Beterraba e seus incríveis benefícios para a saúde

Beterraba e seus incríveis benefícios para a saúde

A história da beterraba remonta a tempos antigos, e os primeiros sinais de seu cultivo foram há aproximadamente 4.000 anos na região do Mediterrâneo. Elas têm sido associadas à sexualidade e têm sido usadas ​​como afrodisíaco há milhares de anos.

A beterraba é uma raízes tuberosa que pertence à família Quenopodiáceas. É um alimento muito versátil, que pode servir como um ingrediente para saladas, sopas e sucos e também são usados ​​como um agente corante natural. Além disso, a partir da mesma, pode ser feita a farinha de beterraba.

As beterrabas são valiosas como fonte de sacarose, o que as torna um substituto viável para a cana-de-açúcar. Elas são frequentemente usadas ​​para fazer o açúcar de beterraba, uma opção mais saudável ao açúcar refinado.

Valores nutricionais da beterraba

beterraba

Beterrabas são raízes altamente nutritivas. Elas são uma grande fonte de vitaminas e minerais, como folato, manganês, ferro, vitamina C, complexo de vitamina B, cobre e potássio.

Rica em antioxidantes, a beterraba obtém sua cor profunda do pigmento betalaína, que possui potentes propriedades anti-inflamatórias. Elas também são abundantes em compostos fitoquímicos, como antocianinas, carotenoides, luteína/zeaxantina, glicina e betaína.

Beterraba calorias

As beterrabas são uma grande fonte de fibra dietética, contêm pouca gordura, colesterol e calorias. Por exemplo, 1 xícara (136 g) de beterraba crua contém 59 calorias. No entanto, a beterraba tem o maior teor de açúcar de todos os vegetais e é relativamente rica em carboidratos.

Propriedades da beterraba

A beterraba é um alimento riquíssimo em propriedades benéficas para nossa saúde, dentre as quais estão:

  • – Antioxidante
  • – Imuniproterota
  • – Anti-inflamatória
  • – Anti-câncerígena
  • – Afrodisíaca
  • – Vasodilatadora
  • – Cardioprotetora
  • – Antianêmica

Benefícios da beterraba

beterraba

Os benefícios das beterrabas para a nossa saúde incluem os seguintes:

Controla a pressão arterial

A beterraba é rica em nitratos, que são convertidos em óxido nítrico no corpo. O óxido nítrico ajuda a relaxar e dilatar os vasos sanguíneos, diminuindo assim a pressão arterial e prevenindo a hipertensão. Uma pesquisa publicada na revista Hypertension, da American Heart Association, mostrou que pessoas com pressão alta que ingeriram 250 ml de suco de beterraba por dia registraram uma queda significativa na pressão arterial sistólica.

Promove a desintoxicação do fígado

As betaínas na beterraba estimulam as funções do fígado e mantêm-no saudável. Além disso, a pectina, uma fibra solúvel em água nesses vegetais de raiz, ajuda a eliminar as toxinas do fígado. De acordo com a American Liver Foundation, as beterrabas ajudam a curar doenças do fígado. Elas também são um dos superalimentos que têm a capacidade de reverter o fígado gorduroso.

Combate a anemia

As beterrabas têm uma quantidade significativa de ferro, o que ajuda a prevenir a anemia e estimula a regeneração dos glóbulos vermelhos. Além disso, a vitamina C na beterraba ajuda a aumentar a absorção de ferro.

Previne o câncer

Os estudos têm revelado que as beterrabas podem ajudar a prevenir alguns tipos de câncer, uma vez que contêm betacianinas, que combatem o crescimento de células cancerosas.

Por exemplo, os nitratos usados ​​em carnes como conservantes podem estimular a produção de compostos nitrosamínicos no corpo, o que também pode resultar em câncer. Estudos recentes mostraram que o suco de beterraba inibe as mutações celulares causadas por esses compostos. Além disso, o beta-caroteno natural na beterraba ajuda a prevenir o câncer de pulmão. Pesquisadores da Hungria também descobriram que o suco de beterraba retarda o desenvolvimento do tumor.

