Não são todas as bactérias que prejudicam a nossa saúde. Das trilhões de bactérias que habitam nosso trato gastrointestinal, 99% delas são benéficas e nos ajudam em várias tarefas como a digestão, a metabolização dos alimentos e a manutenção do sistema imunológico.
Quando a flora intestinal fica desequilibrada, ou seja, está com grande população de micro-organismos fica comprometida e surgem problemas. Hoje cada vez mais é comum pessoas como a intolerância ao glúten, as doenças autoimunes, o intestino preso, a intolerância a lactose e as alergias alimentares.
Uma excelente maneira de equilibrar nosso organismo é consumir alimentos ricos em probióticos, ou seja, que possuem micro-organismos vivos benéficos a saúde.
Vantagens de consumir probióticos
Acelerar o metabolismo
A microflora intestinal equilibrada ajuda a manter a tireoide saudável, deixando o metabolismo mais rápido e seus níveis de energia mais altos. Além disso, os micróbios do bem consomem mais calorias do que os prejudiciais, auxiliando ainda no emagrecimento.
Absorver melhor os nutrientes
Entre os micro-organismos benéficos estão os que nos auxiliam na absorção de cálcio, zinco e magnésio, além de ajudar a manter os ossos fortes.
Humor em alta
Os probióticos ajudam a sintetizar o complexo de vitaminas B, essenciais na produção de serotonina, neurotransmissor que regula o humor, o apetite e o sono e que, quando produzido em níveis ideais, impede a depressão e a ansiedade.
Onde encontrar os probióticos
Os probióticos podem ser encontrados em alimentos como:
– iogurtes
– leite fermentado
– missô – comum na culinária japonesa, é feito da fermentação – de arroz, cevada e soja e é vendido em pasta na maioria do supermercados
– chucrute
– picles
– algas como espirulina e chorella