O que é abdominoplastia, qual seu valor e seus riscos?

O que é abdominoplastia, qual seu valor e seus riscos?

Se você tem muita gordura ou excesso de pele no abdômen que não consegue eliminar mesmo com dieta ou exercício físico, pode considerar uma abdominoplastia.

No entanto, uma abdominoplastia deve ser o último recurso para as pessoas que esgotaram todas as outras medidas, e o procedimento não deve ser usado como alternativa à perda de peso.

Você deve estar ciente de que a abdominoplastia é uma cirurgia, então, se está considerando fazê-la, deve conhecer bem o procedimento e seus riscos.

O que é a abdominoplastia?

abdominoplastia

A cirurgia de abdominoplastia remove o excesso de gordura e pele e, na maioria dos casos, restaura os músculos debilitados ou separados criando um perfil abdominal mais suave e firme.

Um abdômen plano e bem tonificado é algo que muitos buscam e se esforçam com exercícios e controle do peso. Mas às vezes, mesmo assim, alguns não conseguem alcançar esses objetivos.

Mesmo indivíduos de peso corporal e proporção normais podem desenvolver um abdômen que se projeta ou está flácido. As causas mais comuns que pessoas buscam esse procedimento incluem:

  • – Envelhecimento
  • – Hereditariedade
  • – Gravidez
  • – Cirurgia prévia
  • – Flutuações significativas no peso

É importante destacar que uma abdominoplastia não substitui a perda de peso ou um programa de exercícios apropriado.

Embora os resultados de uma abdominoplastia sejam tecnicamente permanentes, o resultado positivo pode ser grandemente diminuído por flutuações significativas no seu peso. Por esse motivo, os indivíduos que estão planejando apenas uma perda de peso ou as mulheres que podem estar considerando uma gravidez futura devem adiar uma abdominoplastia.

Uma abdominoplastia não pode também corrigir as estrias, embora estas possam ser removidas ou melhoradas um pouco se estiverem localizadas nas áreas de excesso de pele que serão cortados.

Cirurgia abdominoplastia

abdominoplastia

Uma abdominoplastia completa geralmente leva entre 2 e 4 horas para ser feita. Se você está realizando procedimentos estéticos adicionais ao mesmo tempo, como elevação de mama, aumento de mama ou lipoaspiração para suas coxas ou se sua abdominoplastia estiver sendo realizada em conjunto com cirurgia, o tempo total de cirurgia será mais longo. Por outro lado, uma mini-abdominoplastia leva menos tempo do que uma abdominoplastia completa.

Um dos primeiros passos da cirurgia de abdominoplastia é a marcação. O seu cirurgião usará uma caneta para marcar seu abdômen para indicar onde as incisões da barriga serão feitas. As marcas também indicam onde está o centro do seu tronco, a localização do umbigo reposicionado e as incisões. Se o seu cirurgião estiver realizando lipoaspiração no abdômen (ou em outro local), essas áreas também serão marcadas.

Existem muitas variações para as marcações da barriga, por isso, a sua pode ser diferente de outra pessoa. Suas marcações serão específicas para o tipo de incisão que seu cirurgião usará e para suas necessidades exclusivas. Uma das técnicas mais utilizadas consiste de incisão vertical e horizontal, que é chamada de abdominoplastia em ancora, pelo formato da incisão.

Algumas abdominoplastias completas são realizadas em um hospital e você ficará durante uma noite. Outras são realizadas de forma ambulatória e você vai para casa no mesmo dia. Você receberá anestesia geral, que o levará a dormir durante a operação.

Abdominoplastia completa

O cirurgião irá cortar seu abdômen e, em seguida, contornar a pele, tecido e músculo, conforme necessário. A cirurgia envolverá o movimento do seu umbigo e você precisará de tubos de drenagem sob sua pele por alguns dias.

Mini abdominoplastia parcial

As mini-abdominoplastias ou abdominoplastia parcial são muitas vezes feitas em áreas locais cujos depósitos de gordura estão localizados abaixo do umbigo. Durante este procedimento, o cirurgião provavelmente não moverá a sua barriga, e o procedimento só pode levar até duas horas, dependendo do seu caso.

Abdominoplastia cicatriz

abdominoplastia

A abdominoplastia é uma cirurgia com cicatriz. Lembre-se que suas cicatrizes de abdominoplastia vão piorar antes de melhorarem. Sua incisão curará, mas as cicatrizes passam por uma série de mudanças antes de serem completamente curadas e que podem demorar meses, mas elas não somem por completo. As cicatrizes parecerão piores em cerca de 3 meses após a cirurgia de abdominoplastia. Elas tendem a ficar muito vermelhas, grossas e crescidas.