Melhora a saúde do coração

A betaína, presente na beterraba, é um poderoso composto bioativo que ajuda a diminuir os níveis de homocisteína no organismo. Altos níveis de homocisteína podem causar problemas cardiovasculares, como aterosclerose, ataques cardíacos e derrames. Além disso, a betaína ajuda a inibir a inflamação crônica quando se trata de doença cardíaca.

A fibra de beterraba ajuda a reduzir o colesterol e os triglicerídeos, aumentando o nível de bom colesterol HDL. A fibra também funciona para eliminar o excesso de colesterol LDL do corpo rapidamente. Assim, o consumo de beterraba ajuda a prevenir doenças cardiovasculares de várias maneiras.

Aumenta a resistência

Pesquisas mostram que o consumo de beterrabas cruas, ricas em nitrato, melhora o desempenho durante corridas em adultos saudáveis. Em outro estudo, os pesquisadores descobriram que as pessoas que bebem suco de beterraba aumentaram sua captação de oxigênio em até 16%. Isso é mais do que uma pessoa normal pode melhorar, mesmo quando treina extensivamente. O suco de beterraba mostrou melhorar o desempenho atlético em corredores, nadadores e ciclistas, tornando-se uma bebida esportiva muito interessante.

Aumentar os níveis de energia

Beterraba contém uma quantidade significativa de carboidratos que fornecem energia para atividades esportivas prolongadas. Os carboidratos são os blocos naturais do metabolismo energético, e as beterrabas os fornecem sem nenhum dos efeitos colaterais negativos de muitos outros alimentos ricos em carboidratos. Níveis ideais de carboidratos garantem o funcionamento máximo de todas as reações metabólicas importantes que mantêm os órgãos funcionando eficientemente.

Saúde do cérebro

Essa raiz também melhora a neuroplasticidade do cérebro por causa dos nitratos presentes nela. Esses nitratos ajudam a aumentar a oxigenação do córtex somatomotor, uma área do cérebro que é frequentemente afetada nos estágios iniciais da demência. À medida que as pessoas envelhecem, o fluxo sanguíneo para o cérebro diminui, o que leva à diminuição da cognição, assim, a ingestão de beterrabas pode impedir isso.

Agir como afrodisíaco

A beterraba é considerada um estimulante afrodisíaco ou sexual há milênios. Isso ocorre, sobretudo, do fato de que as beterrabas contêm níveis significativos do mineral boro, que tem demonstrado aumentar a produção de hormônios sexuais. Como resultado, pode levar a um aumento de sua libido, aumento da fertilidade, melhora da mobilidade do esperma e redução da frigidez no quarto. Portanto, sua vida sexual pode obter melhorar muito, adicionando beterrabas à sua dieta.

Aumente a desintoxicação do sangue

O consumo de beterraba é uma excelente maneira de limpar o sangue, pois uma substância chamada betalaina, presente nesse alimento, ajuda a promover uma limpeza do fígado. O fígado é o órgão vital que desintoxica o sangue que passa pelo trato digestivo antes de fluir para o resto do corpo. Consequentemente, um fígado depurado pode fazer melhor o trabalho de limpeza de nosso sangue.

beterraba

Reduzir defeitos congênitos

Beterrabas são boas para as mulheres grávidas, uma vez que são uma fonte de vitamina B, o que ajuda no desenvolvimento da coluna vertebral do bebê. Deficiência dessa vitamina pode levar a vários defeitos congênitos, tais como defeitos do tubo neural.

Promover a perda de peso

Por ser rica em nutrientes e fibras, a beterraba é um excelente complemento de uma dieta para perda de peso. O magnésio e o potássio na beterraba ajudam a desintoxicar o corpo e a eliminar o excesso de água, prevenindo o inchaço. Assim, é possível otimizar o metabolismo e ajuda a perder peso em excesso. O suco de beterraba é frequentemente prescrito em dietas desintoxicantes, pois ajuda a limpar o fígado e o sangue, o que, por sua vez, ajuda a perder peso.

Previne problemas respiratórios

A beterraba é uma fonte de vitamina C que ajuda a prevenir os sintomas da asma. Além disso, essa vitamina também combate os efeitos dos radicais livres no corpo, estimula a atividade dos glóbulos brancos, que são a principal linha de defesa do corpo contra corpos estranhos, assim como toxinas virais, bacterianas, fúngicas e protozoárias que podem resultar em uma infinidade de infecções e doenças.

