O grão de trigo é dividido em três partes: o farelo, o germe e endosperma. O farelo de trigo é a camada externa fibrosa, o germe de trigo é o centro e é a principal fonte de ácidos graxos essenciais e vitaminas do trigo. A camada intermediária entre o farelo e o germe de trigo, é o endosperma. Esta parte composta de amido, é a maior do trigo e a única usada para fazer farinha branca (farinha refinada). Enquanto o endosperma proporciona carboidratos, o gérmem de trigo contém a maioria dos nutrientes dos grãos de trigo.
O germe de trigo é a parte mais macia do grão que se distingue claramente do resto. É muito nutritiva e benéfica para o corpo, destacando-se pelo seu elevado teor de vitamina E. Seu conteúdo de proteína e carboidratos faz com que seja um alimento muito benéfico para todas as pessoas em qualquer idade, fornecendo energia ao servir como alimento para os nossos músculos. É altamente recomendado na dieta de esportistas para melhorar o desempenho e conseguir melhores resultados.
Contém também vitamina F ou ácido linoleico, que ajuda a equilibrar o corpo, pois intervém diretamente no processo de assimilação de gorduras do organismo, bem como a assimilação de proteínas e açúcares.
Ele tem vitaminas do complexo B, entre as quais a B1, B2 e B6. Essas vitaminas, combinadas com o zinco presente nesse alimento, tornam-o um grande aliado para a beleza de nossa pele, unhas e cabelos, proporcionando vitalidade e saúde.
A presença de vitamina C e minerais como o zinco e magnésio, não só melhoram a condição geral da pele, cabelos e unhas, mas também ajudam a reduzir a quantidade de açúcar no sangue, nivelando assim as suas quantidades.
Por não conter purinas, é um alimento que pode ser consumido pelas pessoas com um nível elevado de ácido úrico. Portanto, comer alimentos de baixo teor em purinas, como germe de trigo, ajuda a prevenir ataques de gota.
Propriedades do germe de trigo
– É um antioxidante natural.
– Rico em vitamina E.
– Fonte de vitaminas do complexo B.
– Contribui com magnésio, zinco e vitamina F.
– Alto teor de ácidos graxos essenciais (ácido linoleico ou ômega-3).
– Elevada porcentagem de proteínas e carboidratos.
– Fornece fósforo e ferro.
Benefícios do germe de trigo
Perder peso
O germe de trigo é rico em fibras, o que ajuda a dar uma sensação de saciedade fazendo com que diminua a fome, além disso, facilita o trânsito intestinal. Todos estes benefícios contribuem para uma perda de peso saudável.
- Links que recomendamos:
- 6 frutas para acelerar o metabolismo e emagrecer
- 7 receitas de shake para emagrecer rapidamente
- Inibidor de apetite: 18 alimentos para evitar a fome
Aumentar a massa muscular
Esse alimento é especialmente recomendado para o desenvolvimento muscular. Os alimentos ricos em proteínas como este são recomendados durante a infância, adolescência e gravidez, porque nestas fases, é necessária uma maior contribuição deste nutriente.
Indicado para diabéticos
Além de ter uma grande quantidade de proteínas, cerca de 27 gramas por 115 gramas, o germe de trigo tem um baixo índice glicêmico, ou seja, o seu efeito sobre os níveis de açúcar no sangue é leve. Isto torna-o mais aceitável para pessoas com diabetes que precisam monitorar seus níveis de insulina.
- Links que recomendamos:
- 11 sinais que podem indicar que você tem diabetes
- Dicas para a prevenção da diabetes
- Diabetes: Alimentos para prevenir a doença
Combate anemia
Seu alto teor de ferro faz com que ajude a prevenir a anemia. Também por causa de sua quantidade de ferro fornecida, é recomendado para pessoas que praticam esportes intensos, já que têm um alto desgaste deste mineral.
Regula a pressão arterial
Por ser rico em potássio, ajuda a melhorar a circulação e a regular a pressão arterial, por isso é benéfico para as pessoas que sofrem de hipertensão. Além disso, o potássio contribui também para regular os fluidos corporais e pode ajudar a prevenir doenças reumáticas ou artrite.
Cuidar da pele
Por ser rico em vitamina E, este alimento ajuda a cuidar da pele e prevenir o envelhecimento prematuro. Além disso, seus antioxidantes combatem os radicais livres, que podem prejudicar nosso organismo de diversas maneiras.
- Links que recomendamos:
- Duas receitas caseiras de creme para rugas
- 11 alimentos que reduzem as rugas e vão te deixar mais jovem
- 10 dicas de como acabar com as espinhas de forma natural
Fonte de fibra
Esse alimenta está entre os ricos em fibras, o que promove o trânsito intestinal correto. Incluindo-o em sua dieta também ajuda a controlar a obesidade. Recomenda-se também para melhorar o controle da glicemia em pessoas com diabetes, reduzir o colesterol e prevenir o câncer de cólon.
A ingestão adequada de fibra é associada com um risco reduzido de desenvolvimento de doença cardíaca. A fibra também ajuda o nosso corpo a se livrar de toxinas e outros problemas digestivos.
Rica em fósforo
O fósforo mantém os nossos ossos, dentes e pele saudáveis, uma vez que ajuda a manter o seu pH natural. Além disso, nos dá uma maior força física. Este mineral também ajuda a melhorar as funções biológicas do cérebro.
Fonte de vitaminas do complexo B
A vitamina B1 ajuda a combater o estresse e a depressão. Isto é altamente recomendado durante os períodos de gestação e lactação e também após as operações ou durante períodos de convalescença, porque há uma maior perda dessa vitamina nesses períodos.
A vitamina B2 pode ajudar a superar enxaquecas e é benéfica para a manutenção da boa saúde dos olhos e da pele. A vitamina B2 ou riboflavina, também é útil para melhorar problemas nervosos, tais como insônia, ansiedade ou estresse.
Por seu conteúdo de ácido fólico ou vitamina B9, o germe de trigo é altamente recomendado para consumir nas fases da gravidez ou lactação. Ele ajuda a combater os efeitos nocivos de certas drogas que absorvem vitamina B9 e pode ajudar os alcoólicos ou fumantes, já que esses maus hábitos de vida causam uma má absorção de ácido fólico.
- Links que recomendamos:
- Propriedades e benefícios do gergelim para a saúde
- 6 benefícios da aveia e qual a melhor forma de consumir
- 10 surpreendentes benefícios da semente de linho para a saúde
Mais informações
O germe de trigo é tão rico em vitaminas e minerais que deveria ser consumido mais vezes. Por ter um gosto meio amargo, é aconselhável combiná-lo com outros ingredientes, como sucos, iogurte e pães caseiros. Você pode utilizar também o óleo de gérmen de trigo.