O que é ciclo menstrual, quando começa e como calculá-lo

O que é ciclo menstrual, quando começa e como calculá-lo

A menstruação é um sangramento mensal do revestimento do útero de uma mulher. Isso dura cerca de 3 a 5 dias (média) e contém sangue e tecido que sai do corpo através do colo do útero e da vagina. O primeiro dia da menstruação é o primeiro dia do período menstrual. O ciclo menstrual é a menstruação mensal aproximadamente recorrente.

O que é ciclo menstrual?

O ciclo menstrual é um ciclo de mudanças corporais controladas por hormônios femininos que causam um sangramento regular. Este sangramento, que geralmente ocorre mensalmente, vem do útero e flui para fora da vagina. “Período” ou “menstruação” são as palavras usadas para descrever a experiência de mulheres com perda de sangue neste momento.

O ciclo menstrual começa na menarca (o primeiro período) e termina com a menopausa (o período final). O ciclo de toda mulher é único e individual. A idade média da menarca é de 12 a 13 anos, mas pode começar já aos nove e até aos 16 anos. Se os períodos menstruais não tiverem começado por 16-17 anos, deve consultar o seu médico para investigar por que razão não começou. A maioria das mulheres atinge a menopausa entre 45 e 55 anos.

Por que você tem um ciclo menstrual?

O papel do ciclo menstrual é preparar o corpo para a gravidez. Quando uma gravidez não ocorre, resulta um período. Em média, uma mulher terá de 450 a 500 períodos em sua vida.

Como funciona o ciclo menstrual?

ciclo menstrual

O ciclo menstrual ocorre devido a uma relação complexa entre hormônios do cérebro e ovários, que leva ao desenvolvimento e liberação de um óvulo do ovário (ovulação) e crescimento do revestimento interno (endométrio) do útero, para prepará-lo para gravidez. Quando os hormônios sinalizam para o útero que não há gravidez, o revestimento começa a se romper e se separar da parede do útero e o período começa. Uma vez que o revestimento se separou da parede do útero, o ciclo recomeça.

Quando começa o ciclo menstrual

Os ciclos menstruais variam entre as mulheres e são medidos desde o primeiro dia do período até o primeiro dia do próximo período. Em adolescentes, um ciclo pode durar até 45 dias, no entanto, entre os 20 e os 30 anos, um ciclo é geralmente entre 21 e 38 dias.

Períodos mudam ao longo da vida de uma mulher. Às vezes, eles mudam após a gravidez e, em algumas mulheres, ficam mais pesados na perimenopausa (a perimenopausa é o período de transição de períodos regulares para o período final e a menopausa) e mais leve e mais curta até o período final ou menopausa.

O que ocorre no ciclo menstrual?

O sangramento pode variar em qualidade e quantidade, desde uma pequena quantidade até uma grande perda. Pode também variar de cor, de preto/marrom a vermelho vivo. O período pode durar de quatro a oito dias, e a maioria das mulheres perde menos de 80ml de sangue (cerca de 1/3 de xícara) no total.

O fluxo muda ao longo do período e pode ser mais pesado nos primeiros três dias e depois mais claro nos próximos dias. A cor do sangue refletirá essa mudança na taxa de fluxo e pode mudar de vermelho escuro ou brilhante inicialmente para marrom escuro no final do ciclo. O período contém sangue, muco e algumas células do revestimento do útero. Alguns pequenos coágulos podem ser normais, mas se os coágulos se tornarem frequentes ou maiores, consulte o seu médico.

Em algumas mulheres, no momento da ovulação (liberação de um óvulo do ovário), que geralmente ocorre cerca de duas semanas antes do próximo período, pode haver alguma leve mancha e/ou dor. Isto é devido a uma mudança normal em alguns dos hormônios após a ovulação. Se a dor ou o sangramento no momento da ovulação frequentemente duram mais do que três dias, você pode precisar consultar o seu médico, especialmente se você sabe que está em maior risco de câncer endometrial (uterino).

Etapas do ciclo menstrual

Vejamos como funciona um ciclo menstrual típico de 28 dias de um período para o outro. Se o ciclo for menor ou maior, a ovulação pode acontecer mais cedo ou mais tarde.