Pode levar até um ano para que as cicatrizes da barriga possam desaparecer. A maioria dos médicos tem muito cuidado em colocar as incisões bem abaixo das linhas de biquínis e roupas debaixo para que elas permaneçam escondidas, mesmo quando você está na praia. Lembre-se de proteger suas cicatrizes frescas da barriga da exposição ao sol.

Pergunte ao seu cirurgião sobre o uso de fita de silicone para cicatriz de abdominoplastia ou outros produtos que minimizem cicatrizes. Essas fitas ajudam a prevenir a formação de queloides em suas cicatrizes. Os queloides são crescimentos excessivos de tecido cicatricial que podem se formar em feridas. Algumas pessoas, especialmente pessoas com pele média a escura são propensas a desenvolver queloides.

Como se preparar para cirurgia de abdominoplastia

Se você fuma, terá que parar por um determinado período conforme determinado pelo seu médico. Não basta simplesmente reduzir o consumo de tabaco. Você deve parar completamente durante pelo menos duas semanas antes da cirurgia e duas semanas depois. Fumar pode aumentar o risco de complicações e retardar a cicatrização.

Certifique-se de comer refeições bem equilibradas e completas e não tente se alimentar excessivamente antes da cirurgia. A nutrição adequada desempenha um papel fundamental na cura adequada.

Se você tomar certos medicamentos, seu cirurgião pode instruí-lo a parar de tomar por um determinado período antes e depois da cirurgia. O seu cirurgião irá determinar isso como parte de sua consulta pré-operatória.

Antes de passar pela cirurgia, você precisará preparar sua casa para seus cuidados pós-operatórios. Sua área de recuperação doméstica deve ter:

  • – Roupas soltas e confortáveis ​​que podem ser vestidas de forma muito fácil
  • – Telefone dentro de distância
  • – Cadeira de banho
  • – Pessoas para te ajudar

Assegure-se de preparar uma área de recuperação mais segura e confortável antes de se submeter à cirurgia para atender às suas necessidades pessoais.

Complicações e efeitos colaterais da cirurgia de abdominoplastia

Como esperado, você terá dor e inchaço nos dias que se seguem à cirurgia. Seu médico pode prescrever um analgésico, se necessário, e irá instruí-lo sobre como lidar melhor com a dor. A dor pode durar várias semanas ou meses.

Tal como acontece com qualquer cirurgia, existem riscos. Lembre-se, esta cirurgia afeta uma parte muito importante do seu corpo. Embora sejam raras, as complicações podem incluir infecção, sangramento sob a pele ou coágulos de sangue que podem viajar para o pulmão e interferir com sua respiração. Você pode apresentar um risco aumentado de complicações se você tiver circulação fraca, diabetes ou doença cardíaca, pulmonar ou hepática ou história de coágulos sanguíneos.

Você pode experimentar cicatrização insuficiente, o que pode causar cicatrizes ou perda de pele mais significativas. Em casos graves, você pode precisar de uma segunda cirurgia.

Como mencionamos anteriormente, as cicatrizes de uma abdominoplastia são bastante proeminentes e, embora possam desaparecer ligeiramente, nunca desaparecerão completamente.

Pós operatório abdominoplastia

abdominoplastia

Quando você acorda após uma cirurgia de abdominoplastia, seu abdômen pode estar muito inchado e pode latejar. Não espere que a dor seja insuportável antes de tomar a medicação para a dor. Tome seu medicamento contra a dor a tempo, porque isso pára a dor antes que ela se torne muito intensa.

À medida que os dias continuam o inchaço e a dor tendem a desaparecer. Você pode ter hematomas, mas isso também desaparecerá. O hematoma e o inchaço são normais e são esperados após a maioria das cirurgias.

Você poderá ficar um tempo no hospital ou clínica onde realizou o procedimento. Esse período dependerá dos procedimentos realizados. Geralmente, após a cirurgia, você utilizará:

  • – Dreno: um recipiente para drenar o sangue e líquidos acumulados no corpo, este é removido geralmente antes de você ter alta. Em certos casos, você terá que levar o dreno para casa.
  • – Cinta modeladora: isto serve para proteger a barriga e evitar líquidos acumulados, você deve permanecer até 1 semana usando frequentemente a cinta.
  • – Meias de compressão: as meias de compressão servem para evitar o aparecimento de coágulos de sangue e só devem ser retiradas para tomar banho.