Aumenta a imunidade

A beterraba é extremamente rica em nutrientes, o que ajuda a aumentar os níveis de imunidade no corpo e, consequentemente, prevenindo, principalmente, gripes e resfriados. Além disso, a vitamina C, a vitamina B e os poderosos antioxidantes presentes nesse alimento ajudam a prevenir a fadiga, aliviam dores e reduzem a inflamação.

Reduz a degeneração macular

O beta-caroteno presente na beterraba ajuda a reduzir ou retardar a degeneração macular nos olhos. A degeneração macular é frequentemente associada a um aumento dos radicais livres, o que afeta drasticamente o processo de envelhecimento precoce de muitas pessoas. O beta-caroteno é uma poderosa forma de vitamina A, que tem capacidade antioxidante e defende os olhos contra os efeitos nocivos dos radicais livres.

Previna cataratas

A presença de beta-caroteno, que é uma forma de vitamina A, presente na beterraba, ajuda a prevenir a cegueira relacionada à idade, na qual é chamada de catarata.

Melhora a saúde capilar

Os flavonoides e a vitamina C na beterraba ajudam a sustentar a estrutura dos capilares, que são os menores vasos sanguíneos do corpo. Assim, é possível melhorar a saúde dos cabelos e prevenir quedas.

Fonte de fibra

Manter uma dieta rica em alimentos ricos em fibras, como a beterraba, ajuda a prevenir doenças crônicas. Beterraba contém fibras solúveis e insolúveis. Enquanto a fibra solúvel ajuda a reduzir o colesterol, a fibra insolúvel ajuda a prevenir a constipação.

Cuida do coração

Esse alimento também é rico em potássio ajuda a reduzir o risco de derrame e outros problemas cardíacos. O potássio é um vasodilatador, o que significa que relaxa os vasos sanguíneos e reduz a pressão sanguínea em todo o corpo. Portanto, a ingestão de beterraba é recomendada para melhorar a saúde do coração.

Melhora a digestão

Na Idade Média, a beterraba era usada como remédio para distúrbios digestivos, como por exemplo, a constipação. A fibra e os antioxidantes presentes na beterraba ajudam a liberar o corpo de substâncias tóxicas, mantendo a saúde digestiva em um nível ideal.

Promove a saúde óssea

Minerais como boro, cobre e magnésio, presentes nas beterrabas ajudam os ossos a se desenvolverem normalmente e impulsionam o metabolismo ósseo. Essa raiz também contêm potássio, que conserva o cálcio dentro do corpo e reduz a perda de cálcio através da urina.

Anti-envelhecimento

Com alto teor de folato, as beterrabas ajudam no funcionamento ideal e no reparo das células. Isso ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro. Além disso, por ser abundante em antioxidantes e vitamina C, ajuda a garantir o brilho da sua pele!

Como cozinhar beterraba

beterraba

Como vimos, as beterrabas têm vários benefícios para a saúde. Portanto, é interessante adicionar esse alimento a nossa alimentação diária. Por isso, nesse post, também vamos aprender várias receitas fáceis e deliciosas que podemos usar a beterraba.

No entanto, como muitas receitas usam a beterraba cozida, antes de tudo, vamos aprender como cozinha-la. Você pode cozinhar a beterraba de 3 formas, por exemplo:

Na panela comum ou de pressão

Primeiramente, lave muito bem as beterrabas, coloque-as numa panela com casca e cubra-as com água. Se preferir, pode colocar um pouco de açúcar para intensificar sua cor. Após, leve ao fogo. Para a panela comum, você deve deixar por cerca de 1 hora, já na panela de pressão, ela pode estar cozida em 20 a 30 minutos.

No forno microondas

Novamente lave bem a beterraba, as coloque em um recipiente próprio para micro-ondas, com 1/4 de xícara de chá de água e tampe. Ligue o microondas em potência alta por 10 minutos, assim, deverá sair cozida. Caso, isso não ocorra, deixe um tempo a mais.

No forno

No forno convencional, após lavar as beterrabas, enrole-as em papel alumínio e leve ao forno (200 graus) por cerca de 1 hora. Após, espete a beterraba e, caso não esteja macia, deixe mais um pouco. É interessante, sobretudo, fazer isso quando se está preparando outra receita, onde você pode aproveitar que está usando o forno para cozinhar as beterrabas.

