Sagu: o que é, benefícios e receitas de sagu de vinho e leite

Sagu: o que é, benefícios e receitas de sagu de vinho e leite

O sagu é um alimento e uma excelente fonte de carboidratos e de energia para nosso corpo. Esse alimento vem em forma de pequenas bolinhas brancas, sequinhas e duras, que muitas vezes é confundido com a tapioca.

Ele pode ser usado em sobremesas, mingaus, sopas e uma variedade de receitas. Nessas receitas, geralmente, ele é deixado do molho na água por um certo período de tempo. Assim, consegue absorver o líquido, incha e fica mais macio para o consumo.

Hoje, vamos conhecer mais sobre o sagu, seus incríveis benefícios à saúde e aprender várias receitas com esse delicioso ingrediente.

O que é sagu?

sagu

Sagu é uma substância amilácea que pode ser preparada de diversos ingredientes. Em outros países, esse alimento é comumente preparado a partir do sagueiro, uma espécie de palmeira. No Brasil é feito, geralmente da fécula de mandioca, que é uma farinha muito fina retirada dessa raiz. No entanto, também pode ser feito de batata-doce, araruta, feijão, batata ou milho, dependendo do país e da disponibilidade do ingrediente.

Este alimento amiláceo vem de várias formas, dependendo do uso pretendido. O mais popular é a forma de “bolinhas”. Essas pequenas bolinhas são adicionadas à água, ao leite ou a vários outros molhos para engrossar a mistura, ou transformam-se numa deliciosa sobremesa. Você também encontrará sagu em chás, um costume popular em muitos países asiáticos.

Apesar de não ter um valor nutritivo significativo, o sagu ainda é um alimento básico muito importante em certas partes do mundo.

Valores nutricionais do sagu

O sagu é um alimento com baixas calorias, nem é uma boa fonte de proteínas e fibras. Mas não contém glúten e pode ser consumido por celíacos. Confira os valores nutricionais desse alimento:

Carboidratos

Sagu é rico em carboidratos. Os carboidratos se enquadram na categoria de macronutrientes, que o corpo precisa em abundantes quantidades para obter energia e função cerebral. Uma dose de 100 gramas contém quase 86 gramas de carboidratos. A ingestão diária recomendada desses macronutrientes é de 45 a 65% do total de calorias.

Proteína

A proteína é outro macronutriente, mas tem um propósito ligeiramente diferente no corpo. Ela é usada para a preservação de todo o tecido conjuntivo, auxilia na cicatrização de feridas e ajuda a aumentar a imunidade. A ingestão recomendada é de 46 gramas por dia para mulheres de 19 a 70 anos e 56 gramas por dia para homens na mesma faixa etária. Uma porção de 100 gramas de sagu contém 0,6 gramas de proteína.

Baixo em gordura

A gordura é o último dos três macronutrientes. O sagu contém uma quantidade muito baixa de gorduras totais e saturadas. Uma dose de 100 gramas tem apenas 0,2 grama de gordura total e 0,1 grama da saturada.

Calorias

Sagu é rico em calorias. Um grama de carboidratos tem 4 calorias, o que é um grande contribuinte para o montante total. Uma dose de 100 gramas de sagu é responsável por 350 calorias. No entanto, essas calorias são somente para o sagu. Quando usado em outras preparações, essas calorias podem subir ainda mais.

Vitaminas e minerais

Esse alimento não contém muitas vitaminas e minerais, mas tem algumas. O sagu também contém pequenas quantidades de ferro, cálcio (10 mg), ácido fólico, cobre, potássio e sódio (13,2 mg). Com exceção do cobre, estes são minerais eletrólitos, que ajudam nas contrações musculares e no balanço hídrico.

Fibra

Os alimentos com fibras incluem grãos integrais, frutas, vegetais, feijões, nozes e sementes. O sagu pertence a nenhuma dessas categorias, e seu teor de fibra reflete isso. Uma dose de 100 gramas de sagu contém menos de 1 grama de fibra.

Benefícios do sagu

sagu

Os benefícios para a saúde do sagu incluem sua capacidade de ajudar no ganho de peso, controlar a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea. Veja seus benefícios mais comuns:

Ajuda a ganhar peso

Se você está com malnutrição ou está se recuperando de uma lesão prolongada ou doença, o sagu pode ser uma maneira excelente e barata de ganhar peso rapidamente. Existem cerca de 350 calorias em cada 100 gramas de porção. Esta substância amilácea pode ser transformada em pudins e outras receitas calóricas, podendo fornecer energia que você precisa para recuperar seu peso.

Reduz a pressão sanguínea

Há uma pequena quantidade de potássio encontrado em sagu, o que pode ajudar a combater problemas de pressão arterial. O potássio funciona como um vasodilatador, o que significa que pode relaxar a tensão nos vasos sanguíneos e abri-los. Isso, por sua vez, pode reduzir a pressão arterial e diminuir a tensão total no sistema cardiovascular.

Melhora a digestão

Em termos de problemas digestivos ou inflamação no estômago, o sagu é frequentemente recomendado, pois é fácil de digerir. Como tem uma pequena quantidade de fibra, pode acelerar o processo digestivo e ajudar a reequilibrar o ambiente bacteriano no intestino.

Aumenta energia

Obviamente, as calorias são a principal fonte de energia para os seres humanos. O sagu é uma boa fonte de calorias de fácil digestão e é uma excelente maneira de manter seus níveis de energia altos e regulados ao longo do dia.

Aumenta a densidade mineral dos ossos

Embora o conteúdo mineral em sagu seja limitado, existem pequenas quantidades de cobre, ferro e cálcio. Estes podem ajudar na criação de tecidos ósseos, que podem fortalecer a densidade mineral óssea. Com isso, pode prevenir o aparecimento da osteoporose e também prevenir a inflamação em todo o corpo.