Dia 1-6

Se uma mulher não está grávida o período começa, este é o primeiro dia do ciclo menstrual. Ao mesmo tempo, o cérebro libera um hormônio que faz com que o ovário produza pequenos sacos de fluidos (folículos) em sua superfície. Cada folículo contém um óvulo imaturo. O sangue flui para fora do colo do útero e, em seguida, sai do corpo através da vagina normalmente durante os próximos 3-7 dias.

Dia 7-13

O sangramento tem parado por agora. De todos os folículos que começaram a crescer, apenas um continua a crescer com um óvulo que se desenvolve mais. O revestimento do útero começa a engrossar e fica pronto caso um óvulo fertilizado seja implantado lá.

Dia 14

Os hormônios fazem com que o óvulo, agora totalmente crescido, exploda do folículo e deixe o ovário. Isso é chamado de ovulação.

Dia 15-20

O óvulo viaja pelo tubo em direção ao útero. Esta é a hora do ciclo em que a gravidez pode ocorrer. Se o óvulo atinge um dos muitos espermatozoides produzidos por um homem, o óvulo pode ser fertilizado. Um óvulo fertilizado então se moverá pelo tubo e se ligará à parede do útero, onde continuará a crescer.

Dia 21-28

Se o óvulo é fertilizado, não ocorrerá um período e hormônios diferentes ajudarão a gravidez a continuar. Se o óvulo não for fertilizado, os níveis hormonais começarão a diminuir. Isso fará com que o revestimento do útero se decomponha e se separe da parede, assim, o período começa.

Sinais ou sintomas antes do seu período

ciclo menstrual

Os sintomas pré-menstruais podem ocorrer de uma a duas semanas antes do período menstrual. Os sintomas podem incluir irritabilidade, inchaço, espinhas e cansaço. Normalmente, esses sintomas podem ser irritantes, mas não interfeririam nas atividades do dia-a-dia. Mais comumente, cerca de dois terços das mulheres experimentam alguma dor no peito durante o ciclo. Os sintomas parecem atingir o pico na adolescência e novamente na perimenopausa, possivelmente devido à flutuação dos níveis hormonais.

Se você está tendo períodos regulares, mas tem manchas de sangue por uma semana ou mais antes de cada período, pode haver várias razões para isso, então consulte o seu médico.

Os sintomas do período geralmente são resolvidos quando o período começa ou nos dois a três primeiros dias do período. A dor do período que interfere em sua vida cotidiana não é normal. 15-20% das mulheres têm sintomas tão graves que seu estilo de vida é afetado e não podem funcionar adequadamente. Se isso ocorrer, você deve procurar ajuda do seu médico.

Como amenizar alguns sintomas do período menstrual

Mulheres que experimentam sintomas desconfortáveis ​​relacionados à menstruação podem buscar algum tratamento oferece alívio. Algumas opções são:

  • Analgésicos: Para dores e desconforto no período, os analgésicos podem ser eficazes. Estes podem incluir paracetamol (Tylenol), ibuprofeno e aspirina.
  • Contracepção: A pílula anticoncepcional geralmente previne dores menstruais. O revestimento do útero será mais fino, resultando em menor contração durante a menstruação.
  • Exercício: O exercício físico foi demonstrado ser útil para ajudar a reduzir o nível de desconforto e dor experimentado por mulheres com problemas de período.
  • Técnicas de relaxamento: podem incluir exercícios de respiração, massagem e medicação. Algumas mulheres praticam ioga para aliviar a dor e o estresse.
  • Tratamento térmico: segurar uma garrafa de água quente contra o abdome pode ajudar a reduzir o desconforto.
  • Banho quente: Além de ajudar com o relaxamento, um banho quente também pode proporcionar algum alívio da dor ou do desconforto.

É permitido fazer sexo durante um período?

Não há razão médica para que as mulheres não possam ter relações sexuais durante o período. Algumas mulheres preferem não por preferências pessoais, culturais ou religiosas. É importante praticar o sexo seguro a qualquer momento para evitar contrair infecções sexualmente transmissíveis, como clamídia, HIV ou hepatite B.

