Conheça os benefícios e contraindicações do chá de semente de sucupira
A sucupira ou sucupira branca, do nome científico Pterodon pubescens Benth, é uma árvore de tamanho grande, alcançando até 8 a 16 metros de altura. Esta planta natural do Brasil é encontrada principalmente nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. É uma planta de propriedades extraordinárias e tem muitas aplicações ao nível da medicina tradicional.
Os povos indígenas usam a planta através de infusões, e, atualmente, o consumo de chá desta planta tem sido popularizado todos os dias. Além disso, estudos científicos têm demonstrado os benefícios da sucupira para nossa saúde. A planta tem propriedades medicinais que ajudam no tratamento de osteoartrite, reumatismo e alivia a dor causada por essas doenças.
As sementes de sucupira é o que usamos para fazer seu chá e podem ser encontradas em lojas de produtos naturais.
Propriedades da sucupira
A sucupira tem muitas propriedades medicinais, tais como:
- – Analgésica
- – Anti-inflamatória
- – Antirreumática
- – Antioxidante
- – Antitumoral
Sucupira para que serve?
A semente de sucupira é usada como remédio natural para várias enfermidades. Acima de tudo, a sucupira é geralmente tomada em chás, embora também possa ser encontrada na forma de cápsulas de sucupira. Além disso, é possível ainda comprar o óleo de sucupira.
O extrato de sucupira é recomendado para pessoas que sofrem de casos de dor óssea, entre os quais problemas espinhais (hérnias discais), bicos de papagaio, artrite, reumatismo e dores articulares em geral.
Benefícios da sucupira
O uso do chá sucupira pode trazer benefícios para a saúde, especialmente para o tratamento de inflamações. Seus benefícios são:
Reduz a inflamações
A sucupira ajuda a reduzir a inflamação nas articulações e nos músculos e é utilizada na medicina popular para o tratamento de problemas tais como artrite, artrose, reumatismo, artrite reumatoide, gota e doenças músculo-esqueléticas.
Combate o câncer
É composto por isoflavonas, compostos que, graças à sua ação antioxidante, possuem ação anticâncer. Além disso, pode ajudar em alguns casos, aliviar a dor e o desconforto constante do tratamento quimioterápico para o câncer.
Protege o trato gastrointestinal
Se tratando de úlceras e gastrite, o óleo sucupira é um ótimo remédio para proteger o trato gastrointestinal, aliviando desconfortos e inflamações.
Trata dor de garanta
Devido a suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, a sucupira é um ótimo remédio natural para o tratamento de dor de garganta ou amigdalite.
Outros benefícios
A sucupira ainda apresenta vários outros incríveis benefícios para a saúde, tais como:
- – Curar cistos ovarianos e no útero
- – Combate as cólicas
- – Cicatrizar feridas na pele
- – Tratar eczemas
Sucupira emagrece?
Existem vários chás que agem como remédios naturais para várias enfermidades, assim como o da sucupira e ainda ajudam no emagrecimento. No entanto, este não é o caso da sucupira que, apesar de apresentar notáveis benefícios para nosso corpo, não proporciona a perda de peso, ou esse benefício ainda não foi comprovado.
Chá de sucupira
A forma mais comum de usar as sementes de sucupira é através de seu chá, que pode ser preparado com um litro de água e alguns pedaços de sementes. Ele deve ser armazenado na geladeira durante a ingestão recomendada.
Ingredientes
- – 4 sementes de sucupira
- – 1 litro de água
Preparo
Quebre as sementes com ajuda de um martelo de cozinha. Coloque a água no fogo para ferver junto com as sementes de sucupira por 10 minutos. Desligue o fogo, deixe a amornar e coe. O chá pode ser bebido várias vezes durante o dia. O chá de sucupira não deve ser usado por mais de 15 dias.
Óleo de sucupira para que serve
O óleo extraído a partir da sucupira é usado como óleo aromático, além de possuir efeito anti-inflamatório, antibiótico, antioxidante, anestésico e anti-câncer. Também acredita-se que a sua ingestão proporciona auxílio na luta contra as doenças reumáticas e inflamatórias.
Outros usos para o óleo de sucupira são o tratamento de úlceras, asma, doenças de pele, gastrite, parasitas intestinais, amigdalite, diabetes, gota e até mesmo a prevenção da esquistossomose. Além disso, o óleo de sucupira pode reduzir os sintomas adversos dos que sofrem de hérnia de disco e de bico de papagaio.
O óleo de sucupira deve ser usado frequentemente. Você pode ingerir cinco gotas, duas vezes ao dia, ou aplicar três gotas no local da dor e massagear em um movimento circular.
Sucupira contraindicação
A sucupira, apesar de natural, está contraindicada para os seguintes grupos:
- – Grávidas
- – Lactantes
- – Crianças com menos de 12 anos
Além disso, a sucupira também deve ser usada com moderação por pessoas com problemas renais ou no fígado. É sempre importante consultar um especialista antes de consumir qualquer tipo de planta medicinal. Dessa forma, será mais fácil receber seus benefícios e evitar riscos, além de saber a forma ideal de beber.
Sucupira efeitos colaterais
Outra vantagem de usar a sucupira para um tratamento natural é que ela é bem tolerada e, geralmente, não causa efeitos adversos. No entanto, é importante respeitar suas contra-indicações.
-
Links que recomendamos:
- Para que serve o ginkgo biloba e quais seus benefícios para a saúde
- Para que serve e como usar a castanha da Índia corretamente
- Surpreenda-se com estes 5 benefícios do tomilho para a saúde
Mais informações
É imprescindível consultar um médico ou profissional especializado na área de fitoterapia antes de começar a utilizar qualquer remédio natural. Também é importante ter em mente que, embora possa fazer parte de um tratamento como auxiliar, a sucupira não é uma solução única para tratar doenças.