Remédios caseiros para aliviar a congestão nasal
A congestão nasal pode se apresentar desde um pequeno desconforto até situações que representam risco de morte. Pode causar complicações nos ouvidos, interferindo na audição e no desenvolvimento da fala, além de interferir na qualidade do sono, podendo causar ronco e apneia do sono.
A congestão nasal em uma criança em fase de aleitamento, nos primeiros meses de vida, pode ser causa de óbito, durante o aleitamento. Crianças mais velhas, adolescentes e adultos, podem apresentar desde algum desconforto até dificuldades maiores.
Adenoides aumentadas podem causar congestão nasal e provocar apneia do sono crônica, com hipóxia e insuficiência cardíaca. A remoção das adenóides e amígdalas deve resolver completamente o problema nesses casos.
Os sintomas são avermelhamento dos olhos, secreção de muco, febre alta e espirros. E geralmente a gripe dura cerca de 1 semana.
Veja agora um remédio caseiro para aliviar a congestão nasal.
Um ótimo remédio caseiro para aliviar a congestão nasal é o própolis e o eucalipto.
Ferva uma panela com água e coloque folhas jovens de eucalipto, algumas gotas de essência de própolis e sal grosso.
A seguir transfira esta infusão para uma bacia de plástico evitando dessa forma eventuais queimaduras. Encaixe o rosto perto do vapor produzido pela água quente, tape a cabeça com uma toalha de forma a cobrir toda a bacia e repire fundo enquanto o vapor ainda estiver quente.
Repita o procedimento sempre que necessário, essa inalação além de desobstruir as vias aéreas superiores é de grande ajuda na redução da congestão nasal.