Antioxidantes são substâncias que ajudam a prevenir certos tipos de danos celulares, especialmente aqueles causados pela oxidação. Certos tipos de moléculas de oxigênio podem viajar livremente no corpo e provocam o que é conhecido como o dano oxidativo, que é a formação de radicais livres.
Os radicais livres são muito perigosos para os tecidos do corpo e têm sido ligados ao câncer e envelhecimento prematuro. O corpo usa o antioxidante para se prevenir contra os danos causados pelo estresse oxidativo.
O estresse oxidativo desempenha um papel importante no desenvolvimento de várias doença e tem sido associado a condições de saúde, como a doença cardíaca e demência.
Alguns dos benefícios do consumo de alimentos ricos em antioxidantes incluem:
– envelhecimento mais lento
– pele brilhante saudável
– risco de câncer reduzido
– desintoxicação do corpo
– previne doenças degenerativas
– sistema imunológico forte
– menor risco de doenças cardíacas
Naturalmente, nosso organismo produz uma certa quantidade de antioxidantes, porém é pouco. Sendo assim, se faz necessário o consumo dessas substâncias por meio da alimentação, para prevenir o envelhecimento e o risco de alterações das células e do DNA.
A maioria das frutas, legumes e vegetais contêm antioxidantes tais como a vitamina C, betacaroteno, flavonoides e licopeno. Não há um valor diário definido para o consumo de antioxidante.
Os níveis dos antioxidantes são avaliados pela tabela ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity), que testa a capacidade de absorção de oxigênio radical e a força de um alimento para absorver e eliminar os radicais livres.
Estas medições foram desenvolvidas pelo Instituto Nacional do envelhecimento, com base em 100 gramas de cada alimento.
Top 10 alimentos ricos em antioxidantes
Agora que já sabemos o que são antioxidantes e suas funções no organismo, vamos conhecer suas melhores fontes alimentares:
1 – Goji berry
Valor de ORAC: 25 000
2 – Açaí
Valor de ORAC: 18 500
3 – Ameixa seca
Valor de ORAC: 5 770
4 – Uva passa
Valor de ORAC: 2 830
5 – Mirtilos
Valor de ORAC: 2 400
6 – Amoras
Valor de ORAC: 2 036
7 – Couve
Valor de ORAC: 1 770
8 – Oxicoco
Valor de ORAC: 1 750
9 – Morango
Valor de ORAC: 1 540
10 – Espinafre crú
Valor de ORAC: 1 260
Outros alimentos ricos em antioxidantes incluem: romã, framboesa, alfafa, espinafre cozido, brócolis, beterraba, cebola e pimentão vermelho. Tente e consumir 2-3 porções diárias destes alimentos ricos em antioxidantes para manter uma ótima saúde.
Benefícios dos alimentos antioxidantes para a saúde
1 – Saúde dos olhos
Os antioxidantes como a vitamina C, vitamina E e betacaroteno têm mostrado ter um efeito na prevenção da degeneração macular, ou cegueira relacionada com a idade. Além disso, a luteína e zeaxantina encontradas no espinafre também têm sido comprovadas para diminuir a degeneração relacionada aos olhos.
Os antioxidantes flavonoides encontrados no mirtilo e o resveratrol encontrado na casca da uva foram mostrados ser especialmente benéficos para apoiar a visão.
2 – Saúde da pele
Os radicais livres formados pelo dano oxidativo aceleram o processo de envelhecimento, mas os antioxidantes podem ajudar a combater este dano. O consumo elevado de vitamina C, betacaroteno e outros antioxidantes tem sido ligados a uma diminuição na aparição de rugas e secura da pele.
A vitamina C, especificamente, é um poderoso antioxidante que pode ajudar a reduzir o efeito do dano oxidativo causado pela poluição, estresse ou má alimentação.
- Links que recomendamos:
- 12 maneiras de reduzir o aparecimento de rugas prematuras
- 11 alimentos que reduzem as rugas e vão te deixar mais jovem
- Duas receitas caseiras de creme para rugas
3 – Prevenção de acidente vascular cerebral e doença cardíaca
Por ajudarem a prevenir contra danos dos radicais livres, os antioxidantes também podem proteger contra doenças cardíacas e derrames. Neste ponto, os dados não demonstram que todos os antioxidantes são eficazes para proteger contra doenças do coração, mas alguns, tais como a vitamina C podem ser.
De acordo com um estudo do The American Journal of Clinical Nutrition, pessoas que consumiam altos níveis de vitamina C tinham um risco de quase 50% menor de acidente vascular cerebral (AVC).
4 – Combate o câncer
Há vários benefícios dos antioxidantes para prevenção de vários tipos de câncer. O antioxidante licopeno, presente no tomate, protege contra o câncer de próstata. O antioxidante betacaroteno, uma forma de vitamina A, encontrada em várias frutas e vegetais, reduz o risco de câncer de pulmão.
O antioxidante luteína, fornece a proteção contra o câncer de mama, já a vitamina C, é capaz de reduzir o risco de câncer do reto, oral, estômago, esôfago e pâncreas.
Outros antioxidantes como as antocianinas e compostos fenólicos, ajudam a proteger contra diversos tipos de tumores.
- Links que recomendamos:
- 10 maneiras simples de reduzir o risco de câncer
- 10 sintomas de câncer para um diagnóstico precoce
- Estudo revela maneira simples de reduzir o risco de 13 tipos de câncer
5 – Melhoram a função imunológica
Antioxidantes, incluindo a vitamina A, C e E, polifenóis e determinados minerais, tais como o selênio, melhoram a função imunológica pela eliminação de radicais livres. Ao neutralizar estes componentes prejudiciais, os antioxidantes ajudam a reforçar o sistema imune.
- Links que recomendamos:
- 10 grandes benefícios da goji berry para a saúde
- 12 benefícios do açaí para a saúde
- Benefícios da ameixa e suas propriedades para saúde
Mais informações
Os antioxidantes nos ajudam a cuidar da nossa saúde. Por esta razão, devemos consumi-los regularmente e em quantidades suficientes para desfrutar de suas muitas qualidades. O segredo para consumir mais antioxidantes é simples: Coma mais frutas e vegetais diariamente!