A tosse alérgica é sem dúvida um problema extremamente desagradável, que pode acabar com a alegria da pessoa. Esse tipo de tosse é persistente e sempre surge quando a pessoa entra em contato com a substância da qual tem alergia. Algumas dessas substâncias podem ser: poeira, pelo de gato, pelo de cachorro, etc… algumas pessoas também são alérgicas ao pólen das flores e das árvores.
Esse tipo de tosse é muito comum na primavera, mas também podem surgir no inverno, pois nessa época, as pessoas tendem a fechar os ambientes, o que gera o acúmulo de substâncias alergênicas.
É muito importante conhecer os sintomas da tosse alérgica, para que você possa saber com total certeza se esse é realmente o seu caso. Então vamos ver alguns sintomas.
Sintomas da tosse alérgica
Tosse seca, sem haver a presença de catarro ou quaisquer secreções;
Tosse seca persistente, a qual ocorre várias vezes ao dia, mas com mais frequência à noite;
Tosse que irrita ( Parece que você nunca mais vai parar de tossir ).
Conhecendo os sintomas, também é muito importante conhecer as causas da tosse alergica.
Algumas das possíveis causas das tosses alérgicas:
Alergia ao pólen
Alergia ao pelo do gato, cachorro, coelho, etc..
Alergia à poeira
Muitas vezes, a causa da tosse alérgica está totalmente relacionada com uma alergia respiratória e por isso o paciente pode sofrer com outros problemas como rinite ou sinusite.
Tratamento para a tosse alérgica
O tratamento deve ser feito com base na causa. Por isso é recomendado que a pessoa tome um medicamento anti-histamínico, que deve ser receitado por um médico, e evite sempre o contato com a substância da qual você tem alergia.
Pode ser que o médico indique algum xarope para combater o problema, e além disso vai acalmar a sua garganta, reduzindo consideravelmente os sintomas.
Um ótimo exemplo de xarope é o Hixizine. Só que você não pode comprá-lo por conta própria, apenas com a prescrição de um médico.
Tratamento caseiro para a tosse alérgica
Muitas pessoas optam por utilizar xaropes caseiros para combater esse problema, e uma boa opção é o xarope de mel com própolis, deve ser tomado todos os dias, desse modo, a região da sua garganta vai se manter sempre limpa e hidratada, reduzindo as crises de tosse.
Vamos aprender agora a preparar esse xarope.
Ingredientes
1 colher de mel
3 gotas de extrato de própolis
Preparação
Primeiramente, você vai precisar misturar muito bem todos os ingredientes, depois disso basta tomar. A quantidade diária recomendada é de 2 a 3 colheres.
Esse xarope caseiro realmente ajuda a combater a tosse, mas lembre-se, é de extrema importância que você consulte um médico para fazer um tratamento correto, com orientação médica.
Remédios caseiros para a tosse alérgica
Existem plantas medicinais que podemos utilizar como remédio caseiro para a tosse alérgica, então agora nós separamos algumas dessas plantas para você e vamos te ensinar também a preparar esses remédios caseiros.
Chá de urtiga
Um excelente remédio caseiro para a tosse alérgica é o chá de urtiga. Ela oferece um ótimo resultado, pois é um calmante natural contra as alergias.
Ingredientes
1 colher de sopa de folhas de urtiga
200 ml de água
Preparação
Coloque a água juntamente com as folhas de urtiga em uma panela e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Após esse tempo você deve deixar esfriar e então coe o chá. Pode colocar uma colher de mel para adoçar. Beba 2 xícaras desse chá todos os dias.
Canela com cravo
Esse é um excelente remédio caseiro para a tosse. Pois o poder curativo da canela é potencializado quando é utilizada juntamente com o cravo da índia.
Ingredientes
1 pau de canela
3 cravos da índia
1 fatia de limão
Meio litro de água
Modo de preparo
Para fazer esse xarope, coloque os ingredientes em uma panela e deixe ferver por cinco minutos. Espere esfriar, coe, adoce e beba. O ideal é tomar 2 xícaras de chá por dia.
Nossa Opinião
É muito importante saber identificar se você está com tosse alérgica, para que o problema possa ser tratado adequadamente. Além de identificar o problema, você pode utilizar os remédios caseiros que apresentamos anteriormente, eles são remédios e tratamentos eficazes e super fáceis de fazer, mas nunca se esqueça, consultar um médico é sempre a melhor coisa que você deve fazer, pois ele sim pode te auxiliar a fazer o tratamento mais adequado.