Os incríveis benefícios da berinjela para a saúde

Os incríveis benefícios da berinjela para a saúde

Berinjelas são frutos, isso mesmo, elas são os frutos da planta Solanum melongena. Originalmente nativas do subcontinente indiano e agora são encontradas em todo o mundo em diferentes cozinhas. Este vegetal de cor roxa ou preta pode crescer mais de 30 cm de comprimento em variedades silvestres.

Há um número de variedades de berinjela usadas em todo o mundo, e elas estão incluídas nas culinárias de muitas maneiras diferentes. Embora sejam frutas, as berinjelas são comumente chamadas de vegetais.

A berinjela é um vegetal saudável que vai muito bem em diversas receitas, como a lasanha. Além de ser uma adição de dar água na boca para praticamente qualquer refeição, ela possui vários benefícios para a saúde. É livre de gordura, contém antioxidantes e nutrientes essenciais para o metabolismo. Incluir berinjela como parte de uma dieta equilibrada também pode ajudá-lo a perder peso e manter seu coração saudável.

Valores nutricionais da berinjela

berinjela

Os maravilhosos benefícios para a saúde das berinjelas derivam principalmente de seu conteúdo vitamínico, mineral e nutritivo. As berinjelas são uma rica fonte de vitamina C, vitamina K, vitamina B6, tiamina, niacina, magnésio, fósforo, cobre, fibra alimentar, ácido fólico, potássio e manganês. Eles também contêm quase nenhum colesterol ou gordura saturada.

Uma xícara de berinjela cozida, pesando em torno de 99 gramas contém:

  • – 35 calorias
  • – 0,82 g de proteína
  • – 8,64 g de carboidrato, dos quais 3,17 g são açúcares
  • – 0,23 g de gordura
  • – 2,5 g de fibra dietética
  • – 188 miligramas de potássio
  • – 6 mg de cálcio
  • – 1 mg de sódio
  • – 0,12 mg de zinco
  • – 1,3 mg de vitamina C
  • – 0,25 mg de ferro
  • – 11 mg de magnésio
  • – 15 mg de fósforo
  • – 14 microgramas de folato
  • – 85 mcg de vitamina B6
  • – 2,9 mcg de vitamina K

Berinjelas também contêm flavonoides, como antocianinas. As antocianinas são pigmentos hidrossolúveis que trazem muitos benefícios para a saúde. Elas também ajudam a dar à berinjela sua cor roxa escura bem conhecida.

A pele da berinjela é rica em antioxidantes, fibras, potássio e magnésio. O conteúdo fenólico da berinjela faz com que seja um potente eliminador de radicais livres. Por isso, este vegetal é classificado entre os 10 melhores vegetais em termos de capacidade de absorção de radicais livres de oxigênio.

Propriedades da berinjela

  • – Digestiva
  • – Laxante
  • – Antioxidante
  • – Cardioprotetora
  • – Anti-envelhecimento
  • – Anti-inflamatória
  • – Anti-cancerígena

Benefícios da berinjela

Os benefícios da berinjela para a saúde incluem os seguintes:

berinjela

Ajuda na digestão

Berinjelas são grandes fontes de fibra dietética, um elemento necessário em qualquer dieta equilibrada. A fibra é essencial para a saúde gastrointestinal, bem como para os movimentos intestinais regulares. Ela aumenta as fezes para que elas passem mais facilmente através do trato digestivo. Além disso, estimula o movimento peristáltico, a contração dos músculos lisos que ajudam os alimentos a sair do corpo. Finalmente, a fibra estimula a secreção de suco gástrico que facilita a absorção de nutrientes e o processamento de alimentos.

A fibra também tem sido associada à redução das doenças cardíacas, pois elimina parte do mau colesterol LDL que pode obstruir as artérias e as veias, resultando em aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.

Perda de peso

Uma vez que as berinjelas contêm uma quantidade mínima de gordura ou colesterol, elas são um alimento muito saudável para pessoas que tentam perder peso ou combater problemas de obesidade. A fibra também inibe a liberação de grelina, o hormônio que nos diz que estamos com fome novamente. Enchendo-nos e reduzindo nosso apetite, as chances de comer demais são reduzidas, e as tentativas de perda de peso são mais bem-sucedidas.