Quando você sai do hospital ou instalação cirúrgica, deve receber uma lista de instruções pós-operatórias e um conselho geral sobre a recuperação da cirurgia plástica. Estes devem informar-lhe com que frequência deve tomar a medicação, qual a melhor forma de tomar banho, e quais as restrições que você tem em seus movimentos ou atividades. Essa lista também deve dar-lhe coisas a serem observadas, como uma temperatura elevada ou sangramento da incisão e informações sobre como entrar em contato com o cirurgião.

A pele do abdômen pode estar adormecida. Isto é normal. A abdominoplastia envolve afrouxar a pele de seus anexos anteriores. Essa ação, juntamente com as incisões, pode cortar alguns nervos. A sensação geralmente retornará gradualmente ao longo dos meses. Às vezes, a primeira coisa que você sentirá em áreas que estão adormecidas é coceira ou formigamento. Existe a possibilidade de que a sensação na pele não volte completamente.

Abdominoplastia recuperação

A recuperação de uma cirurgia de abdominoplastia levará algum tempo. Uma abdominoplastia, especialmente uma abdominoplastia completa, é uma cirurgia séria.

À noite, após a cirurgia da abdominoplastia, você pode estar meio confuso com os medicamentos anestésicos e/ou orais. Na verdade, você provavelmente não lembrará muito do primeiro dia ou dois. Mesmo assim, deve manter a calma.

Se você passou por uma abdominoplastia parcial ou completa é muito importante que siga todas as instruções do seu cirurgião sobre como cuidar do curativo nos dias que se seguem à cirurgia. O curativo utilizado será uma banda elástica firme que promove uma cura adequada. O seu cirurgião também irá instruí-lo sobre como se posicionar melhor enquanto está sentado ou deitado para ajudar a aliviar a dor.

Se você é uma pessoa fisicamente ativa, terá que limitar severamente o exercício extenuante por pelo menos seis semanas. O seu médico irá aconselhá-lo sobre isso enquanto você faz a recuperação e volta em sua consulta. Você pode demorar até um mês para voltar ao trabalho após a cirurgia para assegurar uma recuperação adequada. Seu médico irá ajudá-lo a determinar isso com base em sua situação pessoal.

Dicas de recuperação após uma cirurgia de abdominoplastia

Siga essas dicas e outras passadas pelo seu médico após uma abdominoplastia:

Meça sua temperatura

Após a cirurgia, você deve medir sua temperatura regularmente, com um termômetro. Uma temperatura elevada pode significar uma infecção e você deve notificar seu médico prontamente.

Tome os medicamentos indicados por seu médico

Use toda a medicação prescrita por seu médico da maneira e tempo indicados, e não reduza se você se sentir bem. Não tomar os medicamentos durante o número prescrito de dias pode causar uma infecção resistente aos medicamentos.

Se você está tomando antibióticos e pílulas anticoncepcionais, lembre-se de que alguns desses medicamentos podem interferir com a pílula, então, no caso de ter relações sexuais, use outra forma de proteção. No entanto, provavelmente você não vai pensar em relações sexuais ou qualquer tipo de movimento brusco enquanto estiver se recuperando e tomando a medicação. Mesmo se você sentir vontade de fazer sexo, não faça até que pergunte sobre a segurança com seu cirurgião. Isso poderia causar complicações, como feridas e infecção.

Durma com a cabeça elevada

Durma com a cabeça e os ombros elevados durante a primeira semana ou por mais tempo, conforme indicado por seu cirurgião. Use dois ou três travesseiros confortáveis para manter a cabeça erguida. Dormir pode não ser um problema, uma vez que alguns medicamentos contra a dor podem fazer você dormir.

Caminhada

Você será encorajado a fazer um pouco de caminhada todos os dias na primeira semana e mais à medida que as semanas passam. Faça isso. Caminhar ajuda a prevenir a formação de coágulos sanguíneos e facilita a eliminação do inchaço.

Depressão após a cirurgia abdominoplastia

Muitos pacientes, experimentam períodos de tristeza ou ansiedade à medida que se recuperam de cirurgias estéticas. Uma paciente pode se perguntar se deveria mesmo ter feito a cirurgia e que as contusões e inchaço nunca desaparecerão. Se você está se sentindo assim, não está sozinho nem preocupado. Na verdade, isso é bastante normal.

Algumas pessoas após a cirurgia estética pode ficar ficar seriamente deprimidas. A depressão é uma condição séria que deve ser tratada prontamente.