Beterraba engorda?

As beterrabas são grandes fontes de açúcares naturais e carboidratos, portanto, isso pode levar muitas pessoas a pensarem que esse alimento pode promover um grande ganho de peso. No entanto, como visto, elas também são ricas em fibras, que ajudam a dar saciedade e evita que comemos demais. Além disso, aumentam o metabolismo e contribuem para melhorar nosso desempenho em práticas esportivas, que são fundamentais para a redução de peso.

Sendo assim, as beterrabas ajudam sim no emagrecimento saudável. Sobretudo, quando está presente em uma dieta equilibrada e acompanhada por alguma atividade física.

Xarope de beterraba

O xarope de beterraba também é outra maneira de aproveitar os benefícios desse incrível alimento. Essa receita é especialmente indicada para casos de tosse e gripes. Isso porque é age como anti-inflamatório natural e é rico em nutrientes que melhoram nosso sistema imune. No entanto, por ser rico em açúcar, esse xarope é contra-indicada para diabéticos.

Ingredientes

  • – 1 beterraba
  • – 2 colheres (de sopa) de açúcar

Preparo

Lave e corte a beterraba em fatias, e misture-a com o açúcar. Deixe num recipiente de vidro por 24 horas. O líquido que se forma é o xarope, que deve ser tomado 2 colheres de sopa, 3 vezes ao dia para adultos. Já as crianças devem consumir metade dessa dose até reduzir a tosse.

Suco de beterraba

beterraba

A beterraba é um dos alimentos mais saudáveis ​​que acabamos de conhecer. No entanto, seu suco também tem vários benefícios para a saúde. Se você nunca experimentou prepará-lo, chegou a hora de fazer isso!

A beterraba é saudável, não importa como você as prepare. Mas se você não gosta do gosto do suco de beterraba, tente adicionar algumas fatias de maçã, hortelã, cítricos ou uma cenoura para cortar o sabor da terra.

O suco de beterraba contém os nutrientes encontrados nessa raiz. Estes nutrientes incluem a vitamina B folato e um pouco de vitamina C e ferro, entre outros. Além disso, o suco também é rico em substâncias que ajudam a proteger a saúde, diminuindo a pressão arterial e melhorando o fluxo sanguíneo para o coração e o cérebro.

A recomendação do American Heart Association para hipertensos é o consumo de 250ml de suco ou sopa de beterraba por dia. Para atletas, é indicado a ingestão de 250ml do suco no pré-treino, 30 minutos antes. Assim, é possível aumentar a força de contração muscular e o consumo de oxigênio como mostram os estudos.

Finalmente, veja abaixo como preparar o suco de beterraba e, a seguir, aprenda também outras variações dessa bebida super saudável:

Ingredientes

  • – 1 beterraba pequena
  • – 1/2 limão galego
  • – 4 colheres de açúcar
  • – 1 e 1/2 copos de água

Preparo

  • – Descasque a beterraba e corte grosseiramente, reserve
  • – Retire o suco do limão
  • – Bata tudo no liquidificador e coe bem, se quiser!

Suco de beterraba com laranja

Ingredientes

  • – 10 laranjas
  • – 1 beterraba pequena
  • 1/2 copo de mel

Preparo

  • – Retire o suco das laranjas e reserve
  • – Tire a casca da beterraba, corte-a e bata no liquidificador com o suco retirado das laranjas
  • – Coe, acrescente o mel e sirva com gelo

Suco de beterraba com cenoura

Ingredientes

  • – 1 cenoura média picada sem cascas
  • – 1/2 beterraba sem casca fatiada
  • – 1/2 litro água gelada

Preparo

  • – Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um suco homogêneo
  • – Acrescente cubos de gelo e beba em seguida sem coar
  • – Se quiser, adoce com mel

Suco de beterraba com gengibre, couve e laranja

Ingredientes

  • – 1 laranja média, descascadas
  • – 3 folhas de couve
  • – 1 maçã média, corte em fatias
  • – 1 cenoura média, descascada
  • – 1 beterraba grande, descascadas e cortadas em fatias
  • – 1 pedaço de 1 polegada de gengibre fresco descascado
  • – Cubos de gelo (se preferir)

Preparo

  • – Coloque todos na centrífuga na ordem, laranja, couve, maçã, cenoura, beterraba e gengibre
  • – Coloque gelo até a metade de copos, se desejar, e despeje o suco nos copos
  • – Tome imediatamente

Precauções do suco de beterraba

Sua urina e fezes podem ficar vermelhas ou rosadas depois de comer ou tomar o suco de beterraba. No entanto, esta condição é inofensiva. Mas pode ser surpreendente se você não espera.