Prevenir o câncer

Junto com os efeitos benéficos da fibra, as berinjelas também são ótimas fontes de antioxidantes, uma das melhores linhas de defesa do corpo contra uma ampla variedade de doenças e condições. Berinjelas contêm vitamina C, que é uma parte fundamental do sistema imunológico, uma vez que estimula a produção e atividade das células brancas do sangue. Além disso, também contêm manganês, que é um antioxidante natural e um mineral essencial.

Seu corpo pode se beneficiar da nasunina e do ácido clorogênico, dois antioxidantes orgânicos que são um tanto incomuns, mas exibem atividade inibitória contra os radicais livres, bem como qualidades antivirais e antibacterianas. Os radicais livres são subprodutos do metabolismo celular que podem atacar células saudáveis ​​e desconstruir o DNA em células potencialmente carcinogênicas. Com níveis elevados de antioxidantes em seu corpo irá certificar-se que os órgãos estão protegidos contra infecções e doenças nocivas, incluindo câncer e doenças cardíacas.

A nasunina, que é uma antocianina, foi especificamente relacionada à inibição do comportamento prejudicial no cérebro. Os radicais livres são parcialmente responsáveis ​​pela degeneração neural e pelo aparecimento da doença de Alzheimer e da demência. Estudos concentraram-se principalmente nos efeitos da nasunina em animais, mas é uma notícia muito animadora para aqueles que sofrem de distúrbios cognitivos.

Melhorar a saúde óssea

Há uma série de benefícios para a saúde óssea que vêm das berinjelas, o que é muito bom para as pessoas com maior risco de degradação óssea e osteoporose. Compostos fenólicos são o que dão às berinjelas e muitas outras frutas sua coloração única. Estes compostos também têm sido associados a sinais reduzidos da osteoporose, os ossos fortes, e um aumento da densidade mineral óssea. As berinjelas também têm quantidades significativas de ferro e cálcio, que são essenciais para a saúde dos ossos. Finalmente, a quantidade de potássio nas berinjelas ajuda na absorção de cálcio, tornando-as um reforço abrangente e altamente útil para prevenir a osteoporose e a saúde dos ossos.

Prevenir anemia

Uma deficiência de ferro pode ser muito perigosa para a saúde geral e pode se manifestar em anemia. A anemia é caracterizada por dores de cabeça e enxaquecas, fadiga, fraqueza, depressão e mau funcionamento cognitivo. Portanto, comer alimentos ricos em ferro pode combater a anemia e as berinjelas contêm uma quantidade razoável de ferro. Berinjelas também são muito ricas em cobre, outro componente essencial dos glóbulos vermelhos, assim como o ferro. Sem esses dois minerais, a contagem de glóbulos vermelhos no corpo continuará a diminuir, uma vez que eles estão sendo consumidos continuamente. Com os glóbulos vermelhos mais saudáveis ​​circulando nas veias, você verá um notável aumento de energia e força, o que eliminará sentimentos de fadiga ou estresse.

Melhore a função cerebral

Berinjelas são fontes maravilhosas de fitonutrientes, que há muito tempo são conhecidos como impulsionadores da atividade cognitiva e da saúde mental em geral. Eles não só defendem contra a atividade dos radicais livres e mantêm o corpo e o cérebro a salvo de toxinas e doenças, mas também aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro. Ao fornecer mais sangue rico em oxigênio para o cérebro, eles estimulam os caminhos neurais a se desenvolver, aumentando os poderes da memória e dos pensamentos analíticos. O potássio nas berinjelas também atua como um vasodilatador e um estimulante cerebral.

Melhore a saúde do coração

Existem algumas maneiras diferentes pelas quais as berinjelas beneficiam a saúde do seu coração, incluindo a fibra, mencionada anteriormente. Em segundo lugar, sabe-se que reduzem a presença de colesterol LDL “ruim” no organismo e estimulam a absorção de colesterol HDL “bom”. O equilíbrio do colesterol no corpo é sempre flutuante com base nos alimentos que ingerimos, mas quanto mais colesterol HDL tivermos, melhor. A redução do colesterol LDL pode prevenir ataques cardíacos, derrames e aterosclerose. Finalmente, os bioflavonoides da berinjela são ótimos para reduzir a pressão sanguínea, o que reduz a tensão e o estresse no sistema cardiovascular, melhorando assim a saúde do coração.

