A argania spinosa é uma árvore que cresce exclusivamente no Marrocos e na Argélia ocidental. Ela ocorre em climas semi-deserto e é responsabilizada por propriedades medicinais e curativas. É também utilizado em produtos cosméticos.
Essa espécie de árvore vem da família Sapotaceae ou sapotáceos, que, pela sua capacidade de sobreviver em climas extremamente secos, foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1998. É uma das árvores que tem maior resistência à seca.
Curiosamente, o fruto desta árvore é úmido, por isso pode ser extraído um óleo. Isto porque esta árvore tem grandes raízes profundas o suficiente para alcançar águas subterrâneas.
Benefícios óleo de argan
O fruto desta árvore é muito benéfico para a pele, por isso é usado em vários cosméticos de importantes qualidades medicinais. Conheça os maravilhosos benefícios medicinais e cosméticos do óleo de argan.
Usos medicinais
– Tratamento da acne: o óleo de argan pode ser aplicado como um tratamento para a acne e eczema de diferentes tipos, porque tem propriedades bactericidas.
- Links que recomendamos:
- Dicas para evitar que sua pele se torne propensa à acne
- Remédios caseiros para acne e cravos
- 10 dicas de como acabar com as espinhas de forma natural
– Eliminar fungos: pela sua ação fungicida, os fungos da pele e mucosa podem ser tratados com este óleo. Estudos recentes indicam que a sua ação na pele em casos de infecções fúngicas é muito eficaz.
– Queimaduras: você também pode usá-lo quando vai para a praia, e, além de proteger contra os raios ultravioletas, também acalma queimaduras solares.
– Caspa: foi determinado de que a caspa é um fungo que vive no couro cabeludo. O óleo de argan por sua ação fungicida, contribui para a remoção eficaz de caspa.
– Benefícios cardiovasculares: o óleo de argan tem um alto teor de ômega-9, grande quantidade de vitamina E e também antioxidantes, que ajudam a prevenir problemas cardiovasculares. Este óleo tem muitas semelhanças com o azeite, mas o óleo de argan contém propriedades muito mais pronunciadas.
- Links que recomendamos:
- Dicas para prevenção de doenças cardiovasculares
- 10 super alimentos com benefícios para o coração
- Ioga: uma atividade ideal para quem quer cuidar do coração
– Colesterol: estudos têm mostrado que pessoas que usam o óleo de argan, baixaram os níveis de colesterol ruim no sangue e aumentaram seus níveis de colesterol bom. Alguns têm incluído o óleo de argan, como parte de sua dieta.
- Links que recomendamos:
- Frutas indicadas em uma dieta para colesterol alto
- Smoothie de aveia e banana para baixar o colesterol alto
- Suco de gengibre e limão para reduzir o colesterol ruim
– Hipertensão: estudos sugerem que o óleo de argan ajuda a controlar hipertensão, como um tratamento alternativo e incluído em uma dieta saudável.
- Links que recomendamos:
- Hipertensão arterial: o que é, prevenção, controle e dieta
- 5 maneiras de utilizar o alho para tratar a hipertensão
- Como baixar a pressão alta?
– Prevenção do câncer: o óleo de argan possui propriedades antioxidantes, como tocoferol, carotenoides, fitosteróis e esqualeno, que são preventivos naturais do câncer. Incluído na dieta, é um potente anti-câncer, acredita-se que o seu teor de antioxidante, é um importante preventivo dessa doença, mas não curativo.
- Links que recomendamos:
- Ervas e especiarias que ajudam a prevenir o câncer
- Alimentos que ajudam a reduzir o risco de câncer
- Câncer: alimentos que ajudam a prevenir essa doença
Cuidados com a pele e cabelos
O óleo de argan também pode ser utilizado como tratamento de beleza e cuidados da pele. Saiba como ele pode ser usado esteticamente para melhorar a sua beleza.
– Hidratante: como o óleo de argan tem propriedades hidratantes, é utilizado para manter a estrutura da célula, uma vez que é rico em ácidos graxos, que mantêm a pele hidratada. Por isso, é amplamente utilizado no rosto e no corpo para manter a hidratação ideal.
– Nutrição da pele: por seu alto teor de antioxidantes e vitaminas E e D, é um excelente estimulante da pele que melhora sua elasticidade. Se usado diariamente, neutraliza os radicais livres, facilitando a nutrição da pele.
- Links que recomendamos:
- Máscaras caseiras e dicas para ter um rosto mais jovem
- 12 maneiras de reduzir o aparecimento de rugas prematuras
- 10 nutrientes importantes para manter a pele saudável
– Poderoso anti-envelhecimento: as propriedades do óleo de argan, e a quantidade de antioxidantes que ele contém, dá a sua pele a vantagem de ser mais elástica, assim retarda o aparecimento de rugas prematuras.
- Links que recomendamos:
- Alimentos anti-idade para retardar o envelhecimento
- 10 alimentos saudáveis que retardam o envelhecimento
- 5 frutas para evitar o envelhecimento precoce da pele
– Regenerador da pele: também tem propriedades de regeneradoras das fibras da pele, por isso, é aplicado em pequenas cicatrizes e manchas de idade, colaborando com seu desaparecimento.
– Redução e prevenção de estrias: observou-se recentemente que o óleo de argan influencia na redução ou atenuação de estrias, e na prevenção da ocorrência de quaisquer novas marcas de estiramento, isso se deve a sua capacidade de fornecer elasticidade e resistência à pele.
- Links que recomendamos:
- As melhores e mais eficazes técnicas para o tratamento para estrias
- Dicas para prevenir as estrias
- Truques caseiros para combater a celulite e as estrias
– Fortalecimento das unhas: tem sido demonstrado que as unhas adquirem força e flexibilidade pelas propriedades vitamínicas deste óleo. Além de ser usado na dieta diária você pode usá-lo sobre as unhas, o que contribuí para seu fortalecimento.
- Links que recomendamos:
- Dicas para uma unha bonita, forte e saudável
5 dicas eficazes para acabar com as unhas fracas- Alimentos para fortalecer as unhas e cabelos
– Evita a queda de cabelo: o óleo de argan quando aplicado ao couro cabeludo, fortalece e impede a perda de cabelo em excesso. Também hidrata e fortalece os fios, dando mais volume. O óleo de argan também confere benefícios hidratantes ao cabelo e, portanto, é utilizado como terapia para hidratação profunda.
- Links que recomendamos:
- 12 super alimentos para evitar a queda de cabelo
- Tratamentos regenerativos para combater a queda de cabelo
- 8 remédios naturais para a queda de cabelo
Mais informações
Os benefícios do óleo de argan para a pele e cabelo podem ser percebidos desde as primeiras utilizações. É preciso tomar alguns cuidados na compra desse produto, pois por ser muito raro, existe a chance de ser diluído em outros óleos ou ter passado por um processo de fabricação errado, o que interfere em seus nutrientes e, consequentemente, em seus benefícios.