Meditação: um poderoso estimulante para a inteligência, diz estudo
A meditação tornou-se moda. Uma prática que cativa milhões de pessoas em todo o mundo e que, segundo cientistas, pode ter incríveis benefícios para o cérebro e inteligência.
Mas quais são os benefícios da meditação? E como exatamente esta disciplina nos ajuda? De acordo com um grupo de pesquisadores do St. Olavs Hospital em Trondheim, na Noruega, a meditação é muito mais do que uma técnica de relaxamento para reduzir o estresse e ansiedade. A meditação é um poderoso estimulante para a inteligência.
O cérebro processa mais pensamentos
Usando um scanner de ressonância magnética e um grupo de voluntários, os pesquisadores foram capazes de descobrir que parte do cérebro responsável pelo processamento de pensamentos e sentimentos auto-relacionados, é muito mais ativo durante a meditação, do que quando estamos apenas descansando.
Ou seja, o nosso cérebro processa mais pensamentos e sentimentos durante a meditação, do que em situações que estamos relaxados. Assim, a meditação é altamente recomendada para todos os tipos de pessoas.
Muito mais do que o relaxamento
A conclusão deste estudo é que a meditação é mais eficaz do que tentar se concentrar em nossos pensamentos. Assim, a alegação levantada por pesquisadores da St. Olavs Hospital em Trondheim, é que a mente vagueia mais durante a meditação do que quando tentamos nos concentrar.
Por isso, os pesquisadores sugerem que a meditação pode nos tornar mais inteligentes, porque a atividade cerebral se intensifica durante esta prática.
Mais informações
A meditação é uma disciplina que permite se concentrar no relaxamento e respiração, ajudando a reduzir o estresse. Seus benefícios, como pesquisadores demonstraram depois de analisar os processos que ocorrem no cérebro, podem ir muito mais além do que pensávamos.
Se melhorar sua memória e concentração é seu objetivo, reveja nossos artigos com dicas e alimentos que ajudam a potencializar esses processos.