Lembre-se de que, se a depressão após a abdominoplastia acontecer com você, é normal. Sua depressão deve diminuir. Mesmo assim, sempre fale com o seu cirurgião plástico sobre isso. Você pode querer um encaminhamento para um terapeuta.

No entanto, em muitos casos, as pessoas ficam tão contentes com o resultados que podem se recuperar mais rapidamente e estão ansiosas para exibirem seu novo abdômen.

Quem pode fazer uma abdominoplastia?

Uma abdominoplastia é adequada para homens e mulheres que estão em boa saúde geral. As mulheres que têm músculos e pele esticada por gravidezes múltiplas podem achar o procedimento útil para apertar os músculos e reduzir a pele. Uma abdominoplastia também é uma alternativa para homens ou mulheres que eram obesas e ainda possuem depósitos excessivos de gordura ou pele solta na área abdominal.

Quem não deve fazer uma abdominoplastia?

Se você é uma mulher e ainda planeja ter filhos, então deve adiar uma abdominoplastia até que você tenha filhos. Durante a cirurgia, seus músculos verticais são apertados. Futuras gravidezes podem separar esses músculos. Se você ainda está planejando perder muito peso também não deve considerar uma abdominoplastia.

É importante notar que uma abdominoplastia pode causar cicatrizes proeminentes e permanentes. Se isso é algo que você não quer, pode pensar novamente sobre a realização desta cirurgia. Você e seu médico deverão discutir todas essas opções com quando for para a consulta.

Riscos gerais da cirurgia de abdominoplastia

abdominoplastia

A abdominoplastia é uma cirurgia grave e, embora um mau resultado seja raro, pode acontecer. Existem vários riscos. Você poderia ter uma reação ruim ao anestésico, algo que pode acontecer sempre que a anestesia é usada. A anestesia geral é considerada mais arriscada do que a anestesia local, mas qualquer anestésico pode causar uma reação negativa.

Embora extremamente raro, é possível sangrar excessivamente após a cirurgia de abdominoplastia e precisar de uma segunda cirurgia para controlar e drenar o sangue. Você também poderia desenvolver um bolso de sangue coletado, chamado hematoma, ou um bolso de fluido aquoso chamado seroma. Um hematoma ou um seroma podem causar tecido cicatricial excessivo e desconforto.

Muitos tecidos, pele e gordura são removidos ou rearranjados durante uma abdominoplastia. Se o suprimento de sangue para uma porção de músculo, pele ou gordura é cortada, ela pode morrer, uma condição chamada necrose.

A necrose (morte) da pele, gordura ou tecido muscular é um risco, embora extremamente raro. As chances de necrose são aumentadas se você tiver circulação fraca ou se você fuma (o que provoca uma circulação fraca).

A perda de sensibilidade na pele do abdômen é comum, embora geralmente temporária. A perda permanente de sensação da pele no abdômen ou ao redor do umbigo pode acontecer. Existe também um risco de cicatrização excessiva da pele ou internamente.

Outros riscos após essa cirurgia podem incluir:

Infecção

Você pode desenvolver uma infecção pós-operatória. Infecções geralmente ocorrem nas primeiras 4 a 6 semanas após a cirurgia de abdominoplastia. A incidência de infecções pode ser reduzida lavando o abdômen (ou a área a ser operada) com sabonetes antimicrobianos antes da cirurgia. Seu cirurgião dará instruções sobre isso.

Embolia pulmonar

A embolia pulmonar são bastantes raras, mas são um risco muito grave após a cirurgia de abdominoplastia. Um embolo é qualquer coisa que entra na corrente sanguínea que poderia causar um bloqueio. Se um coágulo de sangue se soltar e viajar na corrente sanguínea, é chamado de tromboembolismo.

Se um coágulo viaja para os pulmões, é um tromboembolismo pulmonar e pode causar sérios problemas respiratórios e pode levar a um ataque cardíaco ou coma, e até a morte. Os tromboembolismos pulmonares, se ocorrerem, podem ocorrer dentro de 3 semanas após a cirurgia, mas geralmente acontecerão nas primeiras 72 horas. Os sintomas são falta de ar e fadiga. No entanto, esse problema também pode ocorrer sem aviso prévio.

Você pode reduzir o risco de um tromboembolismo movendo-se e caminhando suavemente o mais rápido possível e com a maior frequência possível após sua cirurgia. Andar e mover-se ajuda a evitar a formação de coágulos sanguíneos.