É possível engravidar durante um período?

É possível engravidar durante um período. Embora a ovulação geralmente aconteça do 7º ao 10º dia do ciclo menstrual (cerca de duas semanas antes de um período), é possível que a mulher esteja fértil no final do ciclo, até o dia em que o período começa ou no início do ciclo ela ainda tem seu período. Também é possível que o espermatozoide permaneça vivo dentro dos tubos da mulher por até uma semana. Portanto, se uma mulher não quiser engravidar, é importante que ela use uma forma confiável de contracepção.

Ciclo menstrual e ovulação

A ovulação é a liberação de um óvulo dos ovários que ocorre durante cada ciclo menstrual. Uma mulher nasce com todos os seus óvulos. Uma vez que ela começa seus períodos, um óvulo se desenvolve e é liberado durante cada ciclo menstrual. Após a ovulação, o óvulo vive por 24 horas.

A gravidez acontece quando o espermatozoide de um homem se encontra e fertiliza o óvulo. O esperma pode sobreviver nas trompas de falópio por até sete dias após o sexo.

Ocasionalmente, mais de um óvulo é liberado durante a ovulação. Se mais de um óvulo é fertilizado, pode levar a uma gravidez múltipla, como gêmeos.

É difícil identificar exatamente quando a ovulação acontece, mas na maioria das mulheres, acontece em torno de 10 a 16 dias antes do próximo período.

Uma mulher não pode engravidar se a ovulação não ocorrer. Alguns métodos de contracepção hormonal, como a pílula combinada, o adesivo anticoncepcional e a injeção contraceptiva, atuam impedindo a ovulação.

Como saber meu ciclo menstrual?

ciclo menstrual

Acompanhar seu ciclo menstrual pode ser importante por vários motivos. Isso inclui determinar seu padrão normal, o que pode ajudá-lo a identificar alterações que possam sinalizar um problema. A contagem dos dias do ciclo menstrual também ajuda a identificar o período fértil mais provável para evitar a gravidez ou aumentar suas chances de concepção. O acompanhamento menstrual é simples, exigindo apenas um calendário ou um método de rastreamento eletrônico.

Como calcular o ciclo menstrual?

Agora que você já sabe como contar o ciclo menstrual, calculá-lo se torna mais simples. Você pode usar uma tabelinha de ciclo menstrual ou buscar um site que tenha uma calculadora de ciclo menstrual (ciclo menstrual calculadora).

Para acompanhar seu ciclo menstrual, anote o primeiro dia de sua menstruação em um calendário ou dispositivo eletrônico. Aplicativos on-line também estão disponíveis para ajudá-la. Observe o número de dias em que você tem sangramento, o que ajudará a determinar a duração média do seu fluxo menstrual. Continue a contar os dias até a próxima menstruação e anote o número total de dias entre o início de um período e o início do próximo. Este é o seu ciclo menstrual. Continue a acompanhar sua menstruação por vários meses até determinar seu ciclo normal.

Clue calendário do ciclo menstrual e ovulação

Você pode também baixar aplicativos para te ajudar a calcular ciclo menstrual, um desses apps é o Clue. O Clue foi classificado como o app de rastreamento de período e ovulação pela revista Obstetrics & Gynecology, que é uma publicação do Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas.

Esse aplicativo usa a ciência para ajudar seus usuários a identificar padrões únicos em seu ciclo menstrual. Com o rastreador de período do aplicativo, vários rastreadores de humor, registros de saúde e rastreadores de exercícios, sua saúde e seu ciclo menstrual não serão mais um mistério.

Os desenvolvedores prometem ser inclusivos para todas as idades. O aplicativo aprende com os dados que você adiciona, o que significa que quanto mais você usar o Clue, mais inteligente ele se tornará. Dessa forma, mais confiável serão os dados de seus ciclos menstruais e ovulação passados por ele. O Clue está disponível para Android e IOS de forma gratuita.