Acelera o crescimento muscular

Este amido não só fornece uma enorme quantidade de energia para um treino, mas também contém certos compostos que podem ajudar a aumentar a velocidade de recuperação muscular. Um consumo regular de sagu ajuda seus músculos a trabalhar por mais tempo, e acelera seu reparo e crescimento.

Reduz os defeitos do tubo neural

Com níveis moderados de ácido fólico, o sagu é conhecido por muitos especialistas em saúde para evitar a ocorrência de defeitos do tubo neural em lactentes. A deficiência de ácido fólico pode ter sérios efeitos na gravidez e no recém nascido, por isso, garantir que você tenha ácido fólico suficiente é essencial.

Melhora a função do sistema nervoso

Ao alterar positivamente o equilíbrio eletrólito no corpo, o sagu é capaz de melhorar o funcionamento do sistema nervoso. Nosso sistema nervoso precisa de eletrólitos para se equilibrar e comunicar efetivamente as mensagens do cérebro para qualquer outra parte do corpo, incluindo os músculos.

Aumenta a circulação

Um dos minerais que o sagu contém em uma quantidade notável é o ferro, que está diretamente ligado à produção de glóbulos vermelhos no corpo e, portanto, à circulação. Ao melhorar a contagem de glóbulos vermelhos, você pode aumentar o fluxo sanguíneo para extremidades no corpo, o que pode promover cicatrização, além de proporcionar um aumento nos níveis de energia.

Como fazer sagu?

sagu

O sagu pode ser feito de diversas maneiras, como sagu de vinho, sagu de leite, sagu de suco de uva e até mesmo a pipoca de sagu, sagu com vinho, sagu de suco de uva. Veja abaixo alguns modos de preparar uma receita de sagu.

Como fazer sagu de leite

O sagu de leite tem a vantagem de ser rico em cálcio, que aumenta seu percentual desse mineral que é tão benéfico aos ossos. Porém, é uma receita também rica em açúcar, devendo ser consumida em pouca quantidade.

Ingredientes

  • – 1 litro de leite
  • – 1 xícara de chá de sagu
  • – 1 xícara de chá de água
  • – 1 caixinha de leite condensado light
  • – Canela em pó a gosto

Preparo

Coloque o sagu para descansar na água até aumentar de tamanho e ficar molinho. Em uma panela aqueça o leite e acrescente o sagu, sempre mexendo. Quando o sagu estiver transparente, adicione o leite condensado e mexa por uns 5 a 10 minutos. Após, desligue o fogo e adicione a canela a gosto. Você pode servir essa receita gelada ou quente.

Como fazer sagu de vinho

sagu

O sagu com vinho ganha os benefícios do antioxidante resveratrol, encontrado nessa bebida. Essa substância ajuda a prevenir problemas cardíacos e reduzir a pressão arterial.

Ingredientes

  • – 2 xícaras de chá de sagu
  • – 9 xícaras de chá de água
  • – 10 colheres de sopa de açúcar
  • – 10 cravos da índia
  • – 2 paus de canela
  • – 4 xícaras de chá de vinho tinto

Preparo

Adicione os cravos e a canela à água e deixe ferver por 3 minutos. Depois, coloque o sagu e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, sempre mexendo, até que as bolinhas fiquem transparentes. Após, adicione o vinho e deixe cozinhar mais um pouco, lembrando sempre de mexer. Por fim, coloque o açúcar e deixe no fogo baixo por mais 5 minutos. Deixe esfriar naturalmente e pronto.

Sagu de suco de uva

O sagu preparado com suco de uva adquire os benefícios desse incrível fruta. Sendo assim, tem ação antioxidante e ajudar do nosso sistema cardiovascular.

Ingredientes

  • – 1 xícara (chá) de sagu
  • – 3 xícaras (chá) de suco de uva
  • – 1 canela em pau
  • – 2 cravos-da-índia
  • – 1 xícara (chá) de açúcar

Preparo

Coloque numa tigela o sagu e a água, deixe descansar por uma hora até absorver bem o líquido. Nos 15 minutos que faltarem para o tempo de descanso, adicione numa panela 3 xícaras (chá) de água, o suco de uva, a canela, o cravo e o açúcar. Vá misturando, até que o açúcar esteja totalmente dissolvido.

Coloque a mistura em fogo alto, até ferver, depois, pode adicionar o sagu e abaixe o fogo. Deixe cozinhar por mais 30 minutos ou até perceber que as bolinhas estarão macias e transparentes. É indicado ir mexendo de vez em quando para não deixar o sagu grudar ou queimar. Se antes do sagu amolecer e a mistura começar a seca, adicione mais água.

Depois de pronto, coloque a preparação no recipiente onde vai servir. Depois de frio, cubra e coloque na geladeira por no mínimo 2 horas.

Pipoca de sagu

A pipoca de sagu é mais indicada para crianças por não ter casca e previne possíveis engasgos. Seu preparo é o mesmo da pipoca tradicional, no entanto, deve-se colocar pouca quantidade na panela, pois pode queimar, já que demora mais para estourar. Além disso, é recomendado fazer a pipoca de sagu em fogo baixo e ir mexendo devagar até que comecem a estourar, após, pode tampar e esperar que todos estourem.

Mais informações

Como mencionado, o sagu tem baixo valor nutritivo, mas rico em calorias. Se você consumi-lo em excesso, pode experimentar ganho de peso. Quando consumido moderadamente e adicionado adequadamente à sua ingestão diária de calorias, este amido pode ser muito benéfico.

Este artigo te ajudou?
  • +3 curtiram
  • 0 não curtiram