Alimentos ricos em vitamina B12 e sintomas de sua deficiência no organismo
A vitamina B12 ou cobalamina é uma vitamina essencial. Isso significa que o corpo precisa desta vitamina para funcionar corretamente. Ela pode ser encontrada em alimentos como carne, peixe e produtos lácteos. Também pode ser feita em laboratório. É frequentemente tomada em combinação com outras vitaminas do complexo B.
A vitamina B12 é necessária para o bom funcionamento e desenvolvimento do cérebro, nervos, células do sangue e muitas outras partes do corpo.
Esta vitamina é provavelmente segura para a maioria das pessoas quando tomado pela boca, aplicado à pele, tomado pelo nariz, administrado como um tiro, ou injetado na veia (por IV). A vitamina B12 é considerada segura, mesmo em grandes doses.
Vitamina B12 para que serve
Esta vitamina é tomada por via oral para tratar e prevenir sua deficiência, uma condição em que os níveis da mesma estão muito baixos. Também é consumida por via oral para tratar anemia perniciosa, um tipo grave de anemia que é devido à deficiência de vitamina B12 e é encontrada principalmente em pessoas com mais idade.
A vitamina B12 também é indicada para perda de memória, doença de Alzheimer, para retardar o envelhecimento e para aumentar o humor, energia, concentração, função mental e o sistema imunológico. Também é usada para doenças cardíacas, artérias obstruídas e diminuição do risco de reobstrução das artérias após a cirurgia, níveis elevados de triglicéridos, diminuição dos níveis elevados de homocisteína (que podem contribuir para a doença cardíaca), infertilidade masculina, diabetes, dano do nervo diabético, danos nos nervos nas mãos ou nos pés, distúrbios do sono, depressão, distúrbios mentais, esquizofrenia, ossos fracos (osteoporose), tendões inchados, aids, doença inflamatória intestinal, diarreia, asma, alergias, vitiligo e infecções de pele.
Algumas pessoas usam a vitamina B12 por via oral para a esclerose lateral amiotrófica (doença de Lou Gehrig), esclerose múltipla, degeneração macular relacionada com a idade, doença de Lyme e gengivite. Também é usada pela boca para infecções do trato respiratório, aumentar a fertilidade, zumbido nos ouvidos, sangramento, doença hepática e renal, úlceras bucais, prevenção de fraturas, prevenção de acidente vascular cerebral e prevenção de coágulos sanguíneos. Também é tomada por via oral para prevenir câncer, incluindo câncer de mama, câncer cervical, câncer colorretal e câncer de pulmão. A vitamina B12 ainda pode ser aplicada à pele sozinha ou em combinação com óleo de abacate para psoríase e eczema.
Benefícios para a saúde da vitamina B12
1 – Protege contra doenças cardíacas
Níveis adequados de vitaminas B12, B6 e B9 ajudam a reduzir os níveis de uma proteína no sangue chamada homocisteína. Baixos níveis de homocisteína têm demonstrado melhorar a função endotelial, o que por sua vez pode aumentar a saúde cardiovascular e diminuir o risco de ataques cardíacos.
2 – Protege e repara o DNA para reduzir o risco de câncer
Absorção de vitamina b12 e folato (vitamina B9) é essencial para o metabolismo do DNA e manutenção que ajuda a prevenir o câncer, além de retardar o envelhecimento.
3 – Protege contra demência e declínio cognitivo
A falta de vitamina B12 aumenta os níveis de homocisteína, que por sua vez diminui a capacidade dos órgãos para metabolizar neurotransmissores. Vários estudos observacionais sugerem que um aumento dos níveis de homocisteína aumentam a incidência de demência, e níveis baixos de vitamina B12 tem sido associado com declínio cognitivo.
4 – Proteção de Alzheimer
Um estudo mostrou que uma deficiência na vitamina B12 e de folato (B9) pode dobrar o risco da doença de Alzheimer.
5 – Energia e resistência
Como já foi mencionado anteriormente a falta de vitamina B12 pode causar anemia e fraqueza. Manter níveis adequados desta vitamina é necessário para manter os níveis normais de energia.
Falta de vitamina B12
Devido a sua falta causar a anemia, uma deficiência leve de vitamina B12 pode não apresentar sintomas, mas se não tratada adequadamente pode progredir e causar:
- – Fraqueza, cansaço ou tonturas
- – Palpitações cardíacas e falta de ar
- – Pele pálida
- – Língua lisa
- – Constipação, diarreia ou perda de apetite
- – Problemas nervosos como dormência ou formigamento, fraqueza muscular e problemas para caminhar
- – Perda de visão
- – Problemas mentais como depressão, perda de memória ou alterações comportamentais
Se você acha que tem sintomas de deficiência de vitamina B12, pode consultar um médico e pedir um exame de sangue.
Causas da deficiência de vitamina B12
A deficiência de vitamina B12 pode acontecer se você tiver certas condições, tais como:
- – Gastrite atrófica, em que o revestimento do estômago tem diluído
- – Anemia perniciosa, que torna difícil para o seu corpo absorver a vitamina B12
- – Cirurgia que removeu parte de seu estômago ou intestino delgado, incluindo cirurgia de perda de peso
- – Condições que afetam o intestino delgado, tais como doença de Crohn, doença celíaca, o crescimento bacteriano ou devido a um parasita
- – Excesso de álcool
- – Doenças do sistema imunitário, como a doença de Graves ou o lúpus
- – Uso a longo prazo de medicamentos redutores de ácido. Os ácidos do estômago ajudam a quebrar as proteínas animais que têm vitamina B12
Você também pode ter deficiência de vitamina B12 se você é vegano (ou seja, não come quaisquer produtos de origem animal, incluindo carne, leite, queijo e ovos) ou um vegetariano que não come o suficiente de ovos ou produtos lácteos para atender a sua necessidade de vitamina B12.