Além disso, se você tem pressão baixa, beber suco de beterraba regularmente pode aumentar o risco de sua pressão cair muito baixa. Portanto, monitore sua pressão arterial com cuidado.

Se você está propenso a cálculos renais de oxalato de cálcio, não beba suco de beterraba. Beterraba é rica em oxalatos, que são substâncias naturais que formam cristais em sua urina. Dessa maneira, eles podem levar a formação de pedras.

Além disso, embora o suco de beterraba contenha tantas vitaminas, minerais e outras substâncias promotoras de saúde, assim como a beterraba inteira, todos os sucos frescos não possuem a fibra encontrada em frutas e vegetais inteiros. A fibra é o que é deixado para trás e, é muitas vezes descartada, após o processo de suco. Há muitas maneiras de obter fibras em sua dieta, mas se você contar com frutas e legumes, é melhor comê-los inteiros.

Receita com beterraba

beterraba

Vamos agora aprender algumas receitas utilizando a beterraba. Existem diferentes pratos que podemos preparar com esse alimento, no entanto:

Salada de beterraba

Ingredientes

  • – 1 kg de beterraba cozida na pressão
  • – 1/2 copo de vinagre branco
  • – 1 e 1/2 colheres de chá de sal
  • – 2 colheres de sopa de açúcar
  • – 5 cravos-da-índia
  • – 1 folha de louro (opcional)

Preparo

  • – Após cozinhar a beterraba na pressão, corte-a em rodelas não muito finas e coloque num recipiente
  • – Adicione o vinagre com o açúcar e o sal dissolvidos, juntamente, com os cravos e o louro, ao recipiente com a beterraba
  • – Está pronto! Essa receita pode ser acondicionada em vidros e guardada na geladeira por 15 dias

Sopa de beterraba

Ingredientes

  • – 1 litro de água
  • – 3 cubos de caldo de carne
  • – 1 xícara de creme de leite ácido ou de iogurte
  • – 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
  • – 2 colheres de sopa de caldo de limão
  • – 300 g de beterraba picada
  • – Sal e pimenta a gosto

Preparo

  • – Derreta a manteiga em uma panela e refogue a beterraba em fogo lento por cerca de 20 minutos
  • – Dissolva os cubos de caldo de carne na água, cozinhe mais algum tempo, até a beterraba ficar macia
  • – Coloque a sopa para ferver em uma sopeira e acrescente o caldo de limão, sal e pimenta a gosto
  • – Misture e sirva com o creme de leite ou iogurte por cima

Purê de beterraba

  • – 4 beterrabas grandes
  • – 50 gr de manteiga ou margarina
  • – 3 dentes de alho picados
  • – 1 cebola média picada
  • – 100 ml de vinho branco
  • – 1 gema
  • – 100 gramas de requeijão
  • – 100 gramas de mussarela ralada
  • – Azeite
  • – Sal

Preparo

  • – Depois de bem cozidas, amasse as beterrabas e reserve
  • – Em uma panela coloque um fio de azeite e a margarina (ou manteiga)
  • – Deixe derreter e adicione o alho, a cebola e um pitada generosa de sal
  • – Deixe fritar e acrescente a beterraba amassada mexendo bem
  • – Depois coloque o vinho branco, a gema, o requeijão e a mussarela ralada
  • – Misture bem até ficar homogêneo

Mais informações

Como podemos ver, a beterraba é um alimento cheio de nutrientes saudáveis que ajudam a prevenir e combater algumas doenças e melhoram a nossa qualidade de vida. Além disso, aprendemos também algumas receitas que podem nos ajudar a consumir esse alimento com mais frequência, para aproveitar os seus benefícios.

  • beterraba e capacidade sexual
Este artigo te ajudou?
  • +90 curtiram
  • -3 não curtiram