Controla a diabetes

Devido ao seu alto teor de fibras e baixas quantidades de carboidratos solúveis, as berinjelas são um alimento ideal para o controle do diabetes. As qualidades das berinjelas as tornam úteis como um regulador da glicose e da atividade da insulina dentro do corpo. Quando os níveis de insulina são estáveis, e o corpo não está experimentando grandes quedas ou picos de açúcar no sangue, os efeitos colaterais potencialmente perigosos da diabetes podem ser evitados.

Evitar o defeitos de nascença

As berinjelas são uma fonte rica de ácido fólico, que é muito útil para adição dietética das mulheres grávidas. Os folatos são partes essenciais de qualquer dieta, e o ácido fólico é particularmente benéfico para mulheres grávidas. O ácido fólico protege diretamente os bebês dos defeitos do tubo neural, que podem se manifestar de várias maneiras. Portanto, é sempre recomendável que as mães grávidas aumentem a ingestão de ácido fólico considerando a saúde do bebê dentro de seu útero!

Água de berinjela

A água de berinjela é outra maneira de obter seus benefícios e é usada, principalmente, para perda de peso. Esse efeito da água de berinjela para emagrecer é devido a sensação de saciedade que ela promove e por ser diurética.

A água de berinjela é muito simples de fazer e deve ser tomada diariamente. Além disso, você pode adicionar limão à bebida. A água de berinjela com limão emagrece e ainda proporcionará vários outros benefícios à saúde.

Receitas com berinjela

Existem muitas receitas e maneiras diferentes de como fazer berinjela. Mas antes de aprender algumas receitas bem conhecidas, vamos conhecer dicas de como prepará-la.

Primeiramente, durante a compra, certifique-se de que as berinjelas estejam firmes e um pouco pesadas para o seu tamanho. Sua pele também deve estar lisa e brilhante, com um intenso tom roxo. Evite qualquer uma que pareça murcha, machucada ou descolorida.

Elas devem ser armazenadas na geladeira até que estejam prontas para uso. Além disso, deixar sua pele intacta ao armazená-la irá mantê-la fresca por mais tempo.

Para prepará-la, use uma faca de aço inoxidável em vez de aço carbono, pois isso evita que o material reaja com os fitoquímicos do vegetal e assim faça com que a berinjela escureça.

Elas podem ser preparadas inteiras, em cubos ou fatiadas, e podem ser fritas, grelhadas, assadas ou cozidas no vapor. No entanto, estudos sugerem que, cozidas, fervidos e cozidas a vapor, são a melhor maneira de preservar os níveis de antioxidantes e outros nutrientes da berinjela.

Lasanha de berinjela

berinjela

Ingredientes

  • – 3 berinjelas grandes
  • – 1 lata de molho de tomate
  • – 1 maço de coentro cortado e pedaços pequenos
  • – Azeitonas sem caroço cortadas
  • – 300 g de queijo mussarela fatiado
  • – 300 g de presunto fatiado
  • – 2 colheres de azeite
  • – Queijo catupiry

Preparo

  • – Corte as berinjelas em fatias finas, no sentido do comprimento
  • – Em uma assadeira retangular refratária, coloque no fundo, duas colheres de azeite e um pouco de molho de tomate
  • – Coloque então uma camada de berinjela
  • – Cubra com molho de tomate, salpique com azeitonas e coentro
  • – Em seguida, coloque uma camada de presunto
  • – Acrescente uma camada de berinjela, cubra com molho de tomate e por cima coloque uma camada de queijo mussarela
  • – Repita os passos 3, 4 e 5, para formar mais duas camadas
  • – Coloque por cima da última camada, queijo catupiry a gosto, e cubra a assadeira com papel alumínio
  • – Leve ao forno em temperatura de 180º C graus por cerca de 30 minutos, para cozinhar
  • – Após isso, retire o papel alumínio e deixe por mais 5 a 10 minutos para gratinar
  • – Sirva quente!

