da solução oral contém:

  • – Tintura de Cinchona calisaya a 1% de alcaloides totais (equivalente a 15 mg de alcaloides totais expressos em quinina e cinchonina) 1,5 mL
  • – Excipientes: metilparabeno, álcool etílico, vinho branco e água deionizada q.s.p. 30 mL

O que é água inglesa?

A água inglesa de um medicamento fitoterápico feito a partir de algumas ervas medicinais, como visto anteriormente. Apesar de ser um produto natural a base de plantas, é feito em laboratório e deve ser comprado em farmácias.

Água inglesa para que serve?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre para que serve água inglesa. Na embalagem do produto diz que ele age como estimulante do apetite e combate problemas digestivos em geral. Água inglesa também tem propriedades tônicas, digestivas e adstringentes.

No entanto, segundo a sabedoria popular, esse produto também ajuda no processo de concepção de uma gravidez, ajudando a limpar útero e facilitar a gravidez. No entanto, o fabricante não informa esse benefício.

Água inglesa para engravidar

água inglesa

Muitas mulheres usam a água inglesa para engravidarem, pois afirmam que o produto desintoxica o útero e equilibra hormônios do corpo, favorecendo assim a concepção. Apesar do fabricante não garantir esse benefício, há vários relatos de mulheres que usaram o produto e conseguiram engravidar.

Para estes casos, é recomendado que a água inglesa seja administrada durante três ciclos menstruais, em uma dose de 30 ml, duas vezes ao dia (manhã e a noite). No entanto, é importante que você informe o seu médico sobre o seu uso, além de pedir sua opinião.

Água inglesa aborta?

Sim! Por isso, não deve ser usada nunca durante a gravidez. Isso ocorre por ser considerada um produto abortivo e conter certas plantas não indicadas para a gestação. A água inglesa pós parto, só deve ser usada quando você não estiver mais amamentando e com a indicação de um médico.

Água inglesa como tomar?

Outra dúvida em relação a esse produto é como tomar água inglesa? Você deve seguir a orientação do fabricante, geralmente, é tomado 30ml antes das refeições. A dose máxima é de quatro doses ao dia, ou seja, 120ml.

A maioria das pessoas que tomam, reclamam do gosto da água inglesa pura, que se assemelha ao gosto do álcool. Para suavizar o sabor você pode misturar-la com uma quantidade mínima de água filtrada.

Não é recomendado utilizá-la em conjunto com outros medicamentos ou ervas que esteja tomando, sem a orientação de um médico. Não se sabe se a água inglesa pode interferir nos medicamentos que um paciente esteja tomando.

Água inglesa limpa o útero?

Como dito, apesar do fabricante não reconhecer esse possível benefício, muitas mulheres acreditam que a água inglesa pode sim desintoxicar o útero. Se você quiser tomar este produto para esta finalidade, pode seguir as mesmas recomendações de posologia para quem irá tomá-lo para engravidar.

Água inglesa faz a menstruação descer?

Sim, este medicamento também ajuda a menstruação a começar mais cedo e também pode deixar o fluxo menstrual mais intenso que de costume. Isso se deve ao seu efeito desintoxicante e sua possível limpeza do útero.

Água inglesa amamentação

A água inglesa também não deve ser administrada durante a amamentação, devido sua ação citotóxica, que pode passar para o leite materno e afetar a saúde do bebê.

Interações com outros medicamentos

A água inglesa pode interferir na ação de outros medicamentos que você toma, principalmente de anticoagulantes. Esse produto potencializa os efeitos dos anticoagulantes e pode causar hemorragias.

Efeitos colaterais

água inglesa

A água inglesa, mesmo sendo um produto natural a base de plantas, pode causar certos efeitos colaterais indesejados e ainda contém contraindicações, que veremos a seguir.

Em relação aos seus efeitos colaterais, o consumo da água inglesa pode causar:

  • Efeitos colaterais comuns: náuseas e vômitos
  • Efeitos colaterais raros: aumento da tendência a hemorragia, transtornos cardiovasculares, visuais, gástrico e neurológicos
  • Efeitos colaterais muito raros: danos renais como anúria e uremia, além de poder ocorrer também trombocitopenia

Em casos de superdosagem deste medicamento também podem ainda ocorrer náuseas, vômitos, dores abdominais, alterações da audição, enxaquecas e erupções cutâneas. Nestes casos, procure um médico o mais rápido possível e tente contatar o laboratório do fabricante.

Contraindicações

As contraindicações de uso da água inglesa são:

  • – Crianças e pacientes hipersensíveis a alcaloides da Cinchona, tais como, quinina ou quinidina
  • – Na gravidez e lactação
  • – Nos casos de anemias extremas
  • – Pacientes com gastrites, úlceras gastroduodenais, excesso de acidez no estômago, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, colite ulcerosa
  • – Pessoas com doenças ou problemas no fígado ou no estômago
  • – Pacientes com labirintite e neurite ótica
  • – Pessoa com doença de Parkinson ou que tenham epilepsia
  • – Não deve ser administrado em pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula

Água inglesa preço

Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida. O frasco de 500ml de água inglesa custa cerca de 20 a 30 reais.

Conclusão

A água inglesa é um medicamento natural preparado a base de plantas medicinais que tem benefícios para o sistema digestivo. Ao optar por administrar o uso deste medicamento, fale com seu médico e peça sua opinião para que você possa usá-lo com segurança.

Este artigo te ajudou?
  • +28 curtiram
  • 0 não curtiram