Conhecendo sua coluna
Se você quer cuidar de sua saúde e treinar seu corpo da maneira certa, a primeira coisa é conhecer cada parte dela. Então, hoje nós sugerimos conhecer nossa coluna vertebral. Como detalhamos seus segmentos, suas curvaturas e outros.
Segmentos e curvaturas da coluna vertebral
A coluna é constituída por três segmentos distintos bem que se podem diferenciar as curvas apresentadas na mesma a partir de uma vista lateral do corpo. Esses segmentos são chamados cervical, coluna torácica e lombar e dividem-se em três partes distintas.
No pescoço, vemos uma curva em “C”, onde a coluna cervical está localizada, enquanto abaixo, podemos ver uma curva em forma de “C” invertido que caracteriza a dorsal ou coluna torácica e, posteriormente, visto novamente curva em forma de “C”, que descreve a coluna lombar.
Essas partes são consecutivos e fazem parte da nossa coluna vertebral como curvaturas que são naturais nela.
As curvas em forma de “C” são chamados lordose, enquanto que as curvas em “reversa C ou D” é chamado como cifose. Ou seja, nosso corpo apresenta naturalmente essas curvaturas são aqueles que permitem o corpo para alcançar a estabilidade e ficar de pé.
Se qualquer um das curvaturas torna-se muito grande ou muito pequena, a postura alterada e desconforto pode causar danos ao longo do tempo.
Entre a curvatura anormal que podem surgir na coluna encontramos a cifose torácica da coluna vertebral que é exibido como uma protuberância na parte traseira, ou marcada lordose da coluna lombar. Também pode se tornar uma deformidade escoliose consistindo lateralmente da coluna, assim, não é uma recta para trás e a forma de “I”, mas pode formar um “S” ou “C”.
Os componentes da coluna
A coluna tem um grande papel no nosso corpo, assim também é composto de vértebras, nervos, músculos e ligamentos.
Vértebras: são os ossos que se conectam uns aos outros para formar a coluna. No total, temos 33 vértebras, 7 na coluna cervical, 12 na coluna vertebral torácica, 5 na lombar e mais 9 que formam o sacro e cóccix, no final da coluna.
A medula espinal e os nervos da coluna vertebral: A medula espinal corre através do interior de cada vértebra e estende-se a partir do crânio para baixo. A medula se desprende dos nervos espinhais que conectam o cérebro com diferentes partes do corpo.
Músculos: Apoiar a coluna vertebral e se denominam espinhas. Eles permitem que você estenda, gire, incline e flexione a coluna vertebral.
Ligamentos: Ajudam a manter na posição e ligar a coluna as vértebras.
Como podemos ver, a nossa coluna vertebral é muito complexa e seus componentes e formas dependem da nossa saúde.
A coluna suporta grandes necessidades diárias, portanto, é essencial para conhecer a nossa coluna e identificar a presença de anomalias, lesões ou outros em nosso corpo.