Antepasto de berinjela

berinjela

Ingredientes

  • – 3 berinjelas grandes cortadas em tirinhas
  • – 1 pimentão verde cortado em tirinhas
  • – 1 pimentão amarelo cortado em tirinhas
  • – 1 pimentão vermelho cortado em tirinhas
  • – 2 cebolas grandes cortada em tirinhas
  • – 250 ml de azeite
  • – 1 xícara de vinagre de vinho tinto
  • – Orégano a gosto
  • – 1 vidro pequeno de azeitonas sem caroço
  • – Sal a gosto

Preparo

  • – Corte as berinjelas, os pimentões e as cebolas e arrume em camadas a berinjela, o pimentão e por cima a cebola, em placa de alumínio
  • – Coloque por cima o azeite, o vinagre, o sal, o orégano cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido bem quente (mais ou menos 150º graus) por 15 minutos
  • – Tire do forno, acrescente as azeitonas fatiadas dê uma ligeira misturada e leve novamente ao forno (continua com o papel alumínio) até que a berinjela seque e fique escura (mais ou menos 1 hora e meia)
  • – Tire do forno, espere esfriar e leve à geladeira
  • – Se puder esperar que fique marinando 2 ou 3 dias na geladeira, fica bem mais gostoso
  • – Sirva com pão italiano, com carnes

Berinjela recheada

berinjela

Ingredientes

  • – 3 berinjelas (escolha as bem brilhosas e lisas)
  • – 200 g de ricota fresca
  • – 1 cebola
  • – 2 tomates maduros (sem casca)
  • – 2 dentes de alho
  • – 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • – 1 colher de sopa de extrato de tomate
  • – Queijo ralado

Preparo

  • – Abra a berinjelas no sentido do comprimento e retire cuidadosamente o miolo (cuidando para não furar)
  • – Afervente as metades (rapidamente) sem deixar amolecer muito
  • – Reserve-as
  • – Faça um molho com a cebola, o alho, o tomate, o azeite e o extrato de tomate
  • – Tempere com sal
  • – Acrescente no molho a polpa retirada das berinjelas e cozinhe um pouco
  • – Acrescente a ricota amassada com o garfo
  • – Recheie cada metade com este preparado
  • – Coloque numa forma, cubra com queijo ralado e leve ao forno

Salada de berinjela

berinjela

Ingredientes

  • – 3 berinjelas
  • – 1 pimentão verde
  • – 1 pimentão vermelho
  • – 1 pimentão amarelo
  • – 1 cebola grande
  • – 1/2 xícara (chá) de azeite
  • – 1/4 xícara (chá) de vinagre
  • – 3 colheres (sopa) de azeitonas pretas picadas
  • – 2 dentes (grandes) de alho picadinho
  • – 1 folha de louro
  • – 2 colheres (sopa) de orégano
  • – 2 colheres (sopa) de salsa picadinha
  • – Sal a gosto

Preparo

  • – Retire um pouco da casca da berinjela, corte em fatias finas no sentido do comprimento e depois corte em tirinhas
  • – Coloque as berinjelas cortadas de molho em água com sal durante meia hora, depois passe na água para retirar o sal e dê uma espremida
  • – Corte a cebola e o pimentão em tirinhas, coloque em uma assadeira, junte a berinjela, o alho, o louro, a salsa, orégano, azeitona e o sal
  • – Regue com metade do vinagre e leve ao forno médio preaquecido por 45 minutos
  • – Retire do forno e regue com o azeite e o restante do vinagre
  • – Deixe esfriar e sirva

Como plantar berinjela

Para plantar a berinjela você deve comprar suas sementes e deixá-las na água por um dia, pois assim facilitará a germinação. Após, semeie as sementes na superfície do solo e, caso queira, peneire um pouco de terra para cobri-las. A germinação deve ocorrer entre uma ou duas semanas.

Os pés de berinjela podem medir de 40 cm a 2 metros de altura. Essa planta pode ser cultivada o ano todo em regiões de clima quente, pois necessita de iluminação do sol por algumas horas do dia. A irrigação também deve ser diária, porém, sem encharcar.

Mais informações

A berinjela pode ser um complemento saudável para uma dieta variada que contém muitas frutas e legumes. Além disso, também pode ser usada de diferentes jeitos e em várias receitas deliciosas. No entanto, sempre prefira prepará-la assada ou cozida, pois conservará melhor seus nutrientes.

Este artigo te ajudou?
  • +34 curtiram
  • -1 não curtiram