Bebês nascido de mães que são vegetarianas ou veganas também podem ter uma deficiência de vitamina B12. O que se pode fazer é tomar suplementes que contenham esta vitamina ou comer grãos fortificados com vitamina B12.
O risco de deficiência de B12 também aumenta com a idade.
Alimentos ricos em vitamina B12
A vitamina B12 só pode ser fabricada por bactérias e só pode ser encontrada naturalmente em produtos de origem animal, no entanto, formas sintéticas estão amplamente disponíveis e adicionados a muitos alimentos como cereais.
Alimentos ricos em vitamina B12 incluem moluscos, fígado, peixe, caranguejo, produtos de soja fortificada (tofu, leite de soja), cereais fortificados, carne vermelha, lácteos de baixo teor de gordura, queijo e ovos.
Abaixo estão os 10 melhores alimentos mais elevados em vitamina B12:
- – Bife de fígado cozido ………………………… 112 mcg
- – Mariscos no vapor ……………………………. 99 mcg
- – Ostras cozidas ………………………………. 27 mcg
- – Fígado de frango cozido ………………………. 19 mcg
- – Coração cozido ………………………………. 14 mcg
- – Arenque cozido ………………………………. 10 mcg
- – Caranguejo cozido ……………………………. 9 mcg
- – Salmão cozido ……………………………….. 2,8 mcg
- – Truta grelhada ………………………………. 2,2 mcg
O fígado é um do principais alimentos ricos em vitamina B12, pois essa vitamina é absorvida no intestino e armazenada neste órgão.
Vitamina B12 injetável
A vitamina B12 injetável deve ser usada sob prescrição médica às injeções são injetadas por via intramuscular profunda e indicadas para adultos.
A vitamina B12 é injetada no corpo para anemia perniciosa, para prevenir e tratar a deficiência de vitamina B12, e para prevenir e tratar um distúrbio do sistema nervoso chamado mielopatia, que pode ocorrer em pessoas que são deficientes em vitamina B12. Também é usada para tremores, para tratar a Síndrome de Imerslund-Gräsbeck, envenenamento por cianeto, dano no nervo diabético, cansaço ou fadiga, síndrome de fadiga crônica, hepatite C, uma condição em que os hormônios tireoidianos estão em excesso, sangramento, câncer, psoríase e doença hepática ou renal, e para evitar que as artérias voltem a ficar entupidas após a cirurgia.
Doses recomendadas de vitamina B12
Comparado com outras vitaminas, não precisamos de uma quantidade muito grande de vitamina B12, mas é preciso consumi-la quase todos os dias.
- – Bebês 0-6 meses: 0,4 microgramas
- – Bebês 7-12 meses: 0,5 microgramas
- – Crianças de 1 a 3 anos: 0,9 microgramas
- – Crianças 4-8 anos: 1,2 microgramas
- – Crianças 9-13 anos: 1,8 microgramas
- – Homens e mulheres adultos com mais de 14 anos: 2,4 microgramas
- – Mulheres grávidas: 2,6 microgramas
- – Mulheres que amamentam: 2,8 microgramas
Porque a vitamina B12 é uma vitamina solúvel em água, o corpo tem a capacidade de liberar (através de nossa urina) qualquer excesso que ele não precisa. Como resultado, a vitamina B12 é considerada segura e não tóxica, embora ainda é sempre melhor manter a quantidade recomendada e não tomar grandes doses de qualquer suplemento sem consultar com um médico em primeiro lugar.
Precauções e avisos especiais
- – Gravidez e aleitamento: A vitamina B12 é provavelmente segura para mulheres grávidas ou a amamentar, quando tomado por via oral, nas quantidades recomendadas. A quantidade recomendada para mulheres grávidas é 2,6 mcg por o dia. As mulheres que amamentam não devem tomar mais de 2,8 mcg por dia. Não tome quantidades maiores.
- – Colocação do stent pós-cirúrgico: Evite usar uma combinação de vitamina B12, folato e vitamina B6 após receber um stent coronariano. Esta combinação pode aumentar o risco de estreitamento dos vasos sanguíneos.
- – Alergia ou sensibilidade ao cobalto ou cobalamina: Não use vitamina B12 se você tem esta condição.
- – Doença de Leber, uma doença hereditária ocular: Não tome vitamina B12 se você tem esta doença. Ela pode prejudicar gravemente o nervo óptico, o que pode levar à cegueira.
- – Glóbulos vermelhos anormais (anemia megaloblástica): A anemia megaloblástica é por vezes corrigida pelo tratamento com vitamina B12. No entanto, isso pode ter efeitos colaterais muito graves. Não tente a terapia desta vitamina sem a supervisão médica.
- – Altos números de glóbulos vermelhos (policitemia vera): O tratamento da deficiência de vitamina B12 pode provocar os sintomas da policitemia vera.
-
Links que recomendamos:
- Vitamina A: fontes, funções e carência
- Vitamina E: fontes, carência e funções no organismo
- 5 vitaminas essenciais para o corpo e onde encontrá-las
Mais informações
A vitamina B12 é muito importante para o bom funcionamento de nosso organismo, por isso, é bom consumir alimentos fontes desse nutriente para que não haja uma deficiência. Uma alimentação saudável e balanceada é também essencial, pois não só ajuda a prevenir uma carência dessa vitamina, como também de outros nutrientes essenciais.i