Como calcular a ovulação para o período menstrual irregular

Quando seu corpo está em um ciclo menstrual regular, é fácil dizer quando você está fértil e quando você deve esperar o seu período menstrual. Mas quando você tem ciclos menstruais irregulares, seu período fértil pode ser diferente a cada mês. Este tempo fértil, centrado em torno da ovulação, dá alguns sinais indicadores. Se você souber o que procurar em seu corpo, poderá rastrear sua ovulação a cada mês e prever os melhores momentos para conceber ou prevenir uma gravidez.

Passo 1

Use seu calendário para gravar dados do ciclo. Quanto mais tempo você gravar seus dados, mais padrões evidentes poderão existir. Por exemplo, você pode descobrir que recebe seu período regularmente a cada 45 dias ou a cada dois meses. Quanto mais tempo você gravar seus dados de ciclo, melhor será os dados que você terá não apenas para ajudar a identificar a ovulação, mas para apresentar a um profissional médico no futuro, se necessário.

Passo 2

Monitore seu muco cervical e registre-o no seu calendário. A mucosa cervical é a sua descarga regular e saudável. Seu muco cervical muda em todos os pontos-chave do seu ciclo e pode ser um bom indicador da ovulação. Após o seu ciclo menstrual, você notará alguns dias sem muco, então seu muco ficará mais abundante e mais úmido quando você estiver perto da ovulação. Durante a ovulação, é referido como “mucosa clara de ovo”, porque é claro, espesso e elástico, como claras de ovos. De acordo com a American Pregnancy Association, o seu dia de ovulação é marcado pela mucosa “mais clara, escorregadia e mais elástica”.

Passo 3

Tome sua temperatura corporal basal. Sua temperatura normal do corpo aumenta em um décimo a metade de um grau quando você ovula, de acordo com a Planned Parenthood. Para medir isso, você precisa de um termômetro de temperatura corporal basal digital. Esses termômetros são capazes de calcular temperaturas específicas de até um décimo de grau ou mais. Você deve tomar sua temperatura logo pela manhã, todos os dias, antes de fazer qualquer outra coisa, inclusive sair da cama, porque até mesmo a menor atividade pode elevar sua temperatura. Registre sua temperatura a cada dia e procure o pico para indicar a ovulação.

Passo 4

Procure sinais de ovulação em sua urina. Os kits de teste de ovulação comercial verificam se há hormônios que estão mais presentes na sua urina quando você está ovulando. Você também pode comprar um monitor de fertilidade, que é uma pequena máquina que coleta sua urina regularmente para determinar quando você está ovulando com base nos seus níveis hormonais.

Passo 5

Faça exames de sangue regulares pelo seu médico para determinar se você está ovulando. Seu médico pode prescrever exames de sangue que determinarão a função e os níveis hormonais em diferentes momentos do ciclo. Esses testes podem ajudar a determinar se você está ovulando e quando, e eles são especialmente úteis para mulheres que estão tentando engravidar. Seu médico também pode realizar testes nos ovários e no sistema reprodutivo para ajudar a determinar a ovulação.

Como saber se meu ciclo menstrual está normal?

Para descobrir seu ciclo menstrual normal, comece a manter um registro em um calendário. Comece acompanhando sua data de início todos os meses durante vários meses seguidos para identificar a regularidade de seus períodos.

Se você está preocupado com seus períodos, anote também o seguinte a cada mês:

  • Data final: Quanto tempo dura o seu período? É mais longo ou mais curto que o habitual?
  • Fluxo: Registre o peso do seu fluxo. Parece mais leve ou mais pesado que o normal? Com que frequência você precisa trocar seu absorvente? Você observou algum coágulo no sangue?
  • Sangramento anormal: Você está sangrando entre os períodos?
  • Dor: Descreva qualquer dor associada ao seu período. A dor é pior que o normal?
  • Outras mudanças: Você já experimentou alguma mudança de humor ou comportamento? Alguma coisa nova aconteceu na época da mudança em seus períodos?

