Os benefícios do Pilates na gravidez
Muitas mulheres, quando engravidam optam por deixar de lado toda a atividade física, em parte por medo de que possa afetar negativamente o bebê. No entanto, a atividade física moderada durante a gravidez pode ser muito benéfico para a mãe e a criança, sempre guiados por profissionais experientes para trabalhar com segurança.
O Pilates é uma das disciplinas que melhor podem vir naquele momento: O controle do corpo e da respiração, o trabalho do assoalho pélvico, fortalecendo a parte de trás e da mobilização e estabilização da coluna vertebral são alguns dos benefícios que podemos começa a praticar o Pilates durante a gravidez.
Treine com segurança
A primeira coisa a fazer é ir ao ginecologista e médico para assegurar-nos de que a gravidez não é de risco e pode realizar atividade física moderada de forma segura. Além disso, se nós viemos de um período de sedentarismo, a gravidez não é o momento de começar a fazer esporte: Será mais benéfico para começar depois do parto.
No primeiro trimestre, quando não há mais risco de complicações, por isso, limitar a nossa atividade física para caminhar ou subir sem muito pulsações.
Após o primeiro trimestre, a prática de Pilates é muito benéfico para a grávida, sempre orientado por um profissional e deu algumas orientações básicas, como por exemplo não ficar deitada de bruços.
Benefícios do Pilates na gravidez
Os exercícios em posição quadrúpedes (ficando de quatro) são benéficos durante a gravidez, enquanto que libertem o peso da parte de trás da mãe. O fortalecimento das costas, especialmente a parte inferior das costas, é importante para a mãe para levar a barriga sem problemas.
Exercícios de mobilização da coluna vertebral, vai ajudar a mãe a conhecer bem o seu corpo e para mobilizar e estabilizar a área da coluna vertebral. Também é importante ressaltar a reeducação postural, pois algumas horas suas costas irá sentir dolorida quando o intestino começar a crescer.
O trabalho do assoalho pélvico (músculos profundos do abdômen), através do método Pilates a partir do segundo trimestre de gravidez (e não a um mês de dar à luz, como tem sido feito tradicionalmente) vai nos ajudar a preservar este tônus muscular interno e facilitar o caminho no dia do parto. Se fizermos desde o início também será mais fácil para se recuperar após o parto.
No final da gravidez é conveniente ressaltar alguns exercícios da abertura da pelve para que o bebê se encaixe (tome uma boa postura de saída) e facilitara o parto. Os exercícios sobre fitball são de grande ajuda neste momento.
O controle da respiração, um dos pilares básicos do Pilates também nos ajudam a enfrentar o dia de nascimento. Saiba controlar a entrada de ar para os nossos reforços ou para o assoalho pélvico irá fazer o parto mais agradável.