Riscos de lipoaspiração

Às vezes a lipoaspiração é realizada em conjunto com abdominoplastia. A lipoaspiração tem riscos próprios, que devem ser seriamente considerados.

Insatisfação geral com abdominoplastia

Embora este não seja um risco cirúrgico, você pode estar descontente com os resultados da sua abdominoplastia. Por isso, é importante conhecer pessoas que fizeram a cirurgia e ver o antes e depois delas para que você tenha uma noção dos resultados.

Abdominoplastia pelo SUS

A abdominoplastia pode ser sim feita pelo SUS. Na verdade, qualquer cirurgia plástica pode ser feita, já que isso é um um direito do brasileiro garantido pela constituição. No entanto, a maior parte dessas cirurgias são feitas de forma reparadora, e quando irão contribuir para melhora da saúde e bem-estar, do paciente.

Se você quer fazer uma abdominoplastia pelo SUS, deve procurar um médico de um posto de saúde público que avaliará seu pedido e o encaminhará para um especialista em cirurgia plástica. Este médico irá fazer os exames e testes necessários antes do procedimento e sua realização em si.

No entanto, vale ressaltar que pode ser um processo muito demorado conseguir uma cirurgia plástica pelo SUS. Mas não desista, quanto antes você procurar informações e uma possível entrada numa lista de espera melhor.

Abdominoplastia e gravidez

Como vimos uma abdominoplastia pode ser considerada após várias gestações. No entanto, você não deve realizar essa cirurgia se ainda planeja ter filhos futuramente, pois os resultados serão perdidos.

Ter filhos depois de uma abdominoplastia é seguro, mas pergunte antes para seu médico. Ele deverá fazer uma análise sobre o procedimento e indicará em quanto tempo após a cirurgia você poderá engravidar novamente.

Quanto tempo depois da abdominoplastia posso malhar?

abdominoplastia

Após a abdominoplastia, você não deve continuar se exercitando até que seu cirurgião diga que pode. Normalmente, este tempo é de pelo menos 3 semanas ou mais após a abdominoplastia, dependendo da extensão da cirurgia.

Você também pode fazer alguns exercícios específicos, menos intensos e leves antes de voltar a sua rotina normal de atividades físicas. Além disso, você provavelmente não pensará em se exercitar durante pelo menos algumas semanas.

Fiz abdominoplastia e engordei

Quem já fez abdominoplastia pode voltar a ter barriga e engordar. Por isso, algumas mudanças na alimentação e a prática de exercícios são necessários, assim que permitido pelo seu médico. A cirurgia deve servir como um incentivo para mudanças no estilo de vida para que você consiga manter o peso e os resultados da abdominoplastia.

Os resultados podem durar muitos anos. Se você não tem grande aumento de peso ou gravidez após a abdominoplastia, as mudanças serão relativamente permanentes. Haverá algum relaxamento dos tecidos com a idade, mas não será como antes da cirurgia.

Valor abdominoplastia

Uma mini-abdominoplastia pode custar entre 3 a 5 mil reais, já um completa pode 6 mil reais ou mais, dependendo dos procedimentos que serão feitos.

A taxa de um cirurgião será baseada em sua experiência, no tipo de procedimento utilizado e no lugar que será feito o procedimento.

A maioria dos planos de saúde não cobre a cirurgia de abdominoplastia ou suas complicações, mas muitos cirurgiões plásticos oferecem planos de financiamento para pacientes, por isso não deixe de perguntar. Além disso, o seu plano de saúde pode cobrir uma certa porcentagem se você tiver uma hérnia que será corrigida através do procedimento, ou se tiver outros problemas que podem ser corrigidos com essa cirurgia.

Os custos da abdominoplastia podem incluir:

  • – Taxas de anestesia
  • – Custos de instalações hospitalares ou cirúrgicas
  • – Testes médicos
  • – Vestuário pós-cirúrgico
  • – Prescrição de medicação
  • – Taxa do cirurgião

Ao escolher um cirurgião plástico certificado para uma abdominoplastia, lembre-se de que a experiência do cirurgião e seu conforto com ele são tão importantes quanto o custo final da cirurgia.

A cinta pós cirúrgica abdominoplastia que você terá que comprar também deverá ser adquirida antes e aprovada pelo seu médico. O preço dessa cinta pode variar entre 100 a 300 reais.

Mais informações

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que envolve vários riscos e que não deve ser feito por impulso ou para a perda de peso. Existem casos específicos para sua realização e que devem ser respeitados. Procure sempre conversar muito bem com seu médico sobre a realização de uma cirurgia e seus riscos.