Problemas comuns do ciclo menstrual

ciclo menstrual

Vários fatores podem provocar um ciclo menstrual irregular, algumas delas são:

Períodos irregulares (oligomenorreia)

O ciclo menstrual pode ser irregular no período que antecede a menopausa, após o parto, aborto ou interrupção da gravidez ou como já mencionado, nos primeiros anos após o início da gravidez. Algumas mulheres, no entanto, nunca estabelecem um ciclo regular. Períodos irregulares podem ser devidos a:

  • – Estresse
  • – Iniciar ou alterar a contracepção
  • – Gravidez, aborto espontâneo ou gravidez ectópica (quando o bebê cresce na tuba uterina ou em algum outro lugar fora do útero)
  • Síndrome do ovário policístico (SOP), que é um distúrbio hormonal comum
  • – Mudança na dieta ou perda repentina de peso ou ganho

Ausência de períodos (amenorreia)

Ausência de períodos (exceto na gravidez) pode ocorrer devido a um distúrbio hormonal causado por fatores que incluem ganho ou perda de peso. Também pode ser devido a excesso de exercício, ansiedade ou estresse, viagens, mudanças na dieta e condições como a Síndrome do ovário policístico. A amenorreia pode ser temporária, com períodos de retorno após alguns meses. Mulheres com amenorreia por mais de seis meses devem consultar um médico.

Sangramento menstrual intenso

Um período pesado (mais de 80 ml) pode interferir significativamente na vida cotidiana. Embora seja difícil medir com precisão a quantidade de fluido menstrual, ter que trocar o absorvente hora em hora, precisar mudar durante a noite, ou ter absorventes mais espessos, é um sinal de período pesado.

Vários fatores, incluindo miomas, pólipos, endometriose, adenomiose e, raramente, câncer uterino, podem causar sangramento intenso. O sangramento intenso pode levar à anemia (baixa contagem de hemoglobina no sangue), com sintomas de fadiga, palidez, falta de energia e falta de ar.

Quando nenhuma causa é encontrada, medicamentos hormonais para reduzir o sangramento são geralmente prescritos. Estes incluem a pílula contraceptiva oral e terapias hormonais de progesterona, incluindo comprimidos ou um dispositivo intra-uterino (DIU) liberador do hormônio progestina.

Sangramento pontual entre os períodos

O sangramento entre os períodos pode ter várias causas, tais como:

  • – Dieta
  • – Estresse
  • – Baixo peso
  • – Exercício excessivo
  • – Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)
  • – Endometriose
  • – Miomas
  • Síndrome do ovário policístico
  • – Distúrbios da tireoide ou câncer ginecológico

Também pode ser um efeito colateral de alguns contraceptivos ou medicamentos. Qualquer sangramento entre os períodos deve ser investigado por um médico, particularmente para mulheres na pós-menopausa com maior risco de câncer endometrial. Quando você visita seu médico, procure descrever seu padrão de sangramento. O médico também precisará saber se a hemorragia ocorre após o sexo ou se há alguma dor pélvica ou abdominal baixa.

O que posso fazer para evitar irregularidades menstruais?

Para algumas mulheres, o uso de pílulas anticoncepcionais pode ajudar a regular os ciclos menstruais. O tratamento para quaisquer problemas subjacentes, como um distúrbio alimentar, também pode ajudar. No entanto, algumas irregularidades menstruais não podem ser evitadas.

Quando procurar um médico por causa de seu ciclo menstrual

Há muitas razões pelas quais você pode precisar consultar seu médico sobre seus períodos, incluindo:

  • – Mudanças no padrão do seu período
  • – Períodos cada vez mais pesados
  • – Longos períodos de mais de 8 dias
  • – Períodos que vêm com menos de 3 semanas de intervalo
  • – Períodos que vêm com mais de dois a três meses de diferença
  • – Períodos dolorosos fazendo com que você fique em casa
  • – Sangramento entre períodos
  • – Não começou a menstruar aos 16-17 anos
  • – Observar seu período parou de repente
  • – Sangramento após a relação sexual

Mais informações

Seu ciclo menstrual é um processo normal para o seu corpo. Cada mulher experimenta seu ciclo menstrual de forma diferente, a maioria sem quaisquer dificuldades. Se houver alguma mudança no ciclo que a preocupe, consulte seu médico.

Este artigo te ajudou?
  • +2 curtiram
  • 